sexta-feira, 1 de março de 2013

Comentários: PSYCHO-PASS #19 – A Escolhida


Na verdade o título do episódio foi "Sombra Transparente"... Isso pode ter tantos significados.



Este episódio revela uma faceta muito interessante do Butcher; a de se incorporar nos personagens e tecer sua visão do mundo. Politica, moral, religião, relacionamento, ideologia, sociedade e etc. Em alguns pontos, fica muito obvio que ele está discursando sobre a sua verdade, não apenas criando entretenimento, dando vida ao personagem. A prolixidade do embate verbal entre Saber e Kiritsugu em Fate/Zero, o lacónico diálogo entre dois adultos que Sayaka presencia num trem, em um dos episódios mais obscuros de Madoka Mágica, são alguns dos melhores exemplos, e com o Butcher acontece com frequência.

Neste episódio isto fica caracterizado nos diálogos entre Kougami e Saiga, é evidente que é mais do que apenas dois personagens traçando suposições para chegar à um suposto local onde um terrorista irá agir. É quase uma alegoria de pensamentos críticos com relação ao Japão contemporâneo, e isto se revela no próprio argumento de Psycho-Pass, que traz um sistema socioeconômico falido, um declínio populacional, o isolamento do estado, um governo falho frente à uma população anestesiada que assiste passiva ao declínio de seu país. Parece haver certa ironia na forma como no Japão de PP, os assintomáticos são alienados e até esquecidos [ao menos que criem caos à sua volta], mas são eles que ditam as regras. Entendem onde eu quero chegar? Quem acompanha, mesmo que a certa distância, a situação sociopolítica japonesa, não terá dificuldades em enxergar este paralelo, e como o país parece estar à mercê de seus filhos esquecidos, ou melhor, otakus. Desde o inicio que a ilha de PP e o seu enredo parece girar em torno destas questões do Japão contemporâneo, e este episódio tratou de tornar isto algo obvio.


É uma escrita que definitivamente torna PP pouco digerível em diversos momentos [como todos os diálogos do episódio entre Kougami e Saiga], até mesmo corta o ritmo ao optar por uma linha subjetiva, quando a trama vinha de um efeito montanha russa, no sentido alucinado da expressão. Mas não dá pra negar que são diálogos inteligentes e encadeados com pericia, no sentido literal do dicionário: Ligação de coisas da mesma natureza ou que têm entre si certas relações, onde o inicio e o fim de uma ponta se atrela ao processo seguinte.

Todo o processo de ideias desencadeadas pelos diálogos entre Kougami e Seiga tratou de caracterizar, até de forma axiomática, a relação conflituosa entre os opostos que se atraem [Kougami e Shougo], que não se resume, não mais, apenas à uma vingança; é uma questão de orgulho. Assim como também confirma e amarra algumas pontas soltas, como por exemplo, a questão da alimentação. Oras, num país industrializado, fechado e com baixa densidade populacional, além do espaço físico já restrito e agora em parte tomado pelas águas, como aquele, a alimentação definitivamente não teria logica ser do modo convencional, embora haja exceções. Ainda tem outras pontas soltas que precisam ser amarradas, e estas não são tão obvias, mas todo este processo elucidativo de Seiga e Kougami, para chegar à resposta final, foi impressionante. Um trabalho muito bom de caracterização [de mundo e personagens] necessária, que também leva ao passo seguinte do enredo. Um pouco enfadonho, no entanto.

Falando em caracterização, PP é uma série que, apesar de conter diversos pontos em comuns com outras do Urobutcher, possui uma pretensão muito acima do produzido por ele. Diálogos pretensos são algo que você sempre, sempre vai encontrar em qualquer obra dele, só que aqui ele está aproveitando para expor todo seu conhecimento filosófico com certa verborragia. Eita!! Deixaram o Butcher soltinho! Ele realmente exagera algumas vezes e pesa a mão, mas as referências literárias como contextualização à Shougo se mostram sempre assertivas. Shougo é pretencioso, culto, sabe como transformar as palavras numa arma capaz de desarmar até mesmo o conceito do Síbila encarnado no avatar de Kasei. Do tipo que citaria Balzac e Dostoiévski numa discussão, com a expressão facial mais blasée do mundo.  O ponto onde Saiga pergunta à Kougami como Shougo interpelaria a conversa, foi simplesmente formidável quando este relaciona seu rival à Max Weber e Jeremy Bentham (e também à Far...Far...Far o quê mesmo? lol).


Jeremy Bentham (ele foi referenciado em Lost também, alguém se lembra?), basicamente, pregava uma nova constituição para o país, com reformas politicas e sociais. Já Max Weber, vale ir um pouco mais além. Algumas vertentes acreditavam que o desenvolvimento do capitalismo e da revolução industrial estava ligado diretamente à predestinação. Algumas religiões protestantes ensinavam que Deus predestina indivíduos para a salvação. Max Weber diz: “A pergunta ‘sou um dos eleitos?’ mais cedo ou mais tarde deve ter ocorrido a todo crente.” – A crença no destino impele alguns a ações radicais. Na Segunda Guerra Mundial, aviadores japoneses suicidas criam no kamikase, ou “vento divino”. A própria ética Samurai foi um dos agravantes para a tragédia que foi a Segunda Guerra Mundial para a população japonesa [e o filme “Túmulo dos Vagalumes” retrata bem isso – Ah, como eu chorei neste filme...]. Em essência, é Shougo acreditando ser aquele que irá guiar as ovelhas à uma nova era, não importando na possibilidade de se sacrificar no processo.

E bom, vamos falar das duas sequências que eu mais gostei no episódio. Ginoza e toda a sua frustração. No fundo, no fundo, ele se sente inferiorizado, como disse, ele está sendo deixado para trás por todos. Sua agressividade com Akane realmente sempre esteve arraigada naquele sentimento ruim de inveja, quando você vê seu parceiro mostrando um potencial superior ao seu. Vai um pouco mais além: Frustração. Essa palavra resume o que o Ginoza está sentindo e o porquê sua matiz ganha contornos cada vez mais escuros, ao ponto de a DESGRAÇADA da Kasei observar de que ele já está perdido, mas ainda serve como peão [na captura de Shougo e Kougami]. Frustração ao ver que Akane mantém sua matiz sempre estável, enquanto ele passa por situações semelhantes à dela e é o único a ser punido pelo sistema. Frustração e rancor por seu pai ter escolhido seu idealismo em detrimento da sua família. Frustração e sensação de que foi traído ao ver seu, talvez único, amigo, tomando os mesmos rumos que seu pai e o abandonando [mais uma vez]. Imagino que isso tudo venha se acumulando no Gino desde que Kougami foi rebaixo de inspetor à justiceiro, com velhos conflitos vindo novamente à tona depois disso. Só eu senti que esta explosão emocional foi o derradeiro momento para ele? Não me espantaria que no próximo acontecesse o KBOOMMM!!!
--"Você e Kougami querem tanto assim serem heróis?"
E Akane? Novamente o Butcher não me decepcionou, e mesma a pequena aparecendo pouco, foi o suficiente para que fosse impactante. Seu momento com a Shion foi um dos mais lindos e delicados da personagem. E que atuação maravilhosa da Kana Hanazawa, que conseguiu entregar muita veracidade nas lágrimas contidas de Akane. O Butcher pode não nutrir fascínio por romances açucarados, mas sabe como retratar toda a beleza melancólica de um pôr do sol.

Sim, junto da explosão de Gino, este momento com a Akane foi o que mais curti no episódio, que termina num cliffhanger ALUCINANTE!!!  PUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUTZ eu geeeeeelei toda quando enfocaram nela sozinha à noite no escritório. Mil coisas começaram a surgir em frações de segundos na minha mente. E quando aquele drone se aproxima então, e abre, exibindo uma Dominator pré-programada, eu fiquei numa frisson tão louca que até tive pesadelos durante a noite. NÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOO, NÃO PEGUEM A AKANE, NÃO TRANFORMEM ELA NUM CYBORG DEMONIACO, NÃÃÃÃOOOOO uuurrgghhdhddsswjdjaf açooes92 <<< Assim!! Bem, a Akane realmente se mostrou predestinada e sua construção [que muitos criticaram], agora eu tenho mais certeza ainda, será o que a levou à este desfecho. Sim, sua natureza assintomática, que, está diretamente ligado em sua forma de agir e se portar. Eu só não queria que essa natureza dela fosse algo biológico e pré-programado, mas imagino que agora ela receberá alguma proposta do Síbila (como puderam ver, se comunica com o avatar através de um link neurotransmissor. Nada de uso coletivo da simbiose, que é a Kasai – Que no momento é utilizada por um cérebro muito afetado e menos competente que o Touma), mas que proposta é essa?  A) Se tornar parte do Síbila B) Ela já é parte do Síbila, de alguma forma C) Uma revelação inesperada – Só pode ser uma dessas opções, façam suas apostas!


Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★


***

> Okay, isso foi muito bacana, mas me deu um aperto no peito, como se essa lembrança fosse um mau presságio.

 


> Esse jogo de luzes e sombras, com pouca iluminação, parece querer ressaltar a atual condição de Ginoza, que já se encontra parcialmente nas sombras. Lembra daquela conversa entre Kougami e Masaoka, sobre ser tragado pelo abismo? Essa conversa era inspirada na ideia de Nietzsche de que, ao nos defrontar com o abismo, temos três opções: recuar, diante do eminente perigo; avançar, e se perder na imensidão do abismo; ou avançar, e alçar voo de águia. A primeira opção é a de um ser amedrontado, vive a fugir de tudo, inclusive de si mesmo; a segunda denota uma ousadia a partir do susto e do desespero diante do abismo; daí brotam as duas saídas restantes: avançar e se esborrachar, ou seja, se perder totalmente na caoticidade do mundo; e a outra representa  enfrentamento e equilíbrio. Sabemos que Ginoza vivia amedrontado em defrontar o abismo, e agora parece que ele enfim escolheu a segunda opção, a mesma de Kougami. E ao contrário de Akane, ele não vai encontrar o equilíbrio... 

 


>A Shion recentemente ganhou tem ganho a minha empatia. Ela sempre foi deslumbrante, né? Olha só essa primeira imagem, ela é muito fatal HAHAHAAHAH – Mas ultimamente ela está mais multifacetada, está se mostrando um pouco além da máscara. Me pergunto como anda relação dela com Yayoi. Será que estão juntas? Se amam? Elas apenas se relacionam sexualmente? Vamos lá Butcher, quero a resposta >_< // Será que há possibilidades de Shion se apaixonar pela Akane? rçrçrçrçrrç *avoa*


>Porrrrr Favooooooooorrrrrr, PRESTE TENÇÃO, o cara além de lindo, apertável, mordível e tantas outras coisas mais que só são pronunciáveis ao pé do ouvido, ainda lava louças! É esse o homem que eu quero na minha vida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


>Ai meus ovários u_ú -- E este é o amante ideal pra sair em uma aventura selvagem!

Aliás, bacana o paralelo montado entre o Panopticon e o síbila. Eu havia comentado neste post, mas fiz a relação colocando Shougo como o observador. Shougo como sempre, perspicaz. A visão do panopticon tem tudo a ver com o Síbila, que é capaz de vigiar a todos, com poucos guardas.


>Que sequência mais pobrinha, saudades daquelas sequências endiabradas automotivas de Fate/Zero

E vai logo abaixo um quote que acho muito válido, do Sílas em um comentário no post anterior, sobre uma afirmação minha. Talvez Shougo tenha certa importância para o Síbila (pow, não pode ser só por sua capacidade assintomática, a capacidade está lotada ao ponto de ter ainda 47 cerébros na reserva), e indo um pouco mais além, talvez tenham desistido dele e apelaram para Akane... Bom, de qualquer forma, é um argumento fraco, caso não seja justificado lá na frente, mesmo levando em consideração que eles são psicopatas. Fora qualquer condição especial, Shougo não tem valor algum para eles.

"Isto também explica o motivo da Kasei v2 continuar exigindo a captura de Shougo com vida, mesmo ele sabendo demais e podendo colocar em risco o segredo do Síbila. Olhando por este aspecto, o lógico seria que ela desse ordem para eliminação imediata"

(o erro logico)

"Provavelmente essa Kasei não está ciente do conhecimento de Shougo acerca do Síbila, já que Touma levou essa informação para o além, antes mesmo que pudesse soar um alerta."

esta afirmativa esta errada por 2 motivos!

1- Quando foi permitido/escolhido o Kasei/Kouzoborou para convencer Shougo, seria logico que no processo de convencer Shougo, a verdade sobre o Sibila seria revelada ao Shougo, afinal seduzir Shougo oferecendo o poder que o Sibila tem era o plano, logo Kasei/Sibila ESTÁ ciente do conhecimento de Shougo...

2- o Kougami responte suas 2 afirmativas acima na "reposta" logica que ele encontrou...

Kougami: "Ele teve ter... negociado com alguém que pode controlar o sistema Sibyl(sibila) a vontade. E o Makishima passou essa pessoa para trás no fim. E ao invés de ficar irritado, ficou ainda mais obcecado com o Makishima."

LOGO, "continuar exigindo a captura de Shougo com vida" e "mesmo ele sabendo demais e podendo colocar em risco o segredo do Síbila" é resultado de "ao invés de ficar irritado, ficou ainda mais obcecado com o Makishima"