Na verdade o título do episódio foi "Sombra Transparente"... Isso pode ter tantos significados.
Este episódio revela uma faceta muito interessante do Butcher; a de se incorporar nos personagens e tecer sua visão do mundo. Politica, moral, religião, relacionamento, ideologia, sociedade e etc. Em alguns pontos, fica muito obvio que ele está discursando sobre a sua verdade, não apenas criando entretenimento, dando vida ao personagem. A prolixidade do embate verbal entre Saber e Kiritsugu em Fate/Zero, o lacónico diálogo entre dois adultos que Sayaka presencia num trem, em um dos episódios mais obscuros de Madoka Mágica, são alguns dos melhores exemplos, e com o Butcher acontece com frequência.
Neste episódio isto fica caracterizado nos diálogos entre
Kougami e Saiga, é evidente que é mais do que apenas dois personagens traçando
suposições para chegar à um suposto local onde um terrorista irá agir. É quase
uma alegoria de pensamentos críticos com relação ao Japão contemporâneo, e isto
se revela no próprio argumento de Psycho-Pass, que traz um sistema socioeconômico
falido, um declínio populacional, o isolamento do estado, um governo falho frente
à uma população anestesiada que assiste passiva ao declínio de seu país. Parece
haver certa ironia na forma como no Japão de PP, os assintomáticos são
alienados e até esquecidos [ao menos que criem caos à sua volta], mas são eles
que ditam as regras. Entendem onde eu quero chegar? Quem acompanha, mesmo que a
certa distância, a situação sociopolítica japonesa, não terá dificuldades em enxergar
este paralelo, e como o país parece estar à mercê de seus filhos esquecidos, ou
melhor, otakus. Desde o inicio que a ilha de PP e o seu enredo parece girar em
torno destas questões do Japão contemporâneo, e este episódio tratou de tornar
isto algo obvio.
É uma escrita que definitivamente torna PP pouco digerível em
diversos momentos [como todos os diálogos do episódio entre Kougami e Saiga],
até mesmo corta o ritmo ao optar por uma linha subjetiva, quando a trama vinha
de um efeito montanha russa, no sentido
alucinado da expressão. Mas não dá pra negar que são diálogos inteligentes e encadeados
com pericia, no sentido literal do dicionário: Ligação de coisas da mesma
natureza ou que têm entre si certas relações, onde o inicio e o fim de uma
ponta se atrela ao processo seguinte.
Todo o processo de ideias desencadeadas pelos diálogos entre
Kougami e Seiga tratou de caracterizar, até de forma axiomática, a relação
conflituosa entre os opostos que se atraem [Kougami e Shougo], que não se resume,
não mais, apenas à uma vingança; é uma questão de orgulho. Assim como também
confirma e amarra algumas pontas soltas, como por exemplo, a questão da
alimentação. Oras, num país industrializado, fechado e com baixa densidade
populacional, além do espaço físico já restrito e agora em parte tomado pelas
águas, como aquele, a alimentação definitivamente não teria logica ser do modo
convencional, embora haja exceções. Ainda tem outras pontas soltas que precisam
ser amarradas, e estas não são tão obvias, mas todo este processo elucidativo
de Seiga e Kougami, para chegar à resposta final, foi impressionante. Um
trabalho muito bom de caracterização [de mundo e personagens] necessária, que
também leva ao passo seguinte do enredo. Um pouco enfadonho, no entanto.
Falando em caracterização, PP é uma série que, apesar de
conter diversos pontos em comuns com outras do Urobutcher, possui uma pretensão
muito acima do produzido por ele. Diálogos pretensos são algo que você sempre,
sempre vai encontrar em qualquer obra dele, só que aqui ele está aproveitando
para expor todo seu conhecimento filosófico com certa verborragia. Eita!! Deixaram
o Butcher soltinho! Ele realmente exagera algumas vezes e pesa a mão, mas as
referências literárias como contextualização à Shougo se mostram sempre assertivas.
Shougo é pretencioso, culto, sabe como transformar as palavras numa arma capaz
de desarmar até mesmo o conceito do Síbila encarnado no avatar de Kasei. Do
tipo que citaria Balzac e Dostoiévski numa discussão, com a expressão facial mais
blasée do mundo. O ponto onde Saiga
pergunta à Kougami como Shougo interpelaria a conversa, foi simplesmente formidável
quando este relaciona seu rival à Max Weber e Jeremy Bentham (e também à Far...Far...Far o quê mesmo? lol).
