quarta-feira, 31 de outubro de 2012

TOP 05: Bruxas, Bruxas, Everywhere!


Hey, ainda é dia das bruxas! Doces ou gostosuras?

Bom, dessa vez eu não tive muito ânimo de fazer várias postagens referente ao halloween, mesmo porque todo dia pode ser dia de halloween aqui, e eu não dou muita bola pra datas especiais/comerciais. Porém, já é tradição aqui no ELBR, então, além do visual, ao menos um post tem que rolar neste dia. E eu escolhi falar sobre bruxas!

Por quê? Eu adoro bruxas, sou verdadeiramente fascinada por esse universo, e é uma boa oportunidade de falar sobre algumas das bruxas/feiticeiras mais queridas por mim. Algo curioso: Desde Sally the Witch – Originalmente Mahou Tsukai Sally, o primeiro anime de garota mágica do Japão – que garotas mágicas e bruxaria, andam de mãos dadas. Deixo pra fazer comentários mais elaborados sobre isso em outro momento (Yes, eu também sou adoradora do gênero mahou shoujo), mas nessa lista você pode notar que as três primeiras posições, envolvem bruxas e mashou shoujo. Bem, é justo, afinal, magias/feitiçarias e garotas mágicas são separados por uma linha bem tênue.


Chocola Meilleure (SugarSugar Rune)

E vamos começar com a bruxinha mais atentada do universo sobrenatural, Chocolat (mais prefiro o seu nome romantizado; Chocola), que mais parece uma mistura de chocolate com pimenta. Com seu cabelo laranja, grandes olhos verde-esmeralda, orelhas pontudas e língua afiada, Chocola conquista a todos com sua espontaneidade e simpatia. Que garota não gostaria de ter uma amiga como a Chocola, carinhosa e sempre aprontando algo? Ou, que garota não gostaria de ser a Chocola? Girls just wanna have fun!

O look das personagens em Sugar Sugar Rune é desenhado pela autora Moyoko Anno com incrível detalhismo e senso de moda contemporânea, é um estilo de moda RPG-like, com as personagens somando artefatos e itens mágicos cada vez que capturam o coração dos garotos. A grande sacada de Anno está no crescimento (e consequentemente amadurecimento) das personagens e a forma como elas se relacionam com a feminilidade, em especial a Chocola, que é uma muleca, nem um pouco feminina e que só anda com garotos. Chocola descobre que a paixão é mais misteriosa que a magia. Com o tempo ela vai ficando mais feminina, e você nota isso pelo visual. A Anno tem uma forte ligação com a moda, então é obvio que o figurino das personagens é pra lá de style, sempre seguindo a linha Halloween-fashion. Mesmo quando as bruxinhas estão na forma humana, é sempre muito delicado, muito feminino, muito fofo! Mas Sugar Sugar Rune não é apenas uma história sobre a descoberta dos hormônios, mas principalmente sobre a amizade e como é difícil lidar com ela nessa fase complicada da vida. E Chocola me ganhou completamente neste sentido.


Assim como as bruxinhas de Sugar Sugar Rune, as daqui também precisam passar pelo teste da maioridade assim que atingem a idade de 13 anos. E não é coincidência, afinal, é nesta idade, a puberdade, quando as garotas [e os garotos] começam a notar o sexo oposto, é a descoberta de um novo mundo. Essa jornada de autoconhecimento, claro, é conduzida de forma simbólica. Kiki não sabe muitos feitiços, nem tem grande talento para feitiçarias, o único dom que ela domina é do voo, em sua velha vassoura, mesmo com certa dificuldade. Mesmo assim, ela não tem medo da ideia de ter que explorar um mundo desconhecido sozinha, pelo contrário, ela está empolgada, e apenas na companhia de seu gato, ela sai pelo mundo e acaba aprendendo lições importantes.

Kiki's Delivery Service é uma fabula sobre o crescimento, e apesar de ser um dos filmes mais simples e infantis do Ghibli, há todo um subtexto maduro que somente depois de certa idade é possível de ser absorvido, tornando-o convidativo mesmo para adultos. É uma história que trata sobre os problemas de integração entre adolescentes – e especificamente sobre as garotas e sua entrada na adolescência, a descoberta do amor, etc. e tal – no meio social. A força da personagem Kiki está além da sua apaixonante doçura, mas no seu crescimento a partir do percurso que ela tem de percorrer e o fato de ter que encontrar dentro de si mesma a força necessária para resistir e ultrapassar certos obstáculos que aparecem em sua frente. E também ganhar confiança própria, compreender as mudanças físicas e mentais que ocorre nessa faixa etária. Miyazaki pode não ter se preocupado em elaborar mensagens profundas ou lições de moral, mas talvez por isso seja tão leve e gostoso acompanhar essa personagem (dentro do contexto de uma história que não é pretenciosa, quer apenas ser puro entretenimento), pois o seu desenvolvimento narrativo é interno, e não baseados em conflitos externos.


Olha só quem apareceu por aqui! Pode até ser que realmente tivesse opções melhores, mas Charlotte é uma das personagens mais importantes de Madoka, mesmo com apenas uma pequena participação. E com essa participação, acabou se tornando umas das bruxas mais notórias da atualidade, ganhando um apelo comercial assustador, e virando meme na internet. E há quem nem ache ela bonita, hein. Como não shippar Charlotte com a Mami? Não dá, elas foram feitas uma para outra!

Há muitas histórias interessantes [criadas por fãs] envolvendo a Mami e a Charllote, vocês deveriam procurar, e então entender o porquê da Chartolle ser considerada uma personagem moe, embora se você se lembrar da primeira forma dela, já é o suficiente para entender. Ela é a Bruxa Sobremesa, e como visto no emblemático episódio 03, embora possa criar qualquer espécie de sobremesa, ela não consegue fazer o queijo que ela mais ama. Há teorias entre os fãs, como visto na imagem acima, onde aparentemente ela estaria olhando para os cachos de cabelo da Mami, onde o primeiro cacho se assemelha bastante a um queijo. Seria este o motivo de Mami ter perdido a sua cabeça? Charllote é comedora compulsiva, e especula-se que ela sofria de bulimia nervosa.

Explico, no Guidebook line da série, é dito que a mãe de Charllote estava doente, e que adorando guloseimas como queijos e doces, muitas vezes quis compartilhar com ela, que provavelmente rejeitava ou logo após ia correndo pro banheiro enfiar o dedo na boca. Poxa, faz certo tempinho, mas vocês se lembram de que as bruxas eram garotas comuns, antes de serem abordadas por Kyuubei, certo? Então, num intervalo de tempo no episódio 03 onde não acompanhamos de perto o Kyuubei, ele teria abordado ela, que num momento de emoção, desejou comer um último pedaço de bolo com sua mãe. Logo após sua mãe ter morrido, ela percebeu que poderia ter desejado pela recuperação dela, e acaba tomada por sentimentos obscuros, escurecendo sua Soul Gem e se tornando uma bruxa. História triste, né? Esse é um dos motivos de Kyuubei ser tão odiado, pois ele se aproveita dos momentos de instabilidade emocional das garotinhas para alcançar seu objetivo tão nobre.

Charllote tem uma origem obscura e repleta de vacuos, e por isso é apaixonante. Adoramos aquilo que não conhecemos, não é mesmo. E poxa, ela e a bruxa dos doces, como não gostar? Eu adoraria ter vários apetrechos com o rosto dela estampado. Charcharcharcharcharcharlotte!

Beatrice Castiglioni (Umineko no Naku Koro ni)

BEATORIIIICHEEEEEEEE!!!!!!!! Aaaahhhh, a minha querida BEATROLL~! Não poderia faltar na lista de forma alguma. Apesar de Umineko está infestado de bruxas magnificas, Beato é a minha preferida por diversos motivos, um deles é sem dúvida o seu espírito sádico, de se divertir e tirar uma onda com todos aqueles que ela considera estar num nível inferior. Brincar com a dor alheia repetidas vezes e se divertir com as reações da plateia, são um estilo de vida que ela domina. Todas essas maldades, e o fato de se divertir com a tragédia, somado a interpretação verborrágica de Sayaka Ohara, que parece ter interpretado a personagem com sua alma, foram motivos suficientes para que me encantasse.

Melhor ainda foi descobrir que, além de toda a peculiaridade de Beato, ela possuía um background tão bem construído, e que todas as suas ações eram justificáveis. Desenvolvida belamente por Ryukishi07, Beato é pura montagem, mas uma montagem construída com primor, estando longe de ser a personagem vazia que parece, caso tenha se acompanhado somente o anime [uma característica de Umineko é à força de seus personagens, principalmente as femininas]. BeaTroll, Moetrice, e outras diversas brincadeiras que inundam o fandom, provando que o carisma da Bruxa Dourada e sua ideologia, fora absorvida pelos fãs, tornando uma das personagens mais celebres dos memes na internet acerca de anime related. Oh DESIRE.

Ichihara Yuuko (xxxHOLiC)

Eu acho impressionante como essa personagem conseguiu, rapidamente, se tornar uma das mais queridas do CLAMP, talvez só perdendo em popularidade para a Sakura. Yuuko é a “Bruxa das dimensões”, dona de um carisma ímpar, de atitudes sarcásticas e às vezes imaturas, mas com um olhar melancólico indefectível. Seu look é incrível, todo capítulo/episodio ela mostra um visual diferente, e nunca repete nenhuma peça de roupa. Nunca. O CLAMP simplesmente se superou, porque Yuuko é sempre muito fashionista e seu look é ricamente detalhado, seja casual ou formal, esbanja charme. Me vi várias vezes desejando algo que ela estivesse vestindo.

Sua própria existência está ligada diretamente aos eventos de outra série do grupo, Tsubasa Reservoir Chronicle, mas ainda que seja possuidora de um background tão rico ao lado de figuras como Clow Reed, ainda há bastante mistério em torno da personagem. Mistério que permanece afligindo o peito de muitos de seus fãs, após o suposto final de HOLiC.

Ainda que o anime tenha sofrido alguns problemas na produção por ter sido feito por um estúdio diferente de sua série irmã, o que de certa forma estragou a dualidade com Tsubasa Rservoir Chronicle, e mesmo inconclusivo, ainda se pode tirar bastante da experiência de se assistir a série animada. Entre outras coisas, principalmente pela dublagem de Sayaka Ohara, que deu vida à personagem de uma forma genuína. Mesmo quando leio o mangá, na minha mente, a voz de Yuuko é aquela do anime, que se assemelha tão bem à sua personalidade. O carisma de Yuuko no anime, pode ser creditado a essa interpretação de Ohara. O mais incrível de uma personagem como a Yuuko, é o fato de mesmo não tendo um desenvolvimento extremo, ela não parece ser vazia em nenhum momento, e conseguiu criar um laço afetivo enorme com sua audiência. Ela consegue transpor a figura arquétipa e ser uma personagem incrivelmente humana. E este é o seu charme. Sua relação com Watanuki é tão crível, que é difícil não se emocionar com o desfecho do mesmo. E isso é algo só possível de se entender, lendo ou assistindo a série.

Yuuko não se tornou meme, mas sua persona é respeitada na internet e no imaginário coletivo de quem a conhece, isso porque sua tridimensionalidade, além do fator humano, está na identificação. Sua sabedoria, e frases de efeitos, continuam sendo propagados pelos fãs, afinal, qual é o fã já iniciado e conectado com essa cultura de uma forma que extrapola o apenas “assistir”, que ainda não conhece essa frase: “Neste mundo não existem coincidências. Há apenas o inevitável”

Bônus: Blair (Soul Eater)


Por quê? Porque ela é a Cereja Girl de Soul Eater. O único motivo válido de Soul Eater Existir!

Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook ou será punido com travessuras!