segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Comentários: Shingeki no Kyojin #18 – Ela Voltou! Titã Emo!


Atenção, este post está com muitas voltas, porque o episódio me fez rolar pelo chão de tanta euforia. Me sinto uma criança assistindo SnK.



Um pouco atrasada já que geralmente escrevemos pra postar no domingo, because reasons (sim, Pedrinho, eu ainda deito no colo do meu pai. Não entendeu? Clique aqui


Caras, eu vou dizer algo muito sério aqui. Nunca gostei tanto de uma recapitulação. Escolheram as sequências mais eletrizantes e isso já me fez entrar no episódio pilhada. Me dá uma tristeza sempre que olho para aquele cenário que mais me parece uma maquete dos projetos do meu pai. É muito merda, principalmente quando os personagens se movimentam nele ou quando arvores são atingidas, contrasta bastante com a boa qualidade de algumas sequencias de animação. Inclusive, de um modo geral a qualidade de animação desse episódio ficou aquém do anterior. Mas não há o que se fazer, prazos apertados e uma staff longe de ser das melhores fazem de Shingeki no Kyojin uma animália (o que revela o quão importante é um planejamento antecipado de produção de às vezes anos antes de uma série de anime estrear) que deu muito certo e até o momento tem ajudado a salvar o sofrido ano de 2013 com relação a animes. Todas as sequências envolvendo a titã fêmea ficaram maravilhosas e a direção novamente consegue fazer o melhor uso possível do audiovisual para tornar as cenas ainda mais intensas. Não li o mangá. Não preciso ter lido pra saber que tem coisas aqui neste episódio que é impossível de se achar na mídia impressa, e eu acho que é por isso que ainda continuo assistindo coisas de qualidade tão mais ou menos que atende por anime.

Vou direto ao que interessa, que são os minutos finais desse episódio: que adrenalina do caralho! Estava tão nervosa com os rumos que este episódio tomou que minhas pernas não se aquietaram nem por um estante na sua segunda metade. Estava tão tensa quanto os personagens. Quer dizer, tão nervosa como eles é impossível, mas demorei pra entender qual era a lógica do Erwin. Ainda não entendo completamente, mas no final pude perceber que ele sabe muito bem onde quer chegar e se for o que estou pensando, o plano dele é tão brilhante como o próprio personagem que ele é. Só ficaria a dúvida de como ele sabia sobre a titã fêmea e de que possivelmente ela viria à eles. Posso estar enganada, mas enquanto os outros soldados distraem os titãs menores, eles lidam com a titã fêmea. Ou terá algo maior por trás disto tudo? Levi vai dar o sinal, provavelmente alertando o Erwin que tudo saiu como o esperado (?). Pelo preview, Eren vai se transformar em titã (isso, ou eles conseguiram nocautear a ****, mas me pareceu mais é que o Eren irá contra atacar, fazendo o jogo do Levi). CAAAARAJOSSSS, ISSO É EXCITANTE! PRÓXIMO EPISÓDIO A COBRA VAI COMER!! Ou será comida? Um possível embate entre Eren e a titã fêmea, com uma boa animação pelo amor de Godoka, seria enlouquecedor. Vou gritar tanto “awwww yeaaaahhh” se isso acontecer, que meu pai vai me enternar. Eu vou morrer todinha, porque a mulher é os bicho e vai ser foda pro Eren superar! AQUELE. SORRISO. SÁDICO. NA. CARA. DELA!!! Ela estava com umas expressões muito ASDLKDJFGKJHSFGKL. Adoro expressões em personagens! 


Puro feels~ Ali, eu não sei se teria medo ou se teria um orgasmo com aquela expressão (brincou agora! ò,ó). ASKJHAKFGHKDSGHIOEHVKENVNIU! Não sei se estou muito bem por estar rindo as hell ao escrever isto. Bom, essa semana eu estive pensando bastante sobre o enredo de Shingeki no Kyojin (ainda não sei o bastante pra considerar lúcida essa teoria que surgiu ai no fandom sobre viagem no tempo. Pra mim parece absurdo.. mas também achava pessoas dentro de titã muito nonsense, então...), mas involuntariamente cheguei a algumas conclusões, juntando uma coisa aqui e outra ali. Depois das conversas nos comentários do post anterior sobre a fisionomia de titã fêmea, algo clicou em mim “e não é que é, além dos cabelos e olhos, o nariz entrega completamente”. Como será que o Armin não percebeu instantaneamente? É só juntar 1+1 pra ele que é tão lógico em suas deduções e que ficou frente a frente com ela. E pensando no titã encouraçado, pela fisionomia, quem ele mais lembra? O Reiner. Aquele cabelo, o corpo robusto, a fisionomia facial e principalmente levando em contas os eventos estranhos no episódio anterior envolvendo-o. No entanto, o colossal segue sendo uma incógnita. Provavelmente deve ser algum personagem secundário, que já deu as caras algumas poucas vezes (ele me lembra visualmente aquele oficial medroso que queria executar o Eren a todo custo, e sua insistência pode ser em parte por isto). Essa semana também estive lendo um doujin [que por incrível que pareça, nem é safadenho] ai, e acho que já sei o que são aquelas sementes da ED; droga! Até doujins entregando spoilers (se eu disser sobre quem é o doujin, ai sim irei spoilar com força)! E pohã, que ED fantástica! Aquilo é uma charada clamando pra que se encontre a resposta. Essa staff são um bando de desgraçados maliciosos. Vão se foder!

