quarta-feira, 6 de julho de 2011

Steins;Gate #14 - MUAHAHAHAHAHAHA! TCHABUM!


Em meio a toda essa agitação de inicio de temporada animística, alguns animes da antiga temporada continuam ai e entram em sua reta final. Este é o caso de Steins Gate, que nos apresenta mais um episódio sólido e convincente. Novamente temos aquela questão da previsibilidade, mas que de forma alguma tira o brilho de um episódio tão dinâmico e bem dirigido. Continuo saboreando a forma lenta e gradual como as tramas se encaminham e a forma como os personagens são utilizados no enredo. Cada um ali tem sua extrema importância para a série, mas não vejo a necessidade da super exposição.  Mamoru Miyano mais uma vez arrancado aplausos. Sério, gente. Okarin chorando e soluçando não me soou nem um pouco piegas, muito pelo contrario, passou verdade no desespero irracional que estava sentindo naquele momento.



Okarin faz varias tentativas de voltar no tempo para salvar Mayuri, mas não importa o que ele faça, de alguma forma, ela sempre acaba morrendo. As pessoas que estavam temendo um revival do medonho “Endless Eight”, todas as voltas de Okarin no tempo ficaram comprimidas na primeira e dramática parte do episódio. Adorei a forma como eles representaram todas as tentativas dele, incluindo ai uma tentativa, que na VN ele tenta enviar Mayuri de volta ao passado, mas ela acaba entrando em estado de gelitificação. Foi uma forma bem ágil de não comprometer o ritmo e não deixar o expectador sobrecarregado com informações. Okarin é o retrato tão bem moldado por viajantes do tempo, que são capazes de saber o que esta por vir e ainda assim não conseguem evitar o fato pré-destinado. Foi assim com Madoka e também em Higurashi. Okarin agiu de uma forma irracional e definitivamente humana, mas como já comentei, ele só precisa respirar um pouco e ter a ajuda da Kurisu.


OWN Christina! Novamente você esta de volta no centro da ação. Ela conseguiu acalmar Okarin e ainda pensar friamente, como se deve. Eu como uma boa shipper, claro que fiquei completamente encantada com a interação dos dois, a forma como ela encarna o cientista louco foi um dos pouquíssimos momentos de descontração do episódio. O modo como ambos se tocam com as pontas dos dedos quando Kurisu lhe estende a mãe foi surtante para a minha pessoa. Que lindo! Que romântico! Que poético! É sublim... OKAY! Já entendi, vamos ao foco, rs. As razões que causaram a morte de Mayuri não poderia ser outro a não ser algum fenômeno próximo, que resultava na morte da Tutturuu. E o prêmio vai para aqueles que apostaram que Okarin estava voltando para uma linha do tempo errada.


Como explicado pela Suzuha, eles agora estão na linha Alpha do mundo, que é composta por por muitas mini linhas que são em sua maioria semelhantes, com apenas pequenas diferênças e que sempre levam ao mesmo resultado. Sendo assim, não importa o que se faça ou que aconteça, Mayuri sempre vai morrer nessa linha do tempo. Para salva-la, Okarin precisará encontrar uma forma de atravessar para a linha do mundo Beta. Como sempre, achei as explicações bem praticas e mesmo que, inicialmente você não entenda o que se passa, logo poderá ver tudo isso na pratica, já que agora a trama volta ao “normal”, onde o foco é conseguir salvar a Mayuri.


Mas a grande surpresa mesmo, ficou por conta da “revelação” de que Suzuha era mesmo uma viajante do tempo, vindo do longínquo ano de 2036. E mais, ela é John Titor. Nenhuma grande surpresa pelo que vinha sendo mostrado, mas isso abre grandes possibilidades para avanço da trama, assim como dá forças a algumas teorias que envolvem o primeiro episódio. Aliás, bem interessante que as raízes do problema mostrado aqui, são um pouco mais profundas do que aparenta. É bem implícita – apesar de não ser claro – a presença de Suzuha no telhado onde o mini- satélite abortou. Este que na verdade se tratava de sua maquina do tempo. Olhando por esse lado, algumas teorias ganham forças, como o fato de que o satélite colidiu com o edifício da rádio na linha de tempo Alpha, não tendo assim nenhuma relação com os eventos que aconteceram antes do primeiro episódio. O que confirmaria a aposta de muitos de que, Suzuha de fato matou Kurisu.  E há outros detalhes que podem ter passado batido, como o numero de divergência mostrado no primeiro episódio...

Isso é muito Fringe, muito mesmo. No lugar do Peter, John Titor XD

Não é super bacana como a série implica que o mundo atual é resultado de alguém ter desviado as linhas do mundo, para que assim as coisas que John Titor previu fossem evitadas? Como mencionado por Suzuha, as questões que determinam as linhas do tempo são realmente bem significativas no contexto das previsões de John Titor. Um belíssimo episódio em que algumas questões já vão se diluindo, mas que muitas outras venham a tona. Fez bastante sentido todas as ações e atitudes de Suzuha nos episódios anteriores e não contradizem com o que já assistimos. Fantástico e definição para o episodio 14 e que venha o próximo, afinal, ainda temos a Ferris, Moeka, FB e muito mais para nos proporcionar muita diversão.

Preview episódio #15

25 comentários :

Ikari387 disse...

AHHHHHHHHHHHHH!
Vim aqui mesmo sem ter visto o episódio ainda! Sempre que faço isso o episódio parece ainda mais interessante... acho que é pq me concentro bem mais nos detalhes, captando as mensagens mais sutis... hehe

Mais uma vez, comentários excelentes! Continua assim, Roberta! =D

E poderias trocar DW por Dantalian no Shoka... acho que será um anime bem legal! :D

Anônimo disse...

Primeira vez comentando no post de Steins Gante e começei as assistir por sua causa roberta. Pra mim já era bem claro que ela era viajante do tempo, mas eu não imaginava que pudesse ser o John Titor. Imaginar eu imaginava, mas não era algo que pudesse ter certeza. Eu acredito que FB possa ser uma pessoa, que mantem algum laço afetivo com ela. Só de olhar pelo jeito que ela fica, já da pra imaginar que ela está meio que seja coagida emocionalmente. O momento em que o Okabe e a Kurisu Christinaaa seguram as mãos é realmente bem bonito sim .-.

reim_qq disse...

mais um ótimo episódio,mas ainda nao sabemos o que é o FB e o que/quem são/é esse "rounder".
e porque o odio da suzuha com a kurisu? pena que pra próxima terça ainda tem quase uma semana xP

O Mundo escuro de Morringhan disse...

@Ikari387

kkkkk Eu também ainda não assisti, também me concento melhor nos detalhes aí leio aqui antes e depois também huahuahua Legal ver como SG tem virado a cabeça da galera ;)

junior disse...

qual e o nome da menina que ´parece a saeko de highschool of the dead e da menina que parece a alicia de crepusculo?

Lamb-Desu disse...

Ta certo, mas eu ainda acredito na teoria de que a Suzuha é filha do Okarin. Como isso se encaixa? Eu não sei. Estou curiosa pra saber esse lance do garfo e da colher da Kurise? Que doidera é essa? Ela é mais misteriosa que eu imaginava kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sabe quem a Moeka lembra? A Ein do anime “Requiem for the Phantom”. Gostaria de ver uma resenha desse anime aqui no blog, btw. E esse Titor Barrel?

Power Otaku ^_^x disse...

Episódio que surpreendeu bastante pra mim. Achei que podia cair no Marasmo, mas não, ela tem muito gás.

A cena da Kurisu vermelhinha é EPIC EVER. Mas agora estou com o coração pendendo pra Suzuha, ela ficou mais sexy ao meus olhos agora. Huaahuahauahua XD

douglas sb disse...

sera que isso vai terminar como efeito borboleta 1 ou é 2 num lembro direito

okabe voltando no tempo e fazendo com que eles deixem de ser amigos

douglas sb disse...

@Rei Ayanami
concordo com voce
[...]Eu acredito que FB possa ser uma pessoa, que mantem algum laço afetivo com ela. Só de olhar pelo jeito que ela fica, já da pra imaginar que ela está meio que seja coagida emocionalmente. [...]

tanto que moeka falou com um certo ar de devoção "FB é tudo para mim"
deve ser uma pessoa ou grupo de pessoas a quem ela de muita inportancia

Anônimo disse...

OLÁ,ROBERTA

Meu nome é Lucas,e eu não entendi o que você quiz dizer sobre o fato da máquina do tempo colidir com a torre de rádio não ter nada a ver com os eventos que aconteceram antes do 1° episódio.Como eu vou saber isso se eu não sei o que aconteceu antes do 1° episódio?

Aproveitando o comentário,será que você teria alguma recomendação de bons animes estilo "fuckmind"?(tirando Madoka e Higurashi que eu já vi)

Ahh eu li o review da semana passada hoje,ficou excelente,gostei das referências!

Anônimo disse...

Se o anime ter o mesmo final da visual novel (pelo jeito que está caminhando) vai ser simplesmente épico, além do mais que tudo vai se encaixar com o primeiro episódio: "a morte da Kurisu, o grito que o Okabe ouviu e o primeiro d-mail." Vai ser fantástico...

Kekkaishi-san disse...

Eu sei que você só esta levantando a discussão Roberta, mas é impossivel essa teoria da Suzuha ter matado a Kurisu ser verdade. Se for, vai ser um puta de um paradoxo temporal, manjaram? Sei que é possivel cotar o paradoxo, com o Okabe não salvando a Kurisu, mas isso seria foda. Quero ver logo a droga desse ep 15

frango. disse...

