domingo, 23 de dezembro de 2012

Comentários: Robotics;Notes #11 – 1 Minuto Para o Fim do Mundo


O último episódio antes do hiato.

ERROR.

A verdade é que Robotics;Notes, para a felicidade dos seus poucos apreciadores, ainda tem mais um episódio pela frente (mas o countdown diz que não, só daqui 2 semanas. Vamo esperar pra ver). Enquanto Psycho-Pass terá um hiato por volta de duas semanas, R;N será de uma semana. O conceituado bloco noitaminA está vindo com algumas mudanças significativas para 2013, que deixará de ser exibido às quintas, e passará para as madrugadas de terceira feira. Este ano ele também veio com então animes de 12 episódios (Sakamichi no Apollon), quebrando a tradição de ser sempre 11, ou 22. Tá praticamente uma CW Television alterando a grande de suas séries mais *cultuadas* em busca de melhor audiência. Será este os últimos esforços para o bloco se manter vivo? O fato é que ainda é uma boa vitrine, e ano que vem terá uma pausa de um cour inteiro reexibindo Katanagatari; parece-me uma boa jogada de marketing agora que a série está migrando para o disquinho azul e exibição na tv sempre gera um boost bacana nas vendas.

owwnn, assim fica difícil não shippar

MÃÃÃS, vamos falar de coisa boa. O que foi este episódio de R;N? Não é o que eu chamaria de CÁOTICO, mas foi intenso o bastante – Principalmente levando em conta a natureza da série. Ainda assim eu tenho os meus pitacos para dar; Pohan, o argumento é excelente, e eu o sinto subaproveitado com essa narrativa tão morna. Faltou aquele temperozinho para dar um sabor especial ao plot que acabara de ser revelado. A forma como a narrativa se constrói na primeira parte sem dúvidas não ajuda para que o impacto da segunda metade fosse mais significativo.

Dito isto, eu gostei desse episódio como um todo, mas veja só; acabei me envolvendo mais com a primeira metade, que gira em torno de Frau e Kai. A relação entre esses dois está sendo desenvolvida de uma forma tão envolvente que eu acho melhor a Aki se cuidar, porque em termos de casais eles estão bem melhor. O timing entre eles é excelente e as tiradas da Frau....AAAHHHHH A FRAU BROW!!!!!!!!!!!!!! Eu já estou quase montando um altarzinho para ela (!!). A vontade sempre que abro editor pra escrever essa coluna, é de sair dando quotes em boa parte das falas dela; “Isso é muito hardcore”. A eloquência e maneirismos da personagem é algo que me fascina em todos os episódios e me faz soltar sonoras gargalhadas. Por isso que, mesmo com todos os “problemas” (SIM, EM ASPAS) óbvios de estruturação e execução, assistir R;N é sempre uma experiência muito divertida – Como comentei no último texto, muito por estes personagens.

ONII-TCHAN hhnngggg kauaiiii dexu

Há alguns episódios atrás, eu comentei vagamente sobre os Illuminati e sua relação com a série – A até então de trilogia de “aventuras cientificas” do 5pb. tem o mérito de pegar todo o misticismo em torno dos Illuminati e desenvolver os enredos de suas séries de uma forma que soa muito familiar; afinal, viagens no tempo, conspirações, multiversos, fim do mundo, se configuram de forma latente no imaginativo popular, principalmente de quem é conectado com a rede.

O Comitê dos 300 é a personificação dos Illuminati dentro da série ponto e vírgula. Como sabem, há várias referências às empresas reais, fóruns, e personalidades, mas algumas vezes com algumas alterações nos nomes. Bom, acredito que por mal planejamento, muitas referências acabaram à própria série ponto e virgula acabaram sendo cortadas em Steins;Gate, mas acredito que já esteja obvio que o Comitê dos 300 possua uma teia de relações com seus membros infiltrados em diversas empresas (é uma coisa boba, mas eu achei um máximo a citação da Frau à SERN). Inicialmente, eu cheguei a pensar que a Misa era parte do Comitê dos 300, mas não, na verdade ela faz parte da Exoskeleton, que assim como outras empresas citadas no episódio, possuem ligação com o Comitê.

O objetivo do Comitê dos 300 é eliminar uma parcela significativa da humanidade, como já vimos, e enquanto a Suzuha batalha contra eles no futuro alternativo de Steins;Gate - Boukan no Rebellion, nesta linha de tempo eles querem, basicamente, usar a tecnologia para imprimir consciência humana em robôs (aceleração neural/desaceleração) – Isso enquanto se aproveitam da distorção solar [um fenômeno natural] para manipular os governos a comprarem a produção em massa de robôs produzidas por estas empresas de robóticas aliadas, uma vez que estes representam a única esperança para evitar a extinção da humanidade. Interessante. É um projeto um caro, e para eliminar boa parte da raça humana, o projeto precisa estar presente em diversos governos. Em suma, eles estarão comprando algo que irá destruí-las. Tão sádico, rs.


