domingo, 26 de maio de 2013

Comentários: Shingeki no Kyojin #08 – But what the fuck...???


WHAT THE FUCK MAAAAANNNN @@@@@@@@@@@@@@@@@

Não achei que eu pudesse ser tão surpreendida quanto fui neste episódio. Heh, vocês não estavam mentindo quando disseram que Hajime Isayama tinha as respostas para as maiores questões imediatas da história – por que o daquele determinado ponto vital dos titãs, o motivo deles não se alimentarem e todas as dúvidas com relação à Eren e sua posição de protagonista – e até aqui eu estive realmente impressionada por ser tudo muito bem planejado. Só não esperava o Isayama capturando minha Dama numa jogada irregular. Oh, man! Que decepção! Eu posso até ouvir alguém dizendo que é apenas “shounen” e tudo o que poderei responder é com um singelo arquear incrédulo de sobrancelhas. Isayama perdeu o ponto e isto que ele fez não é muito diferente de fazer pura mágica, como comentado pelo @PaninoManino no twitter. Não dá pra tentar compreender, só aceitar.

Inclusive, o mesmo @PaninoManino e o @RaphaelSoma haviam me dito há tempos atrás que Eren tinha a sua própria unidade Eva para pilotar e que ele era um Power Ranger com o seu próprio Mega Zord, eu obviamente não levei fé alguma e achei que estavam tirando com a minha cara (imagina só kkkkk). Já era esperado por terem spoilado nos comentários daqui, que Eren fosse um titã e, embora um pouco desapontada, era algo que poderia ser aceitável conforme isto fosse trabalhado. Agora, pessoas nas nucas de titãs (!!!) é algo meio difícil de levar a sério. Mais: não importa como seja este processo de metamorfose que mantém pessoas fisicamente intactas nessas... Hm... Nucas... Cabines. É tão ridículo quanto o conceito de “Super Gêmeos ativar”, com a diferença de que em Super Gêmeos isso soa naturalmente aceitável. E tem toda essa coisa de errr... Titãs aparecendo e desaparecendo do nada. De alguns serem claramente inteligentes enquanto outros são descerebrados. Na mesma proporção, Eren parece agir por puro instinto. E ainda tem um monte de titãs zuados (que me divertem, confesso), como aqueles anãozinhos chutados por Eren. Principalmente, o que os levam a este instinto de quererem destruir a humanidade. Minha matéria cinzenta mal pode esperar por este momento!


A criança dentro de mim fica decepcionada, afinal, não pode ser apenas algo simples de titãs maus bitolados que adoram se alimentar de seres humanos? Pessoas lutando contra criaturas insanas? Este cenário composto por Isayama é irreversivelmente problemático. Ele comete o descuido de criar um universo muito próximo do real, e ainda que fantasioso por natureza criar regras em que esta fantasia soe credível naquele mundo – neste ponto mesmo raios evocativos de titãs ainda davam segurança quanto à respostas – e depois jogar com um elemento absurdamente fantástico demais para todas as regras estabelecidas; temos até mesmo uma subtrama pseudo cientifica, mas tudo o que eu vi foi o puro e simples fantástico! Fico no aguardo ansiosa pelo que virá no próximo episódio mas dificilmente qualquer justificativa poderá dar credibilidade a algo como pessoas numa cabine controlando titãs! NÃO FODE, Isayama!! Desconstrução de Evangelion* é o caralho! Vai se foder!

Embora Shingeki tenha perdido potencialmente parte de sua magia, ainda espero continuar tendo motivos suficientes para postar na frente do monitor e me sentir enfeitiçada por 20 e tantos minutos. Não posso mensurar o quão chateada fiquei com a besteira que é este plot twist, até pensei em parar de ver, mas não tira o brilho do que teve de melhor neste episódio: a unidade estabelecida frente aos personagens tendo que lidar com situações adversas. Enquanto isto foi a síntese deste arco de 4, este episódio traz um clímax satisfatório em que quase tudo é muito convincente, com direito a pitadas de humor pontuais e funcionais. Observar as ações da Sasha Batata é sempre uma aventura inesperada, nunca sabemos como essa garota irá se portar; “Fodeu! Eu... sinto muuuuito!” ASKJHAKFGHKDSGHIOEHVKENVNIUEHFLKAJSDKLASKJFHSA!!!!!!!! Por outro lado, o suspense atmosférico criado com um senso de imersão diegético aos 14 minutos na cena onde todos descem no elevador e apontam espingardas com o titã Mauricio de Souza se aproximando, dá tanto nervosismo que eu senti que se eu estive ali com uma arma apontada, teria me desesperado com a proximidade daquela criatura e fodido com a porra toda. O que garante que ele não poderia dar uma mãozada em todo mundo antes de chegar tão próximo? Antes disso eu já estaria toda cagada. Esse sentimento apreensivo só é possível graças ao bom trabalho em dar substância à um horror que é mais social que pipoca (aqui eu tenho que concordar que o exagero dramático atrapalha nesse feeling). Você vê as pessoas morrendo, tudo que elas fazem não dando certo, a resistência falhando toda vez, aquele drama humano, então as hesitações dos personagens frente a titãs envolvem de um modo que se torna difícil ficar indiferente.



