sábado, 16 de março de 2013

Comentários: PSYCHO-PASS #21 – Recompensa Banhada à Sangue


É interessante como este episódio de Psycho-Pass conseguiu gerar opiniões tão mistas. Err... opiniões mistas tem sido a grande máxima deste anime.

Depois de uma semana em que a rede social twitter simplesmente explodiu em gente “chorando” e se lamentando com o que aconteceria (obviamente, munidos de spoilers) neste episódio 21, eu realmente acreditei que pudesse ser surpreendida aqui. Hm, parte disso porque eu já esperava algo de ruim para Gino e para o velhinho Masaoka. E bem, aconteceu o era obvio. O que não tira o mérito da carga emocional do episódio, o Butcher é desses que consegue impactar e envolver mesmo seguindo rumos mais ou menos previsíveis. Digo mais ou menos porque sempre resta uma pontinha de dúvida, o cálculo nunca é exato: Poderia ser o Gino à morrer, tanto quanto o Masaoka.

Toda essa sequência do Ginoza e Masaoka foi realmente de doer – Em mim nem tanto pela morte do velho, mas pelas expressões do Gino. Eu fiquei com os olhos esbugalhados e boquiaberta ao ver ele se erguer com uma força animal e primitiva quando viu seu pai atingido pela granada. Logo achei bem curioso a reação de alguns à ficarem realmente emotivos com essa cena, eu não consegui, estava tensa demais pra restar espaço pra qualquer ensaio lacrimoso. NÃO, PENSE SÓ poucas vezes eu me corroí tanto por dentro assistindo um episódio de anime. O monstro da expectativa e do suspense criado pela atmosfera do episódio estava me devorando por dentro. Eu estava tão agoniada que se tivesse uma bacia de pipoca crocante na minha frente, eu teria comido e nem perceberia. Eu iria mastigar aquilo no puro NERVOSO HAHAHAHSHIAUDHAIDUAKAP *crises nervosas*


Eu realmente fiquei tremulante com essa merda uhehueuhehuehu, não sei de nada!!!!11 Só sei que pela primeira vez em 21 episódios, eu senti muito ódio pelo gostosudo do Shougo. Nem essa barriguinha lisinha, esse quadril delicado, e essa calça baixa seriam capa....cccccca-pazzzes deeee OH MY GOSH MINHA LIBIDOOOOOOOOOOO *rawrr*


Agora, vamos falar sério. Se analisado friamente, este é episódio soa mais convencional do que deveria. Já disse e repito; o confronto Shougo VS Kougami não é interessante o suficiente, mas sim o que provém dele: Akane, Síbila, Sociedade. A trama conflituosa do Sibila foi forçosamente eclipsada por este embate nessa reta final, no entanto o que deixou a tensão atmosferica deste episódio a flor da pele é a ânsia de descobrirmos como Akane conseguirá se colocar entre os dois e salvar o dia, de quebra, talvez se livrando da influência do Síbila >> Também vale a tensão pelo fato de que isto parece muito difícil de ser almejado. Então, o que raios... Como Butcher escolherá botar um  続けて (Continua...) na sua história? É eu continuo apostando que ele escolheu não fechar essa história e muitas pontas continuarão abertas – A não ser que de fato o ponto principal do enredo não seja de fato o Síbila, e sim o Shougo. Eu ficaria um tanto decepcionada... talvez, sinto que só terei um opinião formada sobre PP, após o termino do mesmo.

Sempre considerei PP uma série de story driven [história guiada e focada no enredo], e não character Driven [guiada pelos personagens, com foco nos mesmos] – Ao menos, é assim que ela se sustentou durante todos estes episódios. O aspecto character driven de PP não é o ideal para este rumo (embora os motivos de Kougami sejam válidos, ele não foi construído de uma forma que sintamos empatia – Apenas entendemos – por sua causa. Não como sentimos por Spike Spiegel em Cowboy Bebop. A rivalidade entre Spike e Vicious, mesmo que este mal apareça e mesmo o motivo do seu ódio sendo algo contado usando a mesma formula do Butcher, é algo que explode de uma forma poderosa na tela), e isto fica claro quando você percebe que este episódio se parece mais como um episódio acima da média de meio de temporada ou próximo ao desfecho final.  Dá até para fazer uma comparação com a primeira temporada de Chihayafuru, que definitivamente não seria a ideal, caso aquele fosse realmente o ponto final. Então continuo acreditando que o duelo não é e nem será o foco. Bom, vamos descobrir isto no próximo... Sinto que as coisas irão ficar Out of Control. Risossss, risooosssss nervososssss.


