terça-feira, 11 de junho de 2013

Sobre o Fim de Hourou Musuko


Chiba, minha ídola! Ok, Hourou Musuko acabou, e agora?

Ao menos ainda tenho Aoi Hana...

Estou relendo pela quarta vez, Hourou Musuko (vulgo, Wandering Soon), desde o inicio. Acho que nunca vou me cansar de ver essas páginas maravilhosas da Takako Shimura-sensei. Tempos atrás eu estava me lamentando o fato da série já estar no 14º encadernado no Japão, enquanto a editora americana, Fantagraphics, ainda está pra lançar (em agosto) o 5º volume, então ao ver a notícia no ANN que o mangá terá seu capítulo final agora em Julho, me deixou com sentimentos mistos. Por um lado eu fico feliz ao ver um trabalho tão primoroso chegando ao seu final sem se perder, por outro bate uma pontinho de tristeza ao ter que dizer adeus às vidas de personagens tão queridos. Felizmente, sempre podemos voltar e rever novamente, detalhe por detalhe.

A Fantagraphics lança o mangá com um intervalo de meses assustador, cerca de 2 por ano, algo muito comum nos EUA; principalmente com materiais pra livrarias menos populares, aí sempre bate aquele receio de cancelamento. Não creio que vá acontecer. Certamente vende bem abaixo da média dos títulos best-sellers, mas a recepção é extremamente positiva e a critica rasga elogios. Digníssima de elogios também é o trabalho que a Fantagraphics faz; capa dura, extras, páginas coloridas, ensaios, glossário. Uma produção de alto nível. É altamente satisfatório ver um mangá que você tem tanto carinho, receber um tratamento tão caprichado, e não tenha dúvidas que Hourou Musuko mereça tudo isto.


-imagens ampliáveis.

A poesia de Takako Shimura fala baixinho ao pé do ouvido, às vezes tão baixo que tudo em torno desaparece e resta apenas a sua mágica. Claro que é muito mais do que isso, palavras são capazes de fazer um esboço da sensibilidade das palavras e a delicadeza das mãos de Shimura-sensei, mas é como descrever o sabor de um sorvete. É daquelas coisas em que é preciso entrar em contato e sentir pra entender, mesmo que venha a não gostar. Se eu disser que me sinto nas nuvens lendo o que for da Shimura, não seria exagero. As palavras são abstratas, o seu êxito é conduzir o leitor através da atmosfera que ela tece com sua mágica que se chama: pacing. Ela parece ter um reloginho interno que faz seu timing ser preciso. E isto é raro mesmo em autores talentosos. O que eu quero dizer, é que se trata de uma dos melhores autores de mangás em atividade no Japão numa lista selecionada.

Hourou Musuko começou a ser serializado em 2002 na revista seinen Comic Beam da editora Enterbrain. A Comic Beam é uma revista alternativa e com mais enfoque no aspecto “arte” dos mangás, por lá já passou autoras como Junko Mizuno (Cinderella, lançado aqui no Brasil), Mari Yamazaki (Thermae Romae) e Kaori Mori (Emma), é de lá também o ótimo Astral Project, lançado aqui pela editora Panini, pegando a todos de surpresa. De lá, a Jbc logo estará lançando The King of Thorn. Hourou Musuko é uma série que aborda questões de transsexualidade e gênero sexual com uma abordagem impar. Shimura assumiu os riscos ao decidir tratar de assuntos tão espinhosos com personagens ainda na puberdade, mas seu timing foi acertado para a construção da série, possibilitando que pudéssemos acompanhar o crescimento desses personagens e as pequenas mudanças que iam acontecendo com o passar do tempo. Essa é uma das particularidades que eu mais gosto em Hourou Musuko: o tempo. A progressão é natural e não raramente quase não percebemos as mudanças (embora a Shimura nos deixe bastante confusos inicialmente com os time skip), mas vamos deixar pra falar disso outra hora. Hourou Musuko faz um trocadilho com Hoto musuko, que significa ‘filho prodigo’, uma excelente síntese da obra. O mangá ganhou uma adaptação caprichada para anime em 2011 pelo estúdio AIC com a direção de Ei Aoki (que também dirigiu Fate/Zero e GA-REI-ZERO) para o bloco Noitamina, vale a pena a conferida, são apenas 11 episódios.

As garotinhas são feitas de que?

E os garotinhos?