Pensando bem, é meio confuso essa coisa da Kurisu morrer. A Suzuha disse que ela trabalha para cern, mas se isso é verdade é algo que só acontece no futuro. Mas ela constrói a máquina de pulo temporal. Supondo a questão das linhas alfa e beta de tempo, e como existe uma Kurisu no futuro de todas elas até que se prove o contrário matá-la causaria um grande paradoxo, fora que se a Suzuha matar ela não existiria nem mesmo máquina do tempo (do bem) e o Okarin não seria o Okarin do futuro, apesar de já terem o microondas tunnado.

Enfim, Steins Gate tá sensacional, é raro um anime chocar mentes assim. (:

Jones disse...

Pois é isso é fato, Suzuha é filha de Okarin e de ...... mas me pergunto quem é ......, será que é da Christina?!? È o mais provável, pois acho que a causa da morte de Tutturuuu é o amor/junção de Okarin e Mayuri, pois vejo que o DESTINO na linha Alpha não aceita a união dos dois e um romance paralelo com Christina parece mais forte neste mundo. Affe acho que viajei pra muito longe agora o.0
Agora o que eu realmente queria entender é porq a Suzuha tem essa odeia tanto a Christina? Carol please me explica isso. Rs
Ótimo post, bjocas.

O Mundo escuro de Morringhan disse...

Assisti enfim, ontem à noite...e caramba! "Mindfuck" parece ter sido um tempo inventado para Steins Gate!Não consegui piscar direito enquanto assistia, não sei como vc conseguiu parar para refletir sobre a estória minina, até agora estou boquiaberta, louca para ver o que acontecerá daqui para frente...Quem é FB? Susuha veio ao passado pelo Okarin? Ela tem laços sanguíneos com algum deles?
Amei o Okarin enfim ter contado para o Kurisu...
Mas que lance é aquele de garfo pessoal?!A cada episódio só aumentam minhas pergutnas O .o

Jones disse...

Achu q na verdade é negocio de tipow garfo e faca, ta ligada. Resumindo ela finalmente encontrou o par amoroso dela XD, e adivinha de quem ela gosta ou quem é o garfo?!?

Unknown disse...

@Kekkaishi-san
Interessante a questão do paradoxo temporal, não vejo muita gente discutindo sobre isso.

@Anônimo
É, não tem como você saber... AINDA.

@Jones
HUAHUAUHAUHA melhor não. Mas eu ri do seu comentário. Mas sabe que não é totalmente absurdo?

@O Mundo escuro de Morringhan
HUAHUAHUAHUAHAU Eu fico bem surtada também com os acontecimentos. Ficou muito na pilha em ver como isso irá se desenvolver até o final, que como disse o Eduardo, se tiver o mesmo que na Novel, prepare pra não conseguir pensar em mais nada o dia inteiro de tão foda XD

@Junior
Pense de novo... hehehe. Realmente lembra a Saeko, né? LOL

@Todos
Obrigado gente, é legal ver tanta gente surtando junto XD

Ricardo Eveton disse...

Acabei de assistir e que foda, estou com várias ideias fervilhando aqui na cachola. Mas algo agora fica bem obvio, Suzuha é filha do Daru. Deixem só eu organizar tudo aqui que vou passar minhas ideias pro papel e vocês verão que tudo se encaixa perfeitamente.

junior disse...

nao e que lenbra a saeko e so o cabelo a saeko,mas a outra parece com a de crepusculo sim uma de cabelo curto

Panino Manino disse...

Algo que ninguém previu, ou não manifestou e faço questão de deixar registrado aqui:

Makise Kurisu é virgem.

Panino Manino disse...

Segunda teoria, registrando aqui também:

Suzuhara é filha do Daru.

Natália Fontanna disse...

Suzuha filha do Daru? Com quem? Eu não entendi muito bem alguma das conversas deles no episódio e nesse sentido, esse post me ajudou um pouco a entender isso tudo. Makise com aquele papo de garfo e colher continua sendo um mistério pra mim ~x

SR. IND disse...

Deu vontade de procurar a história do novel para ler, mas melhor não estragar as surpresas.
Segundo o "Japa do Tempo" (Michio Kaku) não existe essa coisa de paradoxo, pois a viagem no tempo de uma certa relatividade também não existe, e o desenho para mim vem sustentando isso, veja eles nunca voltam atrás na da linha do tempo eles pulam para outra da parte que querem, logo a dimensão de onde sairão não é alterada de fato e sim eles trocam, é mais complexo do que isso mais deu pra entender. O que quero dizer e o tempo/espaço se divide em dois isso evita o paradoxo, pois os eventos da primeira linha são em uma dimensão diferente do da segunda.

Muito doido essa coisa de viagens no tempo, quando puder vou ler uns livros a respeito.

SR. IND disse...

Garfo e colher, tão me parecendo "brinquedinhos" kkkk', bom a teoria acima era legal também mas a colher era o que um amigo(a)??!

Panino Manino disse...

Ué, o garfo não é apenas isso?

A Kurisu passou muito tempo fora do japão, não deve estar mais acostumada a comer de palitinho, ou no mínimo acha desconfortável, por isso ela quer um garfo para comer melhor, mas provavelmente fica com vergonha de verem ela usando um.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.