domingo, 4 de agosto de 2013

Comentários: Shingeki no Kyojin #17 – Beautiful Female Titã


O Pixis vai ir à loucura...


Vou aproveitar que o Pedrinho (beijo Pedrinho) dissecou o episódio, e vou escrever pouquinho por motivos de: ainda estou emocionalmente digerindo o volume 12 de Osayumi Punpun. Mas este episódio foi tão alucinante que me fez esquecer tudo, foi realmente de perder o folego, e storyboard e a direção do episódio de Daisuke Tokutsuchi em dobradinha com Araki-chan tem muito, muito mérito nessa equação, seu jogo de câmera foi animal e valorizou pra caralho a ação. Em certos momentos a câmera perdia o foco de profundidade, e durante o episódio seguiram com um estilo filmagem meio  found footage [que dá a impressão da cena estar sendo gravada pelos personagens, com a câmera tremida e etc] que ficou bem legal, embora nem seja a primeira vez, neste ficou mais acentuado e casou com o feeling. Este episódio também traz, sem dúvidas, a melhor animação até aqui de Shingeki no Kyojin, há alguns momentos isolados (sakuga) que são puro colírio, se tratando de Shingeki no Kyojin. A atenção aos detalhes, como na sequência do Eren isolada dos demais logo no inicio, com enquadramentos e cortes dinâmicos em diversos detalhes do cenário, criando uma apreensão foda. Aaaahh se todo episódio pudesse ser assim. 

Sequências como as do titã aranha (!!) e a titã fêmea botou pra foder. A do titã aranha me deu muitos faniquitos, me fez relembrar as minhas horas como gamer de survival horror em que antes do mesmo do zombie/monstro se aproximar da minha personagem, eu já estava berrando, fechando os olhos de tão nervosa e apertando compulsivamente e aleatoriamente a joystick do console. Obviamente encontra muitas dificuldades nesses jogos, heh. É nessas cenas ai que a gente começa a gritar “ai, vai pegar, vai pegar! Corre, coooorre seu merda!!!”. A sequência com a titã fêmea foi poderosíssima, a tensão criada antes de entrar a vinheta me deixou estática mesmo achando muito improvável que o Armin pudesse ser morto [tá muito cedo para um personagem do nível dele morrer]. Isso é o que eu chamo de conseguir envolver o espectador com uma dança sedutora.


Agora, cá pra nós, tá muito na cara quem é a titã fêmea, não? Quando eu vi aquela cabeleira amarela e aqueles olhos azuis marinhos aparecendo no horizonte, eu comecei a rir como uma criança labreca “é ela, é ela, eu sei!!”. Vocês sabem de quem eu estou falando, tá muito obvio. O engraçado é que eu achava que sabia quem era a titã fêmea, isso quer dizer que o spoiler que peguei está muito mais a frente. Tô falando, todos nessa porra são titãs... Sinceramente, me surpreendi ao ver que a aguardada titã era uma pessoa que eu nunca esperaria, mas agora faz muito sentido sua ação no episódio anterior. Quer dizer, faz sentido porra nenhuma. Porque diabos ela tentaria matar o Eren? O QUE ESTÁ ACONTECE PELO AMOR DE DEEEEEEEEEEEEEEEEUSSSSSS, EU NÃO ESTOU ENTENDOOO, NÃO ESTOU ENTENDENDO NAAAAAAAAAAAAAAAAADA!!! @@@@@@@@@@@ EU ESTOU DESESPERADA, GENTE!! QUERO RESPOSTAS! Que agonia.

Estaria sendo essa personagem coagida de alguma forma a interpelar os demais? Perai, as coisas começaram a fazer sentido aqui na minha mente (*bate a cabeça*). Ela não está exatamente tentando matar o Eren por simplesmente mata-lo, mas ela quer destruí-lo por ele ser uma arma, uma ameaça. Então, cada vez mais próximos eles ficarem daquele porão, mais os ataques irão se intensificar. Este é o B à Bá do manual do survival horror. Agora, estou ainda mais excitada por toda essa carnificina que aparentemente (pela OP, pelos comentários) irá acontecer. CARÃS, EU ESTOU PRONTA!

Ela... eeeela é uma titã consciente, mas não faz sentido essa personagem agir desta maneira, a não ser que esteja sendo coagida de alguma forma, porque como mostrado em alguns momentos do episódio, ela pode não dar a mínima para a humanidade e toda essa ideologia da Tropa de Exploração, no entanto, ela se importa bastante com os amigos que fez no recrutamento. E isto eu achei lindo. O olhar que ela faz para o Armin, deixando o ir, aquele olhar e semblante, apesar de semelhante ao que ostenta na forma humana [aquele ar de tédio, desmotivado, blasé, ou seja, puro enfado] dessa vez não eram os mesmos, ou talvez sejam meus olhos apaixonados. Parecia mais triste, não no sentido de Ó, DEUS MEU, mas pela forma como as coisas ficaram. Talvez não seja ela triste em si, mas a cena que é por sabermos quem é, no entanto, ela parecia muito letárgica.



Talvez eu esteja viajando, mas por enquanto é o que parece. E se ela está sendo coagida, certamente é pelas mesmas pessoas que mataram os bichinhos de estimação, Sawney e Bean, da Hanji. E se for isto, é alguém com muito poder, e eu visualizo um cenário de corrupção ente igreja e politica. Essa personagem só poderia ser pega numa rede se fosse coagida com algo que mantenha relação afetiva consigo, mas acho que já estou viajando demais. Mas não consigo pensar em outro motivo para ela querer evitar que encontrem a possível resposta no porão da casa do Eren, sendo que ela está consciente na forma de titã, e não atacando deliberadamente. Ou talvez ela seja uma falsa...? Tudo o que vimos talvez seja apenas uma máscara, mas ela não parece uma personagem dupla face, pelo contrário, para mim ela é uma das personagens que se mostraram mais autenticas. Sua recusa em seguir os demais no episódio anterior foi convicto, ainda que muito suspeito para nós por se tratar de uma personagem com destaque se distanciando do grupo principal, era algo perfeitamente cabível para o seu jeito de se portar. O que fode é ela ser uma personagem com uma grande barreira erguida, fazendo sua leitura não ir além do superficial. Enfim, nada faz muito sentido, que vontade de morder um travesseiro de tanto nervoso que essa especulação me deu. Pior que tenho certeza que nem mesmo aqueles que estão em dia com o mangá, devem saber a resposta. Isayama, meu lindo, você... cara, eu vou ai no Japão te matar com requintes crueldade e com esfoliação de pênis na água fervente (eu li um mangá sensacional assim em que os caras eram torturados pelos pênis, foi divertido) se você estiver tr0llando!!

Aaah, para quem não pretendia escrever nada, NADA, eu falei demais. Mas não posso terminar aqui sem citar o Armin... UUUUUAU, o garotinho foi incrível e suas deduções pontuais. O Jean como sempre dando um show de humanidade, suas afirmações e seu semblante trêmulo de pavor ressoam forte em mim. Uma personagem como a Sasha ser inserida numa sequência predestinada a sair errada foi uma sacada ótima por se tratar de uma personagem realmente desequilibrada emocionalmente e atrapalhada (te amo Sashinha<3), foi divertidíssimo ela fugindo do titã aranha desesperada. E o melhor: pareceu muito crível e a cena foi tratada com a seriedade que mereceu, sem nonsenses. Reiner me pregou uma peça, eu jurava que ele havia morrido, mas quer saber? Eu respirei aliviada ao vê-lo se safar. Foi uma cena arrepiante, e, aliás, a performance dessa titã fêmea foi maravilhosa, já estou aqui no puro êxtase para ver o que será de um embate entre ela e titã elfo Eren. E já podem começar a fazerem doujins entre titãs também (Ela e o Eren são titãs muito LINDOS)...  

Avaliação: ★ ★ ★ ★

_____________________


-A expressão do Levi é imutável huehuehueheuehuhue. "Viver é um enfado", ele deve pensar.