Também percebi umas coisinhas na OP, mas enfim, chega. Discutir teorias é perigoso num fandom em que eu sou a única que ainda não correu pro mangá. Voltando à linha de raciocínio, tudo leva a crer que este plano de Erwin está interligado com os atentados aos xodós da Hanji e que ele sabe muito bem de que sofreria retaliações pesadas pela facção que está por trás do ataque do titã Colossal e Encouraçado. O que me instiga nem é isso, mas sim os “por quês”. Não entra na minha cabeça a titã fêmea querer atacar deliberadamente o Eren, em pleno estado consciente de suas ações (acho). É muito cinismo e ela ainda está claramente se divertindo. O Isayama construiu uma teia complexa de relações, constituindo o “por quê?” a grande dúvida do enredo. Então mesmo se me spoilassem quem é o titã colossal, eu ainda teria muitas dúvidas e igualmente tensa a espera de respostas. As mesmas que estou tendo agora quanto a este plano de Erwin e como ele descobriu toda essa trama nefasta. Obviamente há alguém do mais alto nível envolvido, além de meros religiosos fanáticos, caso contrário sua ação seria muito simples e não necessitaria partir pra uma missão tão brutal.


Veja bem, poderiam ter gastado mais minutos com as sequência de ações como essa. Chora ai.

Por fim, eu sei que já se tornou lugar comum elogiar a trilha sonora, mas caramba... os minutos finais deste episódio foram a coisa mais fantástica que assisti neste ano ao lado de alguns igualmente fantásticos episódios de Chihayafuru 2. O modo como intensificaram o emocional dos personagens nos minutos finais fazendo crescer um suspense atmosférico intricado balanceado por uma ost instigante e cortes secos me deixaram em estado de quase pânico ao ponto de querer roer as unhas. É isso o que eu chamo de saber aproveitar ao máximo o que uma mídia tem pra oferecer. Parte dos personagens em cima da arvore com a expressão aturdida, e então corta se para o grupo de Eren e Levi discutindo. Levi dá a dica para Eren, que entende e se questiona porque raios todos ainda não sacaram: e isto foi muito legal porque estão na selva brava e cagando pelo perigo (kkk), eles estão muito voltados para dentro deles mesmos, com seus próprios anseios, para poder prestar atenção nas nuances de um diálogo quase que a meia boca entre Levin e Eren, que antes não entendia bem o que era aquilo tudo, também. E ele continua sem entender, mas conseguiu compreender o fundamental, que é uma das engrenagens do plano (apenas suposições minhas). Essa atenção aos pequenos detalhes é sensacional, como o desequilíbrio da titã fêmea ao ter que pesar o corpo para um lado para desviar a cabeça de um rojão e se desequilibrar. São detalhezinhos básicos que enriquecem, mas que nem sempre se atentam para isso (ainda mais em um battle shounen. Sua estrutura de mundo é muito interessante e deixa a fantasia um pouco mais palpável). Com aquele tamanho, e naquela velocidade, obviamente seu equilíbrio é sensível, e melhor ainda se aproveitarem da relativa leveza dos titãs para fazer com que a personagem possa exibir o melhor de suas técnicas sem que pareça muito forçado. Ela recobra o equilíbrio com uma perna, se move como uma bailarina em uma dança demoníaca, esmagado e pisoteando cruelmente. Ela brincando de Yô-yô humano foi “!!!”.


Eu já disse isso antes, todo mundo sabe também, mas a quantidade de detalhes deixada em cada cena que às vezes soam sem proposito e você só vem a compreender mais a frente, é fascinante. Tanto que me sinto deveras frustrada por não ter lido o mangá e não estar juntando os pontos como deveria. Estou ciente que deixei passar muitas coisas, mas certamente devo sacar os detalhes quando começar a ler o mangá.

A direção nesses minutos finais foi algo tipo, excelente. O silencio atmosférico antes da titã fêmea surgir estrondosamente , a ost repicada com os personagens questionando o Levi incessantemente, os cortes para a fisionomia da titã, tudo isso foi de um suspense e angustia aterrorizante. Me senti também nervosa, ