quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Entrevista: A Rainha do Horror, Kanako Inuki



Deixando aqui uma entrevista da dama dos quadrinhos de horror japoneses, Kanako Inuki, conhecida como a “Rainha do Horror”. É bem peculiar, muito embora atualmente a Junko Mizuno esteja com um razoável destaque criando séries no estilo Gothic kawaii, mas mangakas femininas trabalhando em quadrinhos do gênero não é muito comum. Ainda que seja uma entrevista, traduzida pela editora Dark Horse para o lançamento de seu mangá, School Zone nos EUA, ainda continua bem atual e Inuki toca em pontos bem cruciais, que envolvem a estética do horror, influência e a mutação do gênero. Assim como também oferece uma visão feminina sobre esse fascínio por esse tipo de histórias, que muitas ai certamente irão se identificar, como eu me identifiquei lendo. Afinal de contas, desde muito novinha que curto histórias de terror, ainda que eu fosse, e continuo sendo, uma grande medrosa. School Zone foi publicamente nos EUA, pela referida editora, soma um total de 03 volumes e as críticas sobre o mesmo são bem divididas. Mesmo School Zone, não teve uma tradução completa na internet ainda, o que torna Kanako Inuki não muito conhecida por essas bandas, mas ainda assim ela teve mais uma série sua publicada oficialmente nos EUA, Presents, pela editora CMX. Sua arte é extremamente exótica, não é bonita, mas consegue ser bizarramente encantadora. E isso dá medo. 
Entrevista


A Rainha dos quadrinhos de Horror, Kanako Inuki, traz para você, School Zone, uma série sobre crianças comuns que se deparam com situações estranhas e terríveis em sua própria escola, e vão descobrir que muitas histórias de fantasmas, lendas urbanas, e superstições são verdadeiras e terrivelmente reais. Temos o prazer de trazer-lhe esta entrevista com Inuki que foi publicado originalmente na revista de Horror Rue Morgue, em junho de 2006.

Q: Conte-nos mais sobre você. De onde você é? Onde é que você desenvolveu seus talentos? Como você chegou ao mundo dominado pelos homens nos mangás?

Eu nasci em Hokkaido e me mudei para Tóquio, quando eu era pequena. Houve o "mangá de aluguel" (basicamente, uma biblioteca onde você paga para levar pra casa e ler) no meu bairro, e eu passei a ir lá sempre, e antes que eu percebesse, eu já tinha lido mangá o suficiente para me considerar uma fã. Não sei por que, mas sempre fui atraída pelo gênero horror. Eu ainda tenho impressões claras de cenas onde as meninas estavam fugindo de um professor gritando mumificado, e essas imagens ficaram marcadas.

Aos poucos, comecei a ler a mais ampla gama de mangás. Sendo uma menina, e como é típico das meninas no Japão, eu lia bastante mangás de romance, também. Dito isto, no entanto, a minha paixão verdadeira para com mangás de horror nunca desapareceu, e eu sempre mantive o gênero de horror mais próximo de mim no que diz respeito ao que eu estava lendo.

Lembro-me também constantemente de pedir aos meus pais para me deixar ir ver filmes de horror, também. Esses filmes foram feitos pensados nas crianças e suas características são de fantasmas e outros monstros que podem fazer uma história de ninar bem assustadoras, mas eu realmente não assisti muitos splatter gore. Eu adorava esses filmes, mas às vezes eles me assustavam tanto que eu não conseguia dormir, ou eu teria pesadelos recorrentes sobre o que eu tinha visto. Eu ficava sem sono e acabava faltando de escola. Estou dando desculpas para dizer que os meus pais me disseram para parar de assistir esses filmes.

Mas, mais do que o meu medo desses materiais, a questão que martelava dentro de mim em relação a estes filmes foi "por quê?" Por que não devo assistir material assustador? Por que coisas assustadoras acontecem, e por que eu fico interessada neles? O que acontece com as pessoas quando morrem? Essas perguntas se abrigaram em mim desde muito, muito cedo, e para ser honesta, essas simples - ainda intrincada – questões são coisas que eu ainda penso.

Minha mãe era uma grande fã de Osamu Tezuka, e ela me deixou ler muitos mangás. No entanto, ela sempre foi fortemente contra eu me tornar uma manga-ka por razões óbvias: Basicamente, é realmente difícil se tornar um, e até recentemente, não era a profissão mais nobre socialmente. É interessante notar que os dois grupos de pessoas que têm mais dificuldade em obter locação de apartamentos no Japão são estrangeiros, e aqueles que se afirmam como "manga-kas” - especialmente os aspirantes. Pode ser que eu tenha sido influenciada, mas eu fui para a faculdade e me formei, consegui um emprego em uma empresa, e depois me casei. Nesse tempo em que eu tive meu primeiro filho, a primeira revista com serialização de mangás de horror também nasceu no Japão. Quando eu era muito jovem, quadrinhos de horror tinha um alcance muito curto, foi desaprovado socialmente, e era, basicamente, “banido” do ponto de vista artístico / literário / escolar - uma das razões citadas pelos estudiosos sociais era que o quadrinho de horror tinha um impacto negativo sobre a educação das crianças. 

