sábado, 16 de março de 2013

Comentários: Robotics;Notes #21 – Cadê o Maestro?


Não me lembro onde, quando, ou quem, mas alguém disse que Robotics;Notes era um anime bem bipolar.

E este episódio exemplifica bem essa capacidade da serie de flutuar sem muita sutileza entre o drama, o pastelão e a... tsc, trama cientifica. O @cnetoin disse em seu texto sobre o episódio (no geral, a visão dele sobre o episódio é bem mais otimista que a minha. Para mim foi entediante) que ansiava em ver a minha opinião sobre o mesmo, eu imagino que ele esteja curioso sobre minha reação heheh. Adoro dramas, melodramas, romances, sutis ou escandalosos; No entanto o de R;N não tem mais efeito sobre mim – Só o que consegue me divertir marginalmente é a comédia, mesmo que involuntária. Romance e drama é algo que precisa de progressão pra se sentir envolvente, e convenhamos que este drama de R;N é tão galhofa, que com uma dublagem espanhola dando o tom certo, daria um bom exemplar de novela mexicana.

Assim como o romance de Kai e Aki, tudo se sente fora do lugar e meio desconexo. Não há química, e nem mesmo um desenvolvimento em cima do casal se deram ao trabalho de fazer. Assistindo a cena, só sentia indiferença, e em meio à isso, uma forte sensação de que aquilo me era familiar... Era como se o roteirista estivesse referenciando algo que eu já havia assistido...

E ao acessar o AnimeSuki...BINGO!


Serve como um bom material de análise essa comparação entre pontos em comuns das duas séries do ponto e vírgula. Sua lição de casa será descobrir o porquê a fórmula utilizada em Steins;Gate ser contagiante e palpável, e em porque em R;N isto parece tão piloto automático. Só não me surpreendi porque já esperava por este desfecho. Divertido mesmo foram as reações de Subaru e Frau (tá, confesso que rir das reações da Aki também. O que? Foi engraçado, pouuuxa). Confesso que ri com vontade. O humor, mesmo que bonachão, mesmo que indireto, não intencional, é o que melhor tem se sobressaído. Aliás, sempre curti o esse lado bem humorado de R;N, desde os primeiros episódios. O erro foi querer se aproveitar do sucesso da série anterior, e estabelecer a atual no mesmo universo; O que se vê é um resultado repleto de discrepâncias, afinal, R;N ainda que use tecnologia, é muito fantasioso para o mundo credível de Steins;Gate [ainda que a série se utilize do conceito de ciência marginal, as bases são bem estabelecidas]. Por outro lado R;N se assemelha mais ao universo de Chaos;Head...

Como eu não gosto de ficar todos os posts no REPEAT AD NAUSEUM e este episódio não trouxe nada de interessante para discutir, vamos fazer uma brincadeira dinâmica e apontar os erros e acertos do episódio, que toca a música apropriada para o momento, mas soa como uma banda sem maestro, com todos os músicos fora do tempo. 

-Erros
1) Sério mesmo que aquela cena toda culminou nisto?
2) Por um momento eu pensei que estávamos em uma série da Key.
3) Gaiji-nee, Airi, milagres, destaque pra personagem secundária sem função definida.
4) Auto comando da JAXA resolveu reagir... Enviando pilotos desarmados pra fazer sondagem; Ok!
5) Quando foi que a Aki se tornou tão forte assi- OH, ESPERE!
6) Eu ri muito nesta cena, essa pinta de GAR GAAARRR do Kai não desce.

7) Oh! Eles são predestinados. O publico só precisa saber disso. Algo assim eu entendo em tramas policiais pelo romance não ser o foco, em thrillers, em terror, ação...etc, mas bem, R;N lida com o cotidiano, não?
08) As reações da Frau traduzem perfeitamente o que eu sinto ao ver ao ver esta lata velha desfilando com tanta desenvoltura do dia para a noite, pra derrotar o robô do mal:

Acertos:

 ¯\_()_/¯ Semana que vem é o último. Acho que vou bolar um bota fora maneiro!

Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★

Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook ou nos Siga no Twitter