segunda-feira, 29 de abril de 2019

Se Liga no Erro (2019)


Saudações do Crítico Nippon!

Apesar de eu assistir todo tipo de filme oriental dos mais diversos países, nunca prestei atenção em suas séries. Foi quando, por alguma razão que não sei explicar, bati o olho nesta série da Netflix com apenas 5 episódios que acompanha uma equipe de jornalismo. Era curta o bastante para que eu me arriscasse um pouco nesse mundo. E ao término dela, posso dizer que fiquei feliz de ter arriscado. Então será o primeiro seriado live action que eu posto na coluna Crítico Nippon (e o primeiro completo do site, que havia apenas alguns “primeiras impressões”).






Adaptado do mangá de Noriko Sasaki (Channel wa Sonomama!), acompanhamos a jovem Yukimaru (Kyoko Yoshine), cujo sonho era trabalhar em novelas, porém acidentalmente acaba se inscrevendo para uma vaga como repórter na HHTV. Por algum milagre, a estabanada garota é contratada (se The Office pode ter aqueles personagens peculiares, por que não o mesmo aqui?). E a partir daí acompanhamos suas pequenas aventuras e interações com demais colegas da emissora.


Iniciando com um elegante plano sem cortes para noticiarem um terremoto, a câmera adentra os diferentes setores dentro da emissora e os esforços de todos que culminarão na atividade da âncora apresentadora. A direção da série, aliás, é sempre dinâmica e nunca deixando a rotina dos jornalistas parada. A linguagem lembra muito a de um mangá, com constantes escritas flutuantes, o que eventualmente se torna um pouco exagerado. Ainda mais que ouvimos os pensamentos deles, tal qual um anime, ou seja, são recursos demais ao mesmo tempo. E os closes nos olhos e nos rostos incrivelmente jovens de seu elenco ocupando a tela inteira é claramente saído dos quadrinhos. 



Ágil em seu humor, algumas vezes beirando o absurdo (como Yukimaru correndo em direção a uma mesa e não conseguindo frear), compensa com outras mais orgânicas, como quando a protagonista informa o nome de sua própria mãe quando deveria informar da mãe panda. A série se passa em um universo impossivelmente colorido e alto astral. A direção de arte é soberba em seus cenários ricos em detalhes e eu fico pensando se realmente conseguiram uma emissora de verdade (e como conseguiram), ainda mais com o encerramento de cada episódio, onde a câmera adentra cada cômodo e percebemos a dimensão daquilo.


É bacana ver os esforços da série em fornecer espaço para diversos profissionais da área. Como a âncora Maki Hanae, interpretada de forma contida por Kanako Miyashita, completamente oposto de Yukimaru. Fala somente o necessário, é meticulosa, dá excessiva importância a comentários prosaicos dos outros. Ou mesmo a divertida prova de admissão do controlador, cujo trabalho é assistir televisão para cuidar se não há nenhum erro sendo transmitido. E a camaradagem e técnicas inusitadas de seus colegas é muito divertido. E, claro, o determinado Yamane, interpretado por Hiroki Iijima sem muito carisma ou personalidade, mas que desempenha um papel importante de também ser um repórter como a protagonista, e vê-la constantemente quase que sabotando seus esforços. 


De qualquer forma, é mesmo a incrível Kyoko Yoshine, com sua Yukimaru, que carrega a série. Dona de uma personalidade absurdamente adorável, poucas vezes vi uma atriz tão carismática. Sim, há momentos aqui e ali exagerados, mas considero mais culpa do roteiro por querer forçar situações tão bobinhas. Cheia de lanches em sua gaveta, com uma energia inesgotável e, principalmente, sempre disposta a ajudar e fazer de novo quantas vezes for preciso. Seu sorriso espontâneo e muitas vezes inesperado é capaz de desarmar qualquer um. É o coração da série e palavras não seriam suficientes para elogiá-la o bastante.


Inteligente ao nos mostrar detalhes do funcionamento de uma emissora como aquela, como o conflito de interesses entre o departamento de vendas e de notícias, tentando proteger os patrocinadores mesmo que eles sejam a notícia. E o episódio em que a HHTV e seu principal concorrente competem em uma feira de comida ao vivo (!!), tentando ultrapassar seu oponente várias vezes, é muito bem executado e tenso. Infelizmente exagera demais na figura da emissora “vilã”, com o chefe aparecendo enquanto faz musculação (juro), e repleta de cores vermelhas por todo estúdio, quando não são salas escuras e sombrias. O próprio símbolo da firma é um urso capturando um peixe. É infantil demais em seus simbolismos.


Se Liga no Erro é uma adaptação leve e descompromissada, com uma protagonista fantástica, e que tem potencial para aprofundar mais seus dramas jornalísticos. Houve alguns vilões secundários que definitivamente não seria necessário e soam caricatos demais. O Jornalismo é rico o bastante em conflitos para não precisar de muletas bestas desse tipo. De qualquer modo, foi uma agradável aventura fazer parte da HHTV mesmo que por um curto período de tempo. Certamente agora irei explorar outras séries orientais. 



(Agora você pode votar no que quer que a gente escreva; receber fotos dos bastidores; e ainda incentivar o nosso trabalho! Saiba como ser um padrinho ou madrinha: AQUI)

(Para mais dos meus textos, só ir no menu "Crítico Nippon" lá em cima)

Twitter: @PedroSEkman
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.