Jeremy Bentham (ele
foi referenciado em Lost também, alguém se lembra?), basicamente, pregava
uma nova constituição para o país, com reformas politicas e sociais. Já Max
Weber, vale ir um pouco mais além. Algumas vertentes acreditavam que o
desenvolvimento do capitalismo e da revolução industrial estava ligado
diretamente à predestinação. Algumas religiões protestantes ensinavam que Deus
predestina indivíduos para a salvação. Max Weber diz: “A pergunta ‘sou um dos eleitos?’
mais cedo ou mais tarde deve ter ocorrido a todo crente.” – A crença no
destino impele alguns a ações radicais. Na Segunda Guerra Mundial, aviadores
japoneses suicidas criam no kamikase, ou “vento divino”. A própria ética Samurai
foi um dos agravantes para a tragédia que foi a Segunda Guerra Mundial para a
população japonesa [e o filme “Túmulo dos Vagalumes” retrata bem isso – Ah,
como eu chorei neste filme...]. Em essência, é Shougo acreditando ser aquele
que irá guiar as ovelhas à uma nova era, não importando na possibilidade de se
sacrificar no processo.
E bom, vamos falar das duas sequências que eu mais gostei no
episódio. Ginoza e toda a sua frustração. No fundo, no fundo, ele se sente
inferiorizado, como disse, ele está sendo deixado para trás por todos. Sua
agressividade com Akane realmente sempre esteve arraigada naquele sentimento
ruim de inveja, quando você vê seu parceiro mostrando um potencial superior ao
seu. Vai um pouco mais além: Frustração. Essa palavra resume o que o Ginoza
está sentindo e o porquê sua matiz ganha contornos cada vez mais escuros, ao
ponto de a DESGRAÇADA da Kasei observar de que ele já está perdido, mas ainda
serve como peão [na captura de Shougo e Kougami]. Frustração ao ver que Akane
mantém sua matiz sempre estável, enquanto ele passa por situações semelhantes à
dela e é o único a ser punido pelo sistema. Frustração e rancor por seu pai ter
escolhido seu idealismo em detrimento da sua família. Frustração e sensação de
que foi traído ao ver seu, talvez único, amigo, tomando os mesmos rumos que seu
pai e o abandonando [mais uma vez]. Imagino que isso tudo venha se acumulando
no Gino desde que Kougami foi rebaixo de inspetor à justiceiro, com velhos
conflitos vindo novamente à tona depois disso. Só eu senti que esta explosão
emocional foi o derradeiro momento para ele? Não me espantaria que no próximo acontecesse
o KBOOMMM!!!
E Akane? Novamente o Butcher não me decepcionou, e mesma a
pequena aparecendo pouco, foi o suficiente para que fosse impactante. Seu
momento com a Shion foi um dos mais lindos e delicados da personagem. E que
atuação maravilhosa da Kana Hanazawa, que conseguiu entregar muita veracidade
nas lágrimas contidas de Akane. O Butcher pode não nutrir fascínio por romances
açucarados, mas sabe como retratar toda a beleza melancólica de um pôr do sol.
Sim, junto da explosão de Gino, este momento com a Akane foi
o que mais curti no episódio, que termina num cliffhanger ALUCINANTE!!! PUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUTZ eu
geeeeeelei toda quando enfocaram nela sozinha à noite no escritório. Mil coisas
começaram a surgir em frações de segundos na minha mente. E quando aquele drone
se aproxima então, e abre, exibindo uma Dominator pré-programada, eu fiquei numa
frisson tão louca que até tive pesadelos durante a noite. NÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOO, NÃO
PEGUEM A AKANE, NÃO TRANFORMEM ELA NUM CYBORG DEMONIACO, NÃÃÃÃOOOOO uuurrgghhdhddsswjdjaf
açooes92 <<< Assim!! Bem, a Akane realmente se mostrou predestinada e
sua construção [que muitos criticaram], agora eu tenho mais certeza ainda, será
o que a levou à este desfecho. Sim, sua natureza assintomática, que, está
diretamente ligado em sua forma de agir e se portar. Eu só não queria que essa
natureza dela fosse algo biológico e pré-programado, mas imagino que agora ela
receberá alguma proposta do Síbila (como
puderam ver, se comunica com o avatar através de um link neurotransmissor. Nada
de uso coletivo da simbiose, que é a Kasai – Que no momento é utilizada por um cérebro
muito afetado e menos competente que o Touma), mas que proposta é essa? A)
Se tornar parte do Síbila B) Ela já
é parte do Síbila, de alguma forma C)
Uma revelação inesperada – Só pode ser uma dessas opções, façam suas apostas!