Primeiro que, depois de ver o que Shougo fez com Masaoka, a sede de vingança de Kougami está à mil. Segundo, Ginoza está a ponto de explodir, ele já cruzou os limites da sanidade e vai ser difícil voltar atrás. Pior, ele sabe que não dá pra recusar. Mais: A expressão de desalento ao ver Kougami passar por ele e por seu pai e não parar, perceber que perdeu tudo o que tinha sobre seus pés – Manow, o Gino está completamente aturdido, sua expressão facial ao final é de completo desespero. E ele vai atrás do Shougo taaaambém. Acho...

O ponto em comum nisso tudo? Estes personagens estão dançando a música imposta por Shougo. Todos eles estão longe agora de qualquer civilidade, retornaram ao estado mais primitivo de um ser humano. No centro deste caos, está Akane que representa a justiça, a ordem, a lei; Simbolicamente, podemos dizer que ela representa a civilidade. O irônico neste embate é a forma como todos eles, menos Shougo, sempre se postaram como homens civilizados. É como se a cortina armada neste teatro de marionetes enfim tenha caído e revelando a todos que a suas vidas não passam de uma farsa. Libertos das jaulas que os mantinham presos, se mostram selvagens e inaptos a agir civilizadamente. Por que: A sociedade não podendo contar com a ordem e a lei, irá fazer sua própria justiça e a cadeia alimentar se fará valer.

Creio que agora aquele desfecho da abertura esteja mais lúcido.

Como apontado pelo nosso leitor Adramalesh, os olhos parecem se referir o conhecimento adquirido por Akane, que enfim acordou do seu sono de garota ingênua.


Eeeeeee... Akane se postando entre Shougo e Kougami, como todo mundo já previra, com ela tentando fazer prevalecer a ordem...


...Enquanto estes se atracam da forma mais primitiva da humanidade. Aliás, Shougo detém o conhecimento [o livro, que ao mesmo tempo simboliza este conhecimento, e também o caracteriza como um comunista], e assim como os terroristas comunistas do Baader-Meinhoff, possivelmente será tratado pelas gerações futuras da sociedade distópica de PP como um herói nacional, com direito a busto e tudo.


E já que estamos falando deste aspecto, que tal comentarmos a parábola bíblica do Shougo logo que o episódio começa? Gosto da interpretação do draggle, de que o sistema Síbila é muito parecido com os escravos que querem arrancar as ervas daninhas antes de sua colheita, removendo as daninhas da sociedade, e com isso arrancando junto o trigo junto. É um ponto de vista interessante, e vai além.  

“Jesus disse-lhes outra parábola: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo, mas enquanto todos dormiam, ervas daninhas seu inimigo veio e semeou entre o trigo, e foi embora” – Shougo

Aí vai o trecho completo da versão bíblica nacional:

“Jesus lhes propôs outra parábola: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. Mas enquanto os homens dormiam, veio um inimigo dele, semeou joio no meio do trigo e retirou-se. Porém quando a erva cresceu e deu fruto, então apareceu também o joio. Chegando os servos do dono do campo, disseram-lhe: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? pois donde vem o joio? Respondeu-lhes: Homem inimigo é quem fez isso. Os servos continuaram: Queres, então, que vamos arrancá-lo? Não, respondeu ele, para que não suceda que, tirando o joio, arranqueis juntamente com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e no tempo da ceifa direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar, mas recolhei o trigo no meu celeiro.” (Mateus 13:24-30)

E quem disse que essa que o Shougo segura é uma bíblia tradicional?

Os cristãos interpretam essa parábola como sendo uma referência à igreja [e verdade seja dita, o sistema doutrinário do Síbila se ajusta completamente aos ideais das igrejas, que trazem paz e segurança aos seus membros cobrando, em troca sua completa liberdade de agir e pensar, assim como os mantendo o quanto puderem na ignorância, demonizando tudo que lhes possam abrir os olhos], mostrando que os pecadores convivem com os fieis, aguardando o julgamento de Síbila Deus. Mas o próprio Jesus explicou a parábola, dizendo que “o campo é o mundo”. No mundo, os servos dele convivem com os pecadores. Ele orou sobre os apóstolos: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.”.

O que essa citação realmente quer dizer, é o com relação ao desejo de Shougo de se misturar com os demais, e não ser arrancado como uma erva daninha por ser diferente, por não poder se misturar completamente como um trigo [pelo fato de ser assintomático]. Enquanto isso, o Kougami em todo o seu ódio, brada “Você é apenas um pedaço de lixo abandonado pela sociedade” – Levando em conta o histórico do Butcher em incluir critica social nas suas obras, às vezes imperceptível (achei até engraçado como em um entrevista, ele se mostrou surpreso pelas pessoas não terem percebido a critica dele ao amor idealizado dos otakus em Saya no Uta, achando aquilo na verdade tudo lindo, quando deveria ser o contrário), aqui temos uma que é bem liminar, se é que você me entende. Desde que eu vi a justificativa de Saiga que Shougo se sentia à parte da sociedade e por isso agia de tal modo, não pude deixar de olhar um pouco mais além da trama do Sibila.

Own, heey não faz essa carinha, meu coração não aguenta >__<

Acho que já comentei em posts anteriores em como PP parece ser às vezes uma grande alegoria que critica a sociedade japonesa contemporânea (iremos ter certeza disso no episódio final). Hmm... acredito que muitos não devem tomar conhecimento do quadro politico atual japonês, mas peguemos o exemplo mais claro da problemática mais clássica: o terrorismo interno, praticado pelos próprios jovens japoneses, muitos deles otakus ressentidos com a sua sociedade. Em todos os livros, o ponto em que os especialistas sempre tocam é em como otakus são os filhos esquecidos da sociedade japa. O Butcher parece estar trilhando o mesmo ponto de crítica de diversos autores do próprio Japão, inclusive do Miyazaki (Nausicaa, Princesa Mononoke) que se posta contra a forma como a indústria alimenta e é alimentada por este grupo.

Ah, bem, eu já disse que este episódio foi eletrizante? Que eu fiquei trêmula enquanto assistia? O quanto eu gostaria de ver o episódio final tipo AGORA? Não, cês não faz ideia huuhhahahaha!! Vai ser tensão e eu vou botar um ovo de tanta agonia! >_^

P.S.: Meus pais ficariam chocados com o que eu falei sobre a igreja aqui. A minha babá, que tanto me castigava por não conseguir decorar trechos bíblicos, Pai Nosso e a Ave Maria, deve estar se remexendo nas covas ao ver no que me tornei. 

Avaliação: ★ ★ ★ ★


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-E VOTEM! Encerra semana que vem. Terá post comentado depois.



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>Muitos reclamam sobre my tomboy estar apagada, mas isso é culpa do amor, olha só como ela olhar pra mim. Hm hum ~_^ Yayoi só precisa realmente se mostrar ativa na minha cama! *avoa* UUUUGGHHH ~_~ Não é nada disso. Dia desses o @PedroSEKman (Identidade secreta: Critico Nippon) estava comentando no twittter em como PP poderia ser perfeitamente um seriado americano. A estrutura é muito similar, até mesmo no uso dos personagens. Nem todos precisam ter destaque e grande influência no andar do enredo, mas apenas exercer seu papel de preencher o enredo. Normalmente cada personagem possui a sua função, como o de Masaoka que era ser um pai e Kagari ser a figura carismática e politicamente incorreta que faz a platéia delirar. Yaoi tá pra PP, como a Astrid está pra Fringe. Assustador. O que eu quero saber mesmo é por onde anda a Rina. Eu sei que Butcher não desperdiçaria um episódio por nada.

> Masaoka morreu, mas sua despedida foi GLAMOUROSA! Deu uma suadeira no Shougo que só venceu por usar métodos baixos e ainda protagonizou uma cena emocionante. É de mais velhinhos assim que os animes precisam, não desses Docs da vida.

> Que irônico, no fim pai e filho trilharam o mesmo caminho. E é a perda do braço esquerdo que simboliza esse reflexo de gerações. Eu realmente gostaria de ver o Ginoza se salvando :/

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