Eu não me lembro do primeiro Prêmio Ichiban, que é de uma
época que eu não me ligava tanto pra animes que estavam em lançamentos (eu só assistia os que me indicavam).
Mas me lembro do segundo e fico muito contente pelo convite do @LeoKusanagi e do @Gyabbo (muito obrigada) para participar do terceiro ano da premiação. E bem, não é
uma premiação que visa lucros ou prêmios literais, o valor é simbólico.
Acredito servir mais como um entrosamento entre o público e os blogueiros,
afinal, durante todo o ano, nos postamos o que achamos ser o melhor e fazemos
nossas próprias “Wards” da vida. Agora é a vez de todos poderem se tornar uma
voz e coroar aquele que considera melhor.
Claro que como toda premiação, há discordâncias e mesmo
escolhendo um júri variado de blogueiros em atividades diversificadas, isso é
mesmo inevitável. As categorias são:
» Animes
» Mangás - Shounen e
Seinen
» Mangás - Shoujo e
Josei
» Mangás - Mercado
Brasileiro
» Dorama e
Live-Action
» Música
Bom, você sabe que clicando naquele bunnerzinho ali em cima
ou aqui, vai ser redirecionado diretamente para o site do Ichiban Brasil e
poderá votar nas suas apostas, não é!? Então votem, pois é votando e
estimulando os organizadores, que com certeza esse premio popular envolvendo
todos do fandom poderá se tornar ainda melhor.
E claro, vou tecer meus comentários aqui a vocês sobre os
títulos e as minhas opções de votos e também uma crítica sobre algo que reparei
ano passado e se confirmou novamente este ano.
Todos sabem que em qualquer lista popular, sempre entra um
ou outro azarão que ninguém julgava poder se fazer presente na determinada
lista, as pesquisas do Biglobe estão ai pra provar – E bom, se o povo soubesse
votar, o Brasil não estaria na situação em que se encontra desde que me entendo
por gente (#polêmica). Mas antes de
qualquer coisa, vamos pegar alguns exemplos. O primeiro ponto é que da mesma
forma que Nichijou está muito longe
de ser o melhor anime do ano, também está longe de ser um anime popular em toda
a esfera da otakusfera. Mas a categoria “Animes” está bem balanceada e com boas
e obvias opções de votação para o público. Assim como a de OVA’s, que sempre
vai e deve se pautar mesmo nas opções mais populares, o mesmo vale para os
filmes – E o fandom nacional não tem tanta tradição de assistir longa
metragens, tão pouco OVA’s. Mas mesmo ai, todos estão bem servidos com
excelentes opções, que vão de um Arigurashi no Arrietty, Hoshi wo Ou Kodomo, de estúdios e
diretores conhecidos e reconhecidos por todos, até coisas mais experimentais
como REDLINE e Colorful, que com certeza devem estar correndo por fora.
No campo de personagens, temos excelentes representações.
Fiquei realmente surpresa com a presença de Prince, do anime Level-E, mas sem dúvidas quem deve
protagonizar uma boa disputa ai são a dupla mais popular do ano: Kotetsu
Kaburagi (de Tiger & Bunny) e Okabe Rintarou (Steins;Gate) – Eu indiquei os dois e acho justíssimo ambos
encabeçarem a “chapa”, não apenas pelo destaque de seus animes, mas pelo
desenvolvimento de cada um deles como personagens. O Kotetsu, pela lógica leva
muita vantagem sobre o Okarin, por ter sido construído de uma forma bem mais
detalhada e humana. Pra quem ainda não leu, recomendo a leitura desse post, da @Mary_vanucchi do blog AtS.
O Okain, por outro lado, foi muito poupado na adaptação para anime e perdeu
camadas importantes pra que pudesse ser algo mais, mas tem o apelo popular, por
isso; Tem muita vantagem.
Entre os seiyuus, há um equilíbrio também e aqueles mais conhecidinhos, caso de Mamoru Miyano, Daisuke
Ono e Fukuyama Jun – Mesma coisa pra Yuuki Aoi, Hanazawa Kana e Mizuki Nana. A
minha escolha sem dúvidas é Mamoru Miyano, que se destacou não só como Okarin,
mas também como o meu amado Taichi, de Chihayafuru.
Das garotas, fico com a Aoi-chan, por sua versatilidade em interpretar diferentes
papeis, sempre dando um tom diferenciado. Inclusive vem acumulando diversos
prêmios e elogios – É uma linda mesmo.
