SAO DROPPED ò_ó
Tá aí um bom episódio, e já nem deve ser surpresa para
ninguém que esta será uma crítica positiva. Eu gosto dessa parte cotidiana de
SAO, e depois de um longo caminho [repleto de abordagens equivocadas por parte
da direção/produção], o Kirito ainda continua com expressões impagáveis e a
Asuna é um bom par romântico (a
personagem em si é lastimável) e sabe acompanhar as situações.
A trama da pescaria mostrou uma faceta diferente em SAO: O
que as pessoas que preferiram se resguardar e não lutar na linha de frente ficam
fazendo? Durante essa jornada, tivemos a oportunidade de observar diversos
personagens, que mesmo não fazendo parte dos jogadores de “elite”, são
importantíssimos para a sustentação daquele mundo. Porém, ainda não tínhamos visto
o ponto de vista de um personagem comum inserido em alguma trama. Percebam:
>“No Japão eu sou chefe da segurança de rede
de uma empresa chamada Toto High-Speed Internet. Meu nome é Nishida. No jogo,
eu sou um pescador.”
>“ Eu supervisionei a segurança de rede para
este jogo”
Bom, ao menos alguns questionamentos meus foram respondidos.
Em parte pela galera nos comentários, com relação à presença de crianças e
idosas. Aparentemente há apenas cerca de 20 crianças no jogo. Mas, é sempre bom
que o próprio anime dê essas respostas, e ao menos com relação à presença de
alguns idosos aleatórios vegetando aqui e acolá, a direção foi certeira neste
diálogo acima. Gostei principalmente pela sutileza empregada.
>“Nesse mundo, muitas pessoas estão vivendo
normalmente, já que nós podemos lutar nas linhas de frete.”
[A tirinha hoje está meio pervertida (meio? Eu diria muuuito perva), quando vi esse sorrisinho maroto repleto de malícia da Asuna...enfim, não tive dúvidas. Valia uma piadinha escrota. E tem aquela lenda urbana lá que o Kirito fez Asuna gozar três vezes (!!!). Como mulher, eu ainda estou tentando entender o segredo do Kirito-sama, pra contar pro meu futuro marido/namorado]
E a animação neste episódio estava relativamente acima da
média da série, com uma excelente composição do 2DCG e a animação. Algo que eu
vinha reparando é como as cenas estáticas em SAO costumam ter uma animação
fluída, e nas cenas de ação, normalmente serem mais travadas, com uma bela
fotografia, mas sem muita fluidez. E neste episódio, as cenas de ação estão bem
fluídas.
E aqui, novamente SAO faz uso com força do estilo cartunizado, algo tão comum no shounen
padrão, mas atípico em séries com vibrações seinens (qualquer série com background mais sério e character designer
estilizado, costuma não despertar muita atenção). E isto sempre se fez
presente na série, mas nem sempre no timing correto. Kirito é Asuno representa
a exceção dada, numa excelente composição, mas este episódio conseguiu mesclar
bem o tom sério com as características palhaçadas do elenco de personagens.
>"Não precisamos retornar ao mundo real.
Nós podemos apenas viver naquela casa na floresta!" – Aqui eu me
lembrei do primeiro cour (os primeiros
12 episódios) de Fate/Zero, naquele emocionante diálogo entre o Kiritsugu
e a Iris. Claro que em F/Z marcou mais, pelo contexto trágico da mesma, onde a
sensação de perigo real era eminente.
A Asuna estava com um look de lady do cinema da década de
50/60, e se justifica, uma vez que ela estava se escondendo de seus fãs – Não há
surpresa então, quando ela se desfaz do look, todos avoem para cima dela [e eu
sei que vocês também iriam correndo tirar uma lasquinha da Asuna]. Toda a
animação com o peixe saltando pra fora d’água, às cenas de humor pastelão com e
a luta da Asuna com o peixe, foi bem divertido. Mas no sentido de feeling,
mesmo. Os diálogos estavam muito bem trabalhados, com Asuna e Kirito se
comportando como um casal maduro, o que não costuma ser corriqueiro em
shounens, e até mesmo o drama – Não me envolveu em momento algum, já que o
trabalho lá atrás que deveria dar sustentabilidade a este drama, foi mal feito –,
que mesmo não me fisgando, soou como natural. Acho que já deu pra perceber que
a Asuna não possui um grande equilíbrio psicológico (não combina com sua posição, mas beleza.....já discutimos isso),
sendo afetada facilmente pelo que acontece ao seu redor.
Agora, o grande momento do episódio foi sem dúvidas os
minutos finais. Eu fiquei bem nessas: “caralho,
caaaaraaaalho”, enquanto roía as unhas. Na verdade, a roeção de unhas foi
penas no campo metafisico, porque na realidade eu estava centradíssima naqueles
minutos finais. SAO sabe como pouco tornar suas cenas de ação algo extremamente
empolgantes, ainda que durem menos de um minuto. Quando Kirito e Asuna se unem (agora eu sei que aquela junção dos dois no
episódio passado, que eu havia achado brega, é na verdade uma forma de amortecer/enriquecer
os golpes dados ou levados) nos segundos finais a BGM ao fundo dá lugar
àquela OST em coro orquestral da senhora Kajiura, eu fiquei arrepiada! E putaquepariu, eu já estava completamente
imóvel na expectativa pelo ataque da dupla, quando entra aquela música de
encerramento.
O que eu fiz? Comecei a rir. Sério. Pensei comigo “que diretor mais filho da puta”, pois
foi praticamente um coito interrompido. E assim, conseguiram, mais uma vez me
deixar empolgada. Que droga. Espero que o próximo episódio, que na verdade encerra
essa primeira saga, seja realmente essa Coca
toda, porque aí eu vou surtar de verdade.
[galeria com alguns boa parte dos melhores momentos em animação do episódio, que ajudou a dar esse feeling de diversão, e isso sem nenhuma alteração no orçamento. A coloração estava ótima e a BGM pela Kajiura parece crescer e ficar mais imponente nesses momentos, mesmo que ela já esteja demonstrando sinais de cansaço visíveis nas composições]
Os desenhos de layout estavam inspirados, com uma dinâmica
movimentação de câmera que fez toda uma diferença para que tornasse a melhor
sequência de SAO, desde o bem comentado primeiro episódio. Eu assisti duas
vezes, não há nenhum quadro estático com linhas para simular a velocidade em
meio à correria [salve um ou dois closes em Asuna e Kirito a longa distância com
eles fora da ação]. E como já deu pra perceber em algumas das melhores
sequências de correria em SAO, o traço se torna ainda mais simplificado nessas
horas. O que não vejo como problema, mesmo os character designer esticado de
Asuna e Kirito ali no final dá aquele feeling gostoso de que as coisas estão
acontecendo. Só não leva 4 estrelinhas porque a ação novamente foi rápida, e o
restante do episódio, apesar de bom, foi apenas mais do mesmo.
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★
[Assistir algo divertido/pipocão comigo, pode ser insuportável, porque eu não paro de falar e rir nem por um minuto. Não vou postar minhas reações, não quero virar meme na otakusfera, mas fica ai alguns dos pensamentos viajados que tive durante o episódio.]