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★
***
> Okay, isso foi muito bacana, mas me deu um aperto no peito, como se essa lembrança fosse um mau presságio.
> Esse jogo de luzes e sombras, com pouca iluminação, parece
querer ressaltar a atual condição de Ginoza, que já se encontra parcialmente
nas sombras. Lembra daquela conversa entre Kougami e Masaoka, sobre ser tragado
pelo abismo? Essa conversa era inspirada na ideia de Nietzsche de que, ao nos
defrontar com o abismo, temos três opções: recuar, diante do eminente perigo;
avançar, e se perder na imensidão do abismo; ou avançar, e alçar voo de águia.
A primeira opção é a de um ser amedrontado, vive a fugir de tudo, inclusive de
si mesmo; a segunda denota uma ousadia a partir do susto e do desespero diante
do abismo; daí brotam as duas saídas restantes: avançar e se esborrachar, ou
seja, se perder totalmente na caoticidade do mundo; e a outra representa enfrentamento e equilíbrio. Sabemos que
Ginoza vivia amedrontado em defrontar o abismo, e agora parece que ele enfim
escolheu a segunda opção, a mesma de Kougami. E ao contrário de Akane, ele não
vai encontrar o equilíbrio...
>A Shion recentemente ganhou tem ganho a minha empatia. Ela
sempre foi deslumbrante, né? Olha só essa primeira imagem, ela é muito fatal
HAHAHAAHAH – Mas ultimamente ela está mais multifacetada, está se mostrando um
pouco além da máscara. Me pergunto como anda relação dela com Yayoi. Será que
estão juntas? Se amam? Elas apenas se relacionam sexualmente? Vamos lá Butcher,
quero a resposta >_< // Será que há possibilidades de Shion se apaixonar pela Akane? rçrçrçrçrrç *avoa*
>Porrrrr Favooooooooorrrrrr, PRESTE TENÇÃO, o cara além de lindo, apertável, mordível e tantas outras coisas mais que só são pronunciáveis ao pé do ouvido, ainda lava louças! É esse o homem que eu quero na minha vida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
>Ai meus ovários u_ú -- E este é o amante ideal pra sair em uma aventura selvagem!
Aliás, bacana o paralelo montado entre o Panopticon e o síbila. Eu havia comentado neste post, mas fiz a relação colocando Shougo como o observador. Shougo como sempre, perspicaz. A visão do panopticon tem tudo a ver com o Síbila, que é capaz de vigiar a todos, com poucos guardas.
>Que sequência mais pobrinha, saudades daquelas sequências endiabradas automotivas de Fate/Zero.
E vai logo abaixo um quote que acho muito válido, do Sílas em um comentário no post anterior, sobre uma afirmação minha. Talvez Shougo tenha certa importância para o Síbila (pow, não pode ser só por sua capacidade assintomática, a capacidade está lotada ao ponto de ter ainda 47 cerébros na reserva), e indo um pouco mais além, talvez tenham desistido dele e apelaram para Akane... Bom, de qualquer forma, é um argumento fraco, caso não seja justificado lá na frente, mesmo levando em consideração que eles são psicopatas. Fora qualquer condição especial, Shougo não tem valor algum para eles.
"Isto também explica o motivo da Kasei v2 continuar exigindo a captura de Shougo com vida, mesmo ele sabendo demais e podendo colocar em risco o segredo do Síbila. Olhando por este aspecto, o lógico seria que ela desse ordem para eliminação imediata"(o erro logico)"Provavelmente essa Kasei não está ciente do conhecimento de Shougo acerca do Síbila, já que Touma levou essa informação para o além, antes mesmo que pudesse soar um alerta."esta afirmativa esta errada por 2 motivos!1- Quando foi permitido/escolhido o Kasei/Kouzoborou para convencer Shougo, seria logico que no processo de convencer Shougo, a verdade sobre o Sibila seria revelada ao Shougo, afinal seduzir Shougo oferecendo o poder que o Sibila tem era o plano, logo Kasei/Sibila ESTÁ ciente do conhecimento de Shougo...2- o Kougami responte suas 2 afirmativas acima na "reposta" logica que ele encontrou...Kougami: "Ele teve ter... negociado com alguém que pode controlar o sistema Sibyl(sibila) a vontade. E o Makishima passou essa pessoa para trás no fim. E ao invés de ficar irritado, ficou ainda mais obcecado com o Makishima."LOGO, "continuar exigindo a captura de Shougo com vida" e "mesmo ele sabendo demais e podendo colocar em risco o segredo do Síbila" é resultado de "ao invés de ficar irritado, ficou ainda mais obcecado com o Makishima"