sábado, 24 de novembro de 2012

Comentários: Robotics;Notes #07 – Thank You Berry Much


Quase na metade, e a série está quase chegando nos momentos em que todos aguardam ansiosos.

Enquanto assistia os primeiros minutos de Robotics;Notes, vendo o estado de estagnação dos personagens, fiquei pensando comigo: não, por favorzinho, não retorne ao status quo. Por que eu realmente fiquei com essa nítida impressão, com o Subaru se afastando novamente, Kai só se interessante por sua rotina monótona, e Aki mais uma vez tendo que ser um motorzinho. Ufa, infelizmente não foi isso, a trama continua se desenvolvendo lindamente e as múltiplas tramas se conectando.

No episódio passado, eu acabei confundindo Kagome Kagome com outra música um tanto similar de Chaos;Head. E como eu pensava ser apenas uma referência aleatória, eu não poderia estar mais equivocada. Ela parece que irá desempenhar um papel importante dentro do enredo. Fico pensando se o plot não é realmente parte da mitologia dessa enigmática canção. Kagome Kagome é um jogo infantil, onde um jogador é designado para ser o “oni”, ou seja, o demônio, enquanto as outras crianças ficam com os olhos vedados andando em círculos e cantando a canção. Seria bem interessante, porque este episódio intensifica ainda mais as suspeitas de que a Misaki, irmã da Aki, é a peça central desse mistério. O que eu imagino, é que ela seria o tal “oni” da canção. Estou viajando? Talvez, mas a canção descreve uma mulher atormentada, além de fragmentos como “Aurora”, incapacidade de ver a luz, e- Ok! Vamos parar por aqui. O chá de cogumelo tá hardcore, embora essa seja uma das características que as séries do ponto e vírgula despertam em mim que eu mais gosto.


Os pontos que mais me chamaram a atenção aqui... além da Fraundere numa dublagem que é um verdadeiro orgasmo auditivo na voz de Kaori Nazuka – Eu já disse que tenho uma queda por essas dubladoras que possuem uma voz toda machinho? E a Nazuka faz umas personagens bem nessa vibe: Tsukasa Ayatsuj (Amagami SS), e Shizuku Sango (Kämpfer für die Liebe). Mamoru-chan, não fique enciumado, por favor! Eu ainda te amo.

Ok, cof, cof. Voltando a racionalidade. Eu gostei muito dos flashbacks do Kai com relação à Misaki, principalmente o ponto onde fica evidente o motivo de ele ser tão a parte com relação aos sonhos de Aki em dar vida ao Gunvarrel. É um sonho que ele distanciou aparentemente por causa de Misaki, pela qual fica obvio toda a admiração dele. Eu sei, e isso não é spoiler, que em algum momento esse sonho irá despertar novamente dentro dele, e acredito que esteja muito perto.

Frau e Kai estavam demais naquele cafofo dela. Muito se comenta da química entre Aki e Kai, mas isso parece ser geral. Os personagens como um todo possuem certo carisma, ainda que possam não agradar alguns logo de cara, o entrosamento entre eles possuem um timing que podemos dizer ser o ideal. Como isso é possível num desenho animado? Bem, em atuações com atores reais, tudo depende deles mesmos, e em menor grau do texto. Nas animações, também o texto precisa ser escrito de uma forma que essa interação soe natural e que os diálogos fluam num bom timing. E claro, uma direção eficiente maximizando todo esse potencial. Pelo que podemos ver, a Frau também forma um elo em torno do enredo principal, girando em torno do mistério do último episódio não exibido do Gunvarrel. A equipe foi assassinada, e a diretora, sua mãe, está desaparecida – Sendo vista pela última vez na ilha. TCHARÃÃÃ!!!

Claro que tinha que ser naquela ilha. E não duvido muito em que os principais eventos envolvendo a todos os personagens, tenham acontecido invariavelmente no mesmo período. Será que os problemas familiares de Junn e Subaru, também tenham uma conexão com esses eventos? Eu percebo um certo padrão ai, onde tudo é desencadeado por uma paixão pela robótica, que fizeram muitos verem robôs de uma forma não muito apreciável. Seja como for, Gunvarrel é o centro dessa trama.


R;N tem trabalhado bastante com essas chamadas lendas urbanas, não? Acho bem interessante a forma como isso vem sendo usado para o enredo. Estranhas aparições de uma garota misteriosa nos arredores da escola. Uma canção infantil repleta de teorias obscuras. Equipe de produção que morre durante a gravação de um programa. Já vimos isso antes. E também temos eventos que foram revelados pela NASA apenas nesse ano de 2012, sobre estranhos incidentes naturais previstos para os próximos anos ao redor do globo, assim como uma anomalia envolvendo o Sol. Não é difícil para a equipe da 5PB. ter conseguido essas informações de bastidores, antes que se tornassem publicas, já que tanto a JAXA, como a NASA é creditada nos créditos finais. Mais teorias de conspiração? Não é pra tanto. Mas explica o porquê daquele aviso  que aparece antes de todo episódio.

Falando em NASA e JAXA, vejam só quem apareceu. Até que enfim, o primeiro crossover realmente verdadeiro entre séries ponto e vírgula. Quantos aí conseguiram reconhecer ela? Sim, estou falando daquela garota no final do episódio, com a turma do MIB. Ela é a Nae Tennoji de Steins;Gate, filha do MR. Braun. Como essa garota cresceu, hein? Ela estava parecendo uma Rounder (lembram disso em Steins;Gate?) naquele terno e com aqueles agentes em torno dela. Vale lembrar que, R;N está na divergência de tempo original de Steins;Gate, então ela não presenciou todas aquelas loucuras e não precisou viajar no tempo para vingar seu pai (não foi mostrado no anime, uma pena), logo ela está perfeitamente lúcida. Infelizmente, já que eu adorava a Nae Yandere psicótica assassina.

E bom, agora ela faz parte da JAXA, e agora que a empresa antagonista finalmente entrou em cena, estou no puro nervo aqui para conferir o próximo episódio. Só pra fechar, eu não acho que a música Kagome Kagome, tenha qualquer ligação com essa organização. Pelo contrário. No mais, esse episódio teve uma execução maravilhosa, que soube valorizar os pontos importantes do enredo. A screentime dessa série é muito boa, dando chance para vários personagens brilharem. Mesmo a Aki e a Juun tendo aparecido pouco, elas conseguiram se destacar. Principalmente a Aki. E o velhote roqueiro é simpática, haha

 Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★

Curta o Elfen Lied Brasil no FaceBook!

***

E falando em Steins;Gate, enfim liberaram o segundo trailer, é que bem mais substancial que o primeiro. Dá pra ver que o bagulho tá bem tenso e o doki doki da Kurisutina está sangrando. Bem, ao menos é isso que ela diz ali no finalzinho. Estou mega ansiosa por esse filme, principalmente porque será uma história original, provavelmente contento extras do game que não foram utilizados no anime. Afinal, com todos aqueles saltos temporais de Okarin, o que aconteceu com as pessoas que ficaram pra trás? E a Kurisu? E se ele não tivesse saltado para a Steins;Gate? Dãdãdãdãdãã! Diversos momento s da história simplesmente a perdemos de vista. O bacana de histórias sobre viagens no tempo, é que um detalhezinho, pode mudar todo o futuro.


***