Claro que se trata de uma jogada esperta, o doutor Kimijama que também estivera envolvido no projeto, descobriu sua natureza real e foi silenciado. Eu estou supondo que a mãe da Frau sofreu o mesmo destino, ao fazer a descoberta e tentar repassa-la através do ultimo episódio do anime de Gunvarrel. E sim, os 3 principais jogadores rankiados no Kill-Ballad, mortos a cerca de 1 ano, também o foram pelo mesmo motivo, muito provavelmente. Agora, o porquê de eles continuarem a usar suas ID’s é algo que ainda é difícil de teorizar, embora eu imagine que seja para se manterem infiltrados na rede. Devemos lembrar que essas empresas possuem diversas conexões. E pela desconfiança de Kai sobre o movimento de golpes de um desses jogadores mortos lembrarem muito a Misa, é bem provável que seja ela observando.

Eles só não contavam que o storyboard do episódio final de Gunvarrel vazasse, e como se trata de uma replica perfeita do projeto da empresa da Misa-nee, estão todos alarmados e o próximo episódio promete pegar fogo! O motivo de a Misa responder para o seu superior imediato que ela mesma quer cuidar deste caso, não pode ser outro a não ser o fato de que ela é uma agente dupla infiltrada. Ela sabe demais, e acredito que a sua jogada é querer evitar sozinha que este plane avance. Mas é quase certo que isso não vai dar certo e logo ela estará em apuros, principalmente com Kai agora irremediavelmente envolvido. Ele não dará ouvidos a ela e isso catalisará bastantes conflitos.
Eu estou bastante ansiosa para o próximo, principalmente porque Misa está indo para Tóquio, exatamente o lugar onde Nae também está se dirigindo. OH MY GOOOOOD!

Esse episódio fez a minha cabeça latejar. R;N ao contrário dos antecessores, está sendo uma narrativa-não sequencial (há várias cortes abruptos, como o monopólo no episódio passado, e os flashbacks) com uma miríade de subtramas e personagens secundários desfilando ao longo da série de uma forma onde todos e tudo vai se interligando/interagindo por fios diretos. E eu acho isso muito louco!

Mais louco do que isso é a forma como essa gente usa o misticismo popular dentro da série. John Titor, as teorias de conspiração que povoam a interwebzzzzzzzz com relação à CERN e como eles interligam isso com o temática otaku no japão através das comunidades virtuais. UUUURRRGHHHHHH OLOKO! Eles devem pesquisar pra caralho. Principalmente em R;N, onde eles precisaram até mesmo do auxílio direto da JAXA.


Vocês notaram a referência à Evangelion? Eu confesso que notei somente a primeira. No esboço do episódio final de Gunvarrel, podemos ver todo o “Projeto de domesticação humana” do Comitê dos 300 ali. A foda toda é a metáfora usada. Assim como Gunvarrel, Evangelion era exibido nas manhãs de domingo japonesas. Hideki Anno então resolveu mudar todo o projeto e dar um final diferente do planejado originalmente para a sua série, produzindo um episódio extremamente difícil e recheado de simbolismos, que chocou a audiência. Então, quando você vê a Aki chorando daquela forma, é meio que a metáfora daquilo que realmente aconteceu. E Aki é uma fã hardcore, ela realmente ama aquele anime, como muitos na época também eram. Inclusive, este episódio de Evangelion gerou alguns protestos.

O segundo ponto que me passou despercebido, e que eu só fui pegar graças à observação sagaz de um usuário do MAL, é com relação ao cronometro (observa a ilustração abaixo) inserido por um grupo de usuários do 2chan alarmando a sociedade de que resta apenas 75 dias para a explosão final MUUUHAHAHAHAHAAHAHAHA!!!

A imagem abaixo corresponde à Evangelion

Bom, eu só fiquei boiando na questão de como eles vão usar todos aqueles robôs, para fazer com que um simples fenômeno natural que não deveria causar grandes danos, provoque a extinção em massa de cerca de 80% da população mundial e assim eles instaurar a distopia. Eu até tenho ideia, claro, os monopólos vão desempenhar um grande papel nisto, e tudo o mais envolve a manipulação do campo magnético estelar, acelerando as partículas solares à velocidade da luz e assim, desencadeando a grande “explosão”.

Mas eu quero ver o passo a passo explicado na série. Bom, acho que não restam duvidas de que grupo Exoskeleton está indiretamente envolvido no incidente anêmona anos atrás, que acabou envolvendo também a Misa. Ah, deixe eu dizer que achei formidável a ideia do Kimijima em usar puzzles tão bobos. É algo que qualquer desenformado não levaria a sério para poder ter acesso aos relatórios, o encarando apenas como um trote. Enfim, ótimo episódio onde as explosões da Frau seduziram, tenho certeza, boa parte de quem assiste este anime, mas também um episódio onde o Kai também se destacou, assim como a Misa. Eu tô com muita vontade de ver mais sobre esta personagem, ela me parece bastante forte. Até o próximo episódio duhuhuhu...

 Avaliação: ★ ★ ★ ★

Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook!

***


>O que houve com esse character designer neste episódio? Em diversos momentos ele ficou bem inconsistente.

> KPDOKAPDOAKDPOADKAPD agora sabemos o que a Frau quando está sozinha encoberta pela escuridão! Sim, você também faz isso ~_^

> FANSERVICE DETECTADO

***