segunda-feira, 24 de junho de 2013

Comentários: Suisei no Gargantia #12 – Pew! Pew! Pew!


Caralhinhos voadores! Pew! Pew! Pew! Pew!

Para uma série com o título de ‘Gargantia on the Verdurous Planet’, tudo nestes últimos episódios têm sido muito cinza. Sabia que o Butcher Gen dificilmente ia conseguir fazer algo atípico, ao menos, não completamente. LOL

Essa paleta de cores com filtros de poluição visual com o cenário tomado pelas nevoas desde que houve a divisão em Gargantia (no final daquele episódio da morte do Capitão Fairlock – aquele que morre e volta à vida só pra entregar a chave – o por do sol com e as cores mais escuras já dava um ar de tristeza) é um ótimo reflexo dos rumos tomados pelo enredo e também o capricho da produção com aspectos técnicos. Seria ainda mais bonito se não houvesse 3DCG, principalmente em cenas de mais ação. Símbolos, civilizações antigas, etc. Neste episódio o contraste do modo como essa sociedade teocrática e Gargantia tratam a chuva foi algo muito legal. Não é que tenha sido algo muito bem feito, mas cria-se um link que começa a conflitar dentro de Ledo, fazendo o tomar a sua decisão (isto torna o espetáculo dramático dele em torno das descobertas da origem das Hideauzes ainda mais inconsistente, porque em nenhum momento aquilo teve um peso em suas decisões. Agora, que ele iria ficar do lado de Gargantia devido aos laços que criou lá, nunca tive dúvidas).


Poderia ter sido algo dramaticamente intenso, porém eu não me importo com o Ledo, e acho que ninguém se importa, seja com ele ou com qualquer personagem de Gargantia, isso acaba perdendo muito do impacto. Mas a atmosfera estava inegavelmente intensa, aqueles lamentos de todos com a chuva foi algo que me fez ter a mesma reação dos personagens “que diabos essa gente está fazendo?”. O sacrifício não foi algo tão impressionante, o que vem depois é que realmente tornou tudo mais divertido. Os 4 primeiros episódios da série podem ser os “melhores” [com a partir daí, tudo ruindo], mas são estes últimos que me deixaram mais empolgada. Pinion e Lukkage estavam ótimos; a Lagosta é uma coisa tão maluca que se torna foda (eu sei lá, pelo desenho, parece mais uma cruza de lagosta com tubarão!!) e a própria postura de Lukkage, não recebendo destaque algum (seria tão descabido ela receber qualquer destaque no desfecho dessa trama... ), mas provocativa, é algo que não comprometeu na dinâmica deste ritmo apressado que as coisas tomaram. Dessa forma, ainda que Pinion continue um personagem inexplorado, é boa a sua explosão.

A despeito do plot twist e da louca briga bem animada entre Striker e Chamber, é da interação do machine caliber com o seu piloto que veio minha maior surpresa e as melhores linhas de diálogos do episódio. Surpresa porque eu esperava uma resistência maior da parte de Chamber, então fica a dúvida: ele diz “Atualmente, as ações do Striker X3752 não podem ser classificadas como deveres militares da Aliança. É possível autorizar a entrada em combate”. Tenho dois pontos sobre isso.

-Ele diz “atualmente”, isto é um análogo à ‘anteriormente’. Podemos supor então que Chamber soubesse que Kugel estiva morto? Anteriormente quer dizer que antes, com a presença de um superior intrinsecamente ligado à Aliança, ele teria que obedecer, sendo o Ledo, a autoridade de maior patente no local? Me parece muito plausível.

-Se ele sabia, porque não disse ao Ledo? A proposta de Chamber de golpear Strike na cabeça, com Ledo aludindo que não queria matar Kugel, com ele então assentindo sem dizer mais nada, diz que ele não sabia da real situação. Só saberemos tudo isso no episódio seguinte, mas caso Chamber definitivamente não estivesse a par da situação e ainda assim seguisse a vontade de Ledo, sem ao menos questioná-lo, será algo no mínimo forçado, com base em todas as “divergências” entre ambos no decorrer da série.


Já os diálogos, foram o que mais me chamaram a atenção entre os dois. Aquele papo de Chamber executar e Ledo fazer as escolhas, o levou a refletir de uma forma que eu não pude ficar indiferente “se bem que talvez eu nunca tenha realmente feito uma escolha”. É uma frase que tem mais efeito que qualquer tentativa falha de lhe dar humanidade.  

Finalmente aconteceu alguma ação em Suisei no Gargantia, e estava tudo muito bem animado. Esse desfecho está com um tom muito sujo, ainda que não seja explicitamente forte, você sente o cheiro de desgraça contrastando com as belas paisagens do inicio. No próximo episódio o Butcher está de volta e com Striker fora de controle, talvez uma desgraça realmente impactante ocorra... Ou não. Também me parece que a chave no poder de Ridget será a que irá pará-lo. Vale lembrar que o anime ainda terá 3 ovas pela frente, então é certo que nada ocorra com Ledo ou Amy, muito menos com Gargantia.

Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★

______________________________________________________________________


> A Lukkage permanece como a única sem um simbolo de afiliação àquela religião, na testa. Erro? Algum segredo? Deixamos passar algo? Algum pacto com Strike? Só eu senti um clima entre ela e Pinion? 

E eu concordo com ela sobre algo...........



> Uau! Que transformação! É tipo UAAAAAUUUU QUANTA GOSTOSURA Pinion, você foi de gata borralheira à Cinderela. Você parece até legal desse jeito ~_^


> LOOOL, o Chamber é maior do que eu pensava. E tem umas coisas que, pelo amor...


______________________________________________________________________