-Assim como a Sasha continua sendo sempre a Sasha... 


-Além de caminhar como uma pata, ainda cai de bundinha pra cima. Isso só pode ser trollagem do Isayama huhuehuehuehuehueehu


-E agora o que interessa. De jeito algum o Reiner pode ter sobrevivido e saído ileso. Vocês viram sangue voando quando ela o esmaga? Espirrou sangue. Demorou alguns boooons milésimos de segundo para então ele arrebentar seus dedos. Na primeira vez que eu assisti o episódio, eu pensei que a fumaça era dela se regenerando, mãs... e se for dele? Cara, sério. Todo mundo ai é titã, SEM LÓGICA! 


-Armin, você foi demais. OWN BABY <3


***



Comentários do Critico Nippon (@PedroSEkman)

Então, talvez eu tenha perdido alguma coisa, mas tudo está realmente girando com base de um comentário do Eren de que "tem alguma coisa no porão da minha casa lá na ampola da Maria... eu acho."?

Apesar de estar achando o ritmo lento e repetitivo em alguns momentos passados (o episódio 15 foi particularmente torturante. E quantas vezes mais Jean fará o seu drama costumeiro e tomará coragem no último minuto? E o aumento de personagens da Tropa de Exploração veterano começa a incomodar, já que alguns antigos ainda não foram devidamente desenvolvidos), gostei de alguns cuidados do anime em relação ao mangá. Por exemplo, mostrar a honra de vestir as capas pela primeira vez, e a inversão de papéis das crianças da vila olhando deslumbradas os protagonistas saindo pelos portões. Uma rima narrativa com o início da série, genial, e ambos os exemplos ausente nos quadrinhos.

Enfim voltamos ao ritmo frenético que tanto chamava atenção em Shingeki no Kyojin (ainda que "comédias" como o tio mordendo a língua no meio da ação sejam deslocadas e embaraçosas). Mau respiramos o episódio inteiro, o que é ótimo depois de termos ficado parados os últimos três inteiros. Ocupando dois capítulos do mangá, e não a marcha lenta anterior de um por episódio. Provando que os personagens são muito menos tediosos e mais fascinantes quando estão trabalhando em grupo e não choramingando semana após semana. Jean e Armin são os grandes destaques - e até mesmo a desastrada e amada Sasha ganha seu merecido tempo em tela. E se no episódio 5 ao ver Armin deslizar pela língua de um titã estava a desejar sua morte, neste me vi torcendo em pró do loirinho desde muito cedo, provando que o episódio 10 realmente foi muito importante (diferente de umas e outras baboseiras como limpar castelo e ouvir histórias pra boi dormir). Mostrando-se atento ao seu redor e estranhando os sinais, o garoto está extremamente interessante e queremos ouvir seus pensamentos o tempo inteiro (... eu escrevi isso?). Já Jean reclamando, ao menos dessa vez é em ação, corajoso e sou obrigado a admitir que, neste ponto, ele está superando a nossa Miss Batata.

Aprendemos sobre a formação da Tropa de Exploração com o ponto de vista dos novatos, o que teria tirado toda curiosidade e tensão caso ficássemos na cola de Rivaille ou outro de patente alta. E as questões técnicas estão excelentes, desde a trilha sonora fantástica, aos sons diegéticos não somente dos cavalos, mas distinguimos as capas e equipamentos ao longo das conversas todas. Até mesmo a ausência de barulhos é feita com maestria em momentos específicos para aumentar o suspense.

A fotografia optando pela paleta escura e abusando dos contra luz, remetendo aos primeiros ataques do anime, voltamos a encarar titãs como figuras demoníacas e incompreensíveis, e não somente os bonecos de argila como no ataque à Trost. Mantendo a câmera constantemente baixa e na altura dos cavalos, ajudando na dimensão absurda e assustadora do que estamos vendo.


Em suma, meu desanimo anterior sumiu por enquanto e voltei a sentir o fogo do anime. Voltando a nos presentear com novos mistérios e ação, espero que continue nos eixos.


***


Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook e nos Siga no Twitter