Duas décadas depois, a editora Asahi publicou a revista Sonorama com serialização de horror, que suponho ter sido o ressurgimento do gênero. Quando eu tive meu primeiro contrato com esta revista, algo em mim “estalou”. Eu comecei a trabalhar de imediato no meu dojinshi, que foi a minha porta de entrada para os quadrinhos de horror. Isso chamou a atenção de um editor da Kodansha, que me impulsionou para estrear como profissional de mangá. Com sorte, a Kodansha começou sua própria revista de horror um ano depois, e eles me deixaram fazer capas e sempre me davam algumas páginas para histórias curtas de horror. Esta revista se tornou um hit, e vendeu bastantes cópias. Na sequência desta e com o sucesso da Sonorama, outras empresas seguiram o exemplo e o gênero horror começou a crescer. Surgiram várias revistas em todos os lugares, e eu fiquei muito ocupada com o meu trabalho por causa disso. Durante esse boom, eu estaria mais ocupada do que eu jamais poderia ter imaginado para os próximos 10 anos! Eu estava trabalhando em 5-7 diferentes revistas, fazendo ambas as coisas, capas e arte interior, bem como histórias curtas. É assim que eu fiquei conhecida como a "Rainha do Horror”.


Q: Por quem você foi influenciada em termos de estilo e narrativa? Parece haver um toque de Hideshi Hino em seu trabalho, bem como elementos sobrenaturais semelhantes às do trabalho de Junji Ito.

Tenho sido uma artista de mangá de terror por mais de 20 anos, o que significa que eu tenha visto muita coisa no decorrer destes 40 anos desde que os mangás de horror se tornaram hit e explodiram no Japão. Em primeiro lugar, meu manga-ka favorito é Kazuo Umezu, e segundo, eu realmente gosto do Hideshi Hino. Como leitora, e manga-ká, eu fui muito influenciada por esses mestres, mas eu acho que o que inspirou a maioria dos meus – em termos do que eu queria fazer e conquistar – foi Umezu. O drama em seus mangás nasce do horror na vida diária de mundos anormais e disformes com realidades distorcidas. Os personagens, em suas histórias, sempre têm seu próprio ponto de vista, e isto é o que faz as coisas assustadoras; não é a imagem deles, mas a forma em que as emoções dos personagens são projetadas sobre o leitor, fazendo que você se sinta não apenas assustado, mas manchado pelo ciúme, imerso em tristeza ou marcado por um tanto de ódio (ou, pelo mesmo motivo, o amor).

Umezu desenvolveu e sumariamente mudou o gênero 'Kaiki "(Mistério / grotesco / anormal), dos quadrinhos de horror no Japão e criou o “Kyoufu” (Terror / Medo) mangá. Com estes dois gêneros como pontos de referência dentro dos quadrinhos de horror, Hino seria considerado um artista de mangá Kaki. Estes dois senhores fundiram dois gêneros em um gênero de horror em geral, que pertencem tanto a mim, quanto as revistas mencionadas acima.

Os temas do Hino costumam ter também um olhar para "dentro de si mesmo", ele recorre à conotação da emoção, que vão do amor à tristeza, do ódio, a alegria e, além disso, os ensaios sobre não olhar para o mundo objetivamente, mas ver através do tenso olhar de si mesmo e utilizando um próprio projeto emocional, destaca-se o monstro dentro do leitor – em todos nós.

Eu tenho uma amizade com Hino-sensei por cerca de 15 anos. Bem como, as coisas que eu acabei de mencionar sobre seu estilo que me foi dito por ele, em muitas ocasiões. Temos feito trabalhos colaborativos juntos por cerca de cinco anos, e nós fazemos um monte de desenhos para capas de revistas, estou tendo alguma influência sobre ele, eu espero (mas certamente não na medida em que ele tem em mim!). Nós conversamos sobre como criar um filme juntos também, no futuro, mas não temos certeza sobre isso agora.

Junji Ito fez sua estreia profissional depois de mim. Eu acho que, tematicamente, seu manga está muito perto dos de Hino-sensei.

Q: Que tipo de conto é School Zone? Como você prefere descrevê-lo? Grande parte do horror em School Zone parece vir de grupos sociais e valentões. Será que isso reflete seus próprios medos de ir à escola? O que inspirou este conto?

Simplificadamente, sim. Esta história vem diretamente de minhas próprias experiências. Eu era realmente quieta quando eu era pequena, e com medo das pessoas. Eu tinha medo da escola, também, porque há um monte de crianças lá – e eu não gostava de ficar em torno de um monte de crianças. As crianças são geralmente puras de espírito, mas é a pureza que faz sua crueldade soar tão cruel. Crianças tendem a ser mais honestas, e dizer as coisas com menos ironia, por isso, quando uma criança diz algo doloroso para outra criança, é muito mais difícil para eles esquecerem. Estou certa de que todos, não importa quem são ou onde vivem, devem ter experimentado isso. Eu acho que muito disso exalou como um tema no meu mangá.

Eu também incorporei elementos da escola real na minha história "lendas urbanas; como os temas do" Livro Vermelho, Livro Azul "ou" Hanako no WC ". Claro que, eu também incluí a minha marca original em School Zone.

Q: Por que é que espelhos desempenham um papel tão central na história?

Você não acha que os espelhos tem realmente uma vibe misteriosa, psíquica em volta deles? Eu acho que este sentimento em relação a espelhos é mundial, o espelho é este mundo bidimensional que não deve ter qualquer profundidade fisicamente. Mas, se você ficar muito perto do espelho, e realmente olhar ao redor, você pode ver um espaço totalmente diferente dentro do espelho – se você olhar por tempo suficiente, pode até se sentir como se você pudesse adentra-lo. Tudo é apenas um reflexo, apenas uma imagem do modo oposto. Então, eu fiquei pensando, se você pudesse entrar no espelho, não seria possível que não só a aparência do seu físico, mas também sua personalidade poderia assim, ser refletida?

Q: Existe uma perspectiva específica do sexo feminino em suas histórias que os diferencia de outros mangás de horror?

Se há diferenças, elas não foram feitas de uma forma consciente. Eu acho que as mulheres em geral, tendem a perceber mais detalhes, e são especialmente hábeis em descrever - seja através de palavras ou imagens - a psicologia das crianças.

Q: Quanto tempo você levou para concluir School Zone?

Nunca houve a conclusão total que eu queria ver, porque a revista em que a história foi serializada foi interrompida. Na época, eu estava desenhando 32 páginas por mês, e levei cerca de uma semana para fazer um mês de trabalho (32 páginas) para a School Zone. Ela circulou por 18 meses, basicamente 18 x 7 = 126 dias.

Q: Porque você acha que os livros de horror, em estilo de quadrinhos cresceu tanto no Japão?

Eu acho que é porque o Japão é muito pacífico – e quando digo isso, quero dizer tranquilo. Pessoas tendem a buscar excitação para sentir que estão vivos. As pessoas podem ter excitação física em uma montanha russa, o que é uma forma de conseguir isso de uma maneira segura e controlada. O quadrinho de horror dá às pessoas o mesmo tipo de excitação mental em um ambiente igualmente controlado.

Além disso, japoneses são criados com várias histórias assustadoras que fazem parte de sua maneira cultural de moral e ética de ensino. Por exemplo, se você fizer algo antiético para uma pessoa, você será assombrado loucamente por fantasmas ou espíritos. Eu acho que esses métodos não-científicos, irracionais de ensino nativo do Japão são devido a ligação dos japoneses para com o budismo e o xintoísmo, que, embora totalmente diferentes, são completamente evidentes em todas as partes da cultura japonesa. No entanto, a bipolaridade entre os dois, e sua infusão completa sobre a cultura japonesa – permeia todos os ideais sociais e culturais, mas que são como um óleo e água, que é intrínseca à cultura japonesa.

Q: Há planos para transformar qualquer um dos seus trabalhos com mangás em filmes ou programas de TV?

Neste momento, existem algumas peças que estão sendo transmitidos na internet. Outra peça foi lançada no teatro há seis anos – que não terá o nome revelado (risos), mas eu imagino que tenha algum que nunca verá a luz do dia. Sou abordada com propostas para filmes de TV, mas nunca chegamos a um acordo mutuo. E, além disso, eu nunca me senti realmente satisfeita com meu trabalho na tela grande ou pequena, então eu não estou realmente interessada em perseguir qualquer meio de comunicação que não seja mangá, agora.

Temas Relacionados
-O Estranho Mundo de Junji Ito
-Morre Tatsumi, mas seu legado fica
-Scary Story: Human Clock (1962) - Ascensão & Queda dos Mangás de Alugueis
-Conhecendo o Mestre do Terror: Kazuo Umezu
-Umezu Kazuo no Noroi: A Maldição do Kazuo Umezu

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.