sábado, 13 de outubro de 2012

Comentários: Robotics;Notes – De quem são esses olhos?


Hey Mister, I'm mad scientist, It's so cool~ You sonouvabitch!

Ops, espera, anime errado!

Para aqueles que assistiram e vibraram a cada episódio de Steins;Gate, certamente Robotics;Note era a/ou uma das estreias mais aguardadas da temporada. Se formos analisar friamente, ao lado de LittleBusters (duas das estreias com maior fanbase por aqui. Acho que até mais do que Jojo), foram as estreias mais fracas da temporada – Não chegando a ser verdadeiramente ruim, mas deixando aquela sensação anticlimática –, pois mesmo Kamisama Hajimemashita conseguiu ir bem em sua estreia (ainda que não seja do paladar de muitos aqui).

Muito disso pelo caráter introdutório, tanto de R;N, quanto de Little Busters, que demoram a introduzir suas tramas (esse último deve demorar ainda mais pra começar de verdade). Me lembro bem que com Steins;Gate ocorreu o mesmo tom lamentativo, com bastante gente insatisfeita com o ritmo da história, que só viria a estourar de verdade a partir do episódio 08. Embora, eu deva dizer que apesar do ritmo lento dos primeiros episódios, Steins;Gate tinha um feeling e cliffhangers que te seguravam e instigavam a cada episódio. Agora, comparando novamente com Little Busters, vejo a estreia de R;N como levemente superior.

A estreia do primeiro possui uma direção maçante. Ponto. O audiovisual ser inexpressivo, também contribui.
Já Kazuya Nomura (Sengoku Basara) conseguiu se sobressair através de um audiovisual mais dinâmico, o que dá uma sensação de ser mais divertido, principalmente por não depender das gags visuais para isso (as gag de humor das séries da Key não são lá muito divertidas). A animação é padrão, e mesmo que as composições de cenas por parte da direção não sejam lá muito inspiradas, a paleta de cores e character designer estão muito mais vivas e sólido do que no anime da raposa branca [White Fox – Uma das maiores criticas quanto a Steins;Gate, era com relação as cores e o char, mas sinceramente, o baixo orçamento já indicava que poucos apostavam no enorme sucesso da série], ainda que seja meio inconstante, alternando entre momentos de muita fluidez (como visto logo abaixo) e outros mais econômicos.

E eu gostei bastante desse cenário, e a câmera aberta mostrando sua imensidão.


Agora, o principal motivo de este episódio ter me soado bem dinâmico, atende pelo nome de Aki. Enquanto o Kai parece ser a reencarnação de Oreki Hotarou, sendo uma figura muito passiva em cena, a Kai é hiperativa pra caralho. POHÃ, a guria não para um minuto véi, e ainda é pentelha, PQP OMFGKSJG.





E o equivalente ao DR Pepper aqui é o SKAL. Mas a bebida do Okari ainda me parece mais saborosa. Um dia ainda irei experimentar!!!

E maluquinha desse jeito, ela me parece mais uma versão do Okarin, que da Winry Rockbell de FMA, que também manjava muito de mecânica. Sem dúvidas, as partes mais divertidas do episódio tinha a personagem envolvida. Os diálogos também estavam bons, ríspidos e bem amparados pela boa química inicial entre Aki e Kai. O bacana aqui é que todas essas engenhocas estão muito distantes ciência marginal de Chaos;Head e Steins;Gate, e mais próximas de nossa realidade. Muita gente têm pensado que R;N é uma série sobre robôs, não é, é sobre realidade alterada (BASICAMENTE aquilo que você viu o Kai fazendo em seu tablet, colocando acessórios 3D, na Aki real) e uma conspiração que se dará inicio logo, logo. E ao contrário das duas séries anteriores do ponto e vírgula, essa aqui leva muito mais a sério o conceito de “Science;Adventure. Pelo feeling deste primeiro episódio, você já nota que a proposta é ser mais divertido, com uma pegada mais leve e menos daquela paranoia dramática que vimos anteriormente, ainda que o mote seja o mesmo: Como seus personagens irão lidar com a tecnologia avançada em sua volta e ameaças conspiratórias.


Quem pulou Steins;Gate, não vai ligar um foda para essa imagem acima que foi retirada do inicio do episódio, mas para todos aqueles que assistiram, vão perceber que estamos na mesma linha de tempo/universo, apenas alguns anos mais tarde. Tanto que teremos a participação de dois personagens (um desses é muito querido, mas sendo apenas referência) de Steins;Gate aqui, seguindo suas vidas. E bem, conceitualmente eu sempre achei R;N o mais fraco da série ponto e virgula (e mesmo a adaptação, se boa, deve se situar entre uma nota 06 ou 07, no MAL), e a história no geral demora bem mais pra engrenar, com bastante slice of life nos primeiro capítulos. Com as atenções voltadas para Psycho-Pass (e com toda a razão), que terá aí longos 22 episódios para se desenvolver com calma, R;N terá apenas 11 episódios pela frente.

Não acho que seja realmente um problema, com um enredo tão mais básico que o de Chaos;Head, e com a história original já fechada. Pelo contrário, é a oportunidade de já pular para o que realmente importa. E algumas coisas me deixaram motivada com relação ao que vem pela frente;

O GUNVARRE que é uma replica de uma meta-série (Galaxy Quest ) incrivelmente popular dentro de R;N que nunca foi finalizada, contém fragmentos que se interligam com o clube de robótica e a mencionada irmã de Aki.

No primeiro episódio a referência foi inteiramente à Chaos;Head; "De quem são esses olhos?" – Curiosíssima aqui pra saber qual a relação dessa garota com o Conselho dos 300 (organização que esteve por trás dos eventos de Chaos;Head e Steins;Gate) que também irá se fazer presente mais uma vez. Além de ter ficado obvio que ela é um ser artificial, o relatório que ela passa é meio desconexo:
“13 de Junho de 2012. 7:09 da noite horário do Japão.
A situação ainda é a mesma.”

Curiosamente, Junho é o mês do lançamento do game de R;N, mas sabemos que a linha de tempo da série é alguns anos após os eventos de Steins;Gate, se situando no ano de 2019.


A OP "Junjo Spectra" de Zwei é genérica, mas tem aquele tom meio característico da série anterior, infelizmente não é a Kanako Ito cantando. Infelizmente também é bem esquecível. A ED "Umikaze no Brave" cantada por Fumika, é apenas...ruim. Enfim, este foi um episódio no geral, fraco, mas que me mostrou certo potencial pela frente. Agora, o que realmente me empolgou foi aquele comercial do longa animado de 009 Re:Cyborg logo no inicio...

Avaliação:

Não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook! 

ATUALIZAÇÃO:

Eu demorei pra acreditar, fiquei espantada....mas é isso mesmo, Robotics;Notes terá 22 episódios....também!!! Comemorem, joguem jujubas para alto e vamo curtir essa festa porque vai rolar até de madrugada. Valeu @Fenris_Lupus, pelo toque.