O Armin enfim começou a despontar como um bom articulador, Jean apesar de parecer um Shinji Ikari durante o episódio, gosto de como sua fraqueza faz dele um real representante dos personagens que só servem para serem bonecos sem voz. Resta aguardar que ele não se torne certinho demais, pra isso já temos o Eren, isentado pelo autor e sem muitas possibilidades de expansão depois da pá de cal aplicada por Isayama neste episódio. Eren que protagoniza alguns dos momentos mais empolgantes; primeiro ao chegar quebrando as fuças do casal de titãs; segundo enquanto sendo devorado ao ser tomado pela cólera parte para cima daquele que iniciou toda essa espiral – visceral, brutal, excitante para as células nervosas – e por ultimo; a cena em que divide o palco com Mikasa. Não apenas podemos contemplar sua mascara sendo retirada [o que dá uma sensação muito bacana de humanidade para ela, mesmo que apenas fragmentos, mesmo que ela continue sendo ferramenta do roteiro], como a trilha sonora monumental enriquecida pelos planos de câmera em torno deles faz dessa sequência algo belíssimo. Quase pude sentir a intensidade do abraço de Mikasa em Eren!

Por fim, no próximo episódio os novos personagens começarão a participar da história e aparentemente as coisas irão ficar feias para o nosso piloto de titã! Mal posso esperar pra ver a merda que isso vai dar. Se há algo que ainda me mantém presa à SnK é certamente seus personagens muito interessantes e como reagem a diversos eventos, fazendo com que os conflitos ganhem uma força capaz de contrastar a fúria de titãs. Se cabe um pesar, é por lhes faltarem uma caracterização mais sensível no geral, o melodrama é exacerbado para o tom da série animada e o Horror Face já se tornou pura galhofagem. Nesse sentido, gosto ainda mais de explosão emocional de Mikasa e de como ela vem sendo caracterizada.

Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★

-


-Já comentaram sobre, mas sempre fico contente em ver como personagens como a Anne conseguem ter uma presença forte em cena mesmo com poucas falas, sem que para isso a narrativa apele para seu corpo. Os uniformes são iguais, práticos e as coxas não ficam de fora por algum motivo obscuro, o que certamente dá muitos pontos para este tipo de obra. E a Anne neste episódio foi isso, dava pra sentir epicness vindo daqueles um e cinquenta e pouco de altura. E eu a acho muito sexy nessa sua postura blasé. O Reiner também consegue despontar contrariando sua persona boba quando está relaxado. Fiquei com pena dele sendo deixado no vácuo por ela. E a Sasha Batata... Bem, ela é o que é!


-O time masculino aparentemente vai ganhar um reforço interessante, como é mesmo o nome daquele baixinho? Levi! Ele parece DU MAL. Meu corpo está pronto.  E pelo que dizem... Até que enfim um homem chutador de bundas atrevido que não tem retardo mental como o Eren.

***

Comentários do Critico Nippon (@PedroSEkman)


Ân?!

Eu sei que todo mundo já tinha pensado no Eren ser o titã, mas... uma coisa é a alma dele "reencarnado" em um, outra é controlando-o como um mecha. E com braço e perna de volta. Ele ganhou as células de Piccolo, por acaso? As explicações não vieram ainda, mas por enquanto é só absurdo demais. Mesmo para o universo de titãs. Já disseram também que haverá uma explicação para o teletransporte do Titã Colossal, e eu só tenho medo da resposta tornar tudo mais fantasioso ainda. Como foi ao ver Eren neste episódio. Aliás, será que ele saindo da nuca tem algo a ver com o ponto fraco deles? Cada pedaço de carne que cortam dali é um titã que fica sem o piloto ejetado? Cof.


De qualquer forma, a luz do sol voltou pra ficar, mantendo a lógica das cores. Agora com o grupo motivado, o céu aberto e seus rostos iluminados diferem totalmente do episódio passado. E eu costumava gostar da Titã Maurício de Sousa, até ela assustar a minha Sasha. Espero que queime no inferno agora. Enfim, sequências como o ataque do elevador são orquestradas com cuidado e segurança, e provam como aprendemos - finalmente! - a ficar pessimistas naquele universo. Eles ainda tem um super buraco na ampola da muralha, alguém precisa fazer um na Rose agora. Estou só na torcida pelo Titã Encouraçado dar as caras...

Como Eren recuperou seus membros

Vista interna do cockpit de Eren em seu titã