segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Comentários: Sword Art Online #20 – General of the Blazing Flames


Estou sem reação. Um verdadeiro tapa na cara dos haters, que pensavam que se tratava apenas de um enrolation.

"Pessoal, guardem suas espadas!"


- Eu fiquei rindo de satisfação, tanto que voltei essa cena algumas vezes. Kirito foi incrível, me arrepiei toda com aquela voz viril. De macho! Acho que é por comentários assim, que as pessoas associaram a minha imagem à SAO, inclusive a @___edge me mandou essa linda imagem. Fiquei babando, queria encomendar pra forrar a minha cama. HHNNNGGGGG


Uns dias atrás, o @XILFX andou comentando sobre o fenômeno Sword Art Online em seu blog, e fiquei pensando sobre o que ele disse com relação ao fato de se tratar de um clássico moderno. A cara do público atual de animes. E até que concordo bastante com a afirmação. Mas é bem “clássico”, entre aspas, né!? Tem grandes chances de vir a se tornar um, tal qual é Saint Seiya (CDZ), onde ninguém entende algo tão simples do porque é um clássico, e porque raios tem tanto fãs, principalmente [e de forma significativa] no ocidente. Da mesma forma que Saint Seiya é o retrato de uma geração, SAO tem grandes possibilidades de ser a cara dos anos 2010.

Mas deixando esse blá blá blá de lado, vamos falar sobre o episódio 20, que “conclui” uma importante trama de Alfheim Online, que agora entrou definitivamente na reta final, podendo o Seiy-, digo, o Kirito, se concentrar na complexa missão de salvar Ath....cof, cof, eerhm... salvar Asuna. Poucos se tocaram da astucia de Asuna, que se libertaria sozinha da gaiola, e o desfecho dessa saga segue indefinido. E você achando que o autor era previsível  com essa história de princesa em perigo.... Tá, tudo bem, meio previsível para os mais atentos que essa reviravolta aconteceria, mas é só um pequeno detalhe num episódio onde se destacou a força da animação de SAO, a complexidade daqueles personagens, e as reviravoltas do roteiro que fora manipulado orquestralmente por Reki Kawahara – Além de contar com uma adaptação fidelíssima de Naoki Shoji e uma direção afiada de Tomohiko Ito, o diretor revelação do ano.


Eu adoro como o plot de SAO brinca com o meu cérebro. Este episódio foi instigante, inquietante, repleto de mistérios, politica e diplomacia. Foi praticamente uma aula sobre o conflito entre raças. Destaque para os PLOT TWISTS que me fizeram ir à loucura enquanto assistia. A luta foi incrível, e um tanto quanto complexa no meu entendimento. Não foi apenas uma luta batida de clichês, rasa e desinteressante visualmente – Não, não! Foi um combate denso e altamente técnico, que me fez morder os lábios e soltar gritinhos nervosos. Teve um momento onde achei que Kirito fosse ser esmagado e outro em que ele simplesmente desaparece do nada – Eu fiquei completamente sem reação, mas aí minha cabeça explodiu quando descobri que não passava de um plano sagaz do Cavaleiro Negro misterioso. PUTAQUEPARIU VAI SE FODER. Que cena foda! Ele acabou com seu rival de uma forma inimaginável.

Esse foi sem dúvidas um dos confrontos mais épicos de SAO. Óbito? Tobi? Naruto? O melhor mindfuck foi este, onde descobrimos o verdadeiro motivo de Kirito se envolver num conflito aparentemente aleatório, quando a pessoa que mais lhe importa na vida está sendo feita de refém.

Ainda que essa luta tenha sido incrível, a força do episódio está no contexto politico dessa trama e a forma como ela se conecta com o plot principal. Reki Kawahara é um gênio, eu estou até agora tentando decifrar a importância dessa trama para os eventos futuros. Ele não deixa nenhuma pista visível, e essas tramas desconectadas e fragmentadas parecem esconder o grande segredo de Alfheim Online. Não pensem que se trata de mais um Zelda, onde o segredo é salvar a princesa no final. Tá mais pra Minecraft – Peças complexas, que quando alinhadas, formam o verdadeiro significado do enredo.

Momento de muita tensão
TENSÃO

TEN-

Particularmente, o que me chamou a atenção aqui foi à importância designada às personagens femininas. Todas desempenharam um papel vital dentro do contexto dessa trama. Ainda não descobri qual a função delas, mas creio que façam parte do enigma da série, assim como o motivo de duas pessoas logarem no sistema para fazerem parte do harém de um governador, onde suas funções basicamente consistem em ficarem sentadas, o acariciando. Acho que deixei passar algum detalhe, assistirei mais uma vez. Enfim, no próximo a história vai começar de verdade, AGORA VAI!!


Avaliação:

Curta o ELBR no FaceBook!

***

"Você não parece tanto uma garota"

WTF Kirito? Não se diz isso nem para uma tomboy. Nem pra garota mais masculina do mundo! >_<

PLOT
CHARACTER DEVELOPMENT

BUILD UP
PLOT-DRIVEN