Sobre as Openings e Endings, eu fiquei bastante indecisa na
hora de escolher, mas sendo justa, considero a de Level-E, Cold Finger Girls,
a mais original. Não apenas a música de Chiaki Kuriyama é uma delicia de se ouvir,
como também a animação é muito criativa, se não assistiu, assista e compare com
todas as outras. Destaque para o clipe da música, que é uma belezura também. E
por falar em clips, a OP de Usagi Drop
é uma gracinha, mas o clip consegue supera-lo em criatividade, dê uma olhada porque Sweet Drops e puro amor. Como ED, fiquei com Secret Base de AnoHana, por ter combinado melodia e letra perfeitamente com o
clima do anime. Parecia até que foi escrita para o próprio anime, quando na
verdade já existia há tempos e em diversas versões. Como trilha sonora, pra
quem assistiu Mawaru Penguindrum,
tinha como escolher outra? Sim. E individualmente pode não ter um grande
destaque, mas pelo conjunto, Triple H -
Mawaru Penguindrum Character Song Album está ai para provar que funcionou
muito bem.
Agora, comentando rapidamente sobre os mangás, no campo de
shounen e seinen, temos boas escolhas. Ao
no Exorcist certamente não é uma unanimidade, mas com o anime, o mangá
passou a ter um apelo enorme, fora que tem uma boa base de leitoras. Seinen,
pra quem é leitor, certamente conhece Oyasumi
Punpun, Zetman, Historie, Billy Bat... Novamente, boas escolhas e boas opções para o público
[Giant Killing e GANTZ]. Só estranhei a presença de um Gundam Origin na lista. Mas até ai, é uma lista que pode ser
considerada sólida, incluído a de shounen.
Quanto à parte de shoujo e joseis, há bastantes incoerências
e mostram que definitivamente essa ala feminina dos mangás merece um pouco mais
de atenção. Ano passado, a presença de Chiho Saitou foi bem incoerente, uma vez
que ela apenas não produz nada de relevante nos últimos 10 anos, como também
seus últimos mangás [de 2009 e 2010 – Ambos de 1~2 volumes], não possuem
scanlation até hoje. Esse ano, tivemos a presença de alguns títulos mais
undergrounds por aqui, como Switch Girl!!,
que tem apenas 6 dos seus 18 volumes traduzidos, seguindo os passos de Chihayafuru e 3 Sangatsu no Lion. Esses dois últimos compreensível, afinal, um
teve um anime muito elogiado e o outro, é da autora de Honey &Clover, lançado aqui no Brasil pela Panini e que possui
uma enorme base de fãs. Mas com exceção deste, o mangá de Chihayafuru isoladamente do anime, está muito distante de títulos
mais populares. Mas o agravante, certamente é a presença de Sakamichi no Apollon, que até o ano
passado, não possuía tradução, que começou apenas agora, com a estreia do anime
e já se encontra com 2 volumes traduzidos e Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi que não possui scanlator (!). Já Tonari no Kaibutsu-kun, é uma comédia romântica bem divertida (tive oportunidade de conferir), mas
que é um dos shoujos mais undergrounds que temos. E Saiunkou Monogatari, não é aquele que é sempre lembrado nas listas,
apesar de possuir uma adaptação para anime.
Com relação ao mercado brasileiro, a presença de Blood Lad como melhor shounen/seinen, é
questionável, a partir do ponto que só teve um volume lançado até aqui e só ter
aparecido na banca no finalzinho do ano, assim como estar entre os mais
aguardados, ser Antique Bakery e Vitamin – Certamente, é algo que está
longe da realidade dos fóruns e comunidades de discussão. De um modo geral, o Ichiban Brasil evoluiu, conta agora
novas categorias e o que não funcionou ano passado, não retornou. Com exceção
dos pontos levantados por mim, acredito ser uma listagem dentro da média e
contendo vários títulos e nomes conhecidos pelo público geral. Mas como visto
com relação a alguns casos, ah coisas que não fazem sentido e tira um pouco da
capacidade de julgamento da premiação. Acredito que a comissão organizadora,
fazendo um balanço e estudando cada título que entrou, certamente evitaria
casos como o de Sakamichi no Apollon
e Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi,
que não possuem/possuíam scalantion – No caso de Sakamichi, hype do anime e
Chouyaku, a mesma coisa já que receberá uma versão animada muito em breve. Mas
o ideal seria a escolha preliminar de tudo que se destacou e colocar para os
jurados votar e depois da seleção, ir para público.
[lista roubada na cara de pau e colada aqui, do blog Mangás Underground]
JURADOS
Bem, isso era tudo o que eu tinha para dizer e não deixem de votar nos seus favoritos e façam repercutir. Abaixo, você vê a relação de jurados e eu estou ali no meio. Como blogueira, realmente fiquei contente de poder participar e agradeço o convite. O post ficou grande, porque acredito que meus leitores merecem mais que meias palavras. Espero que aqueles que leram, tenham curtido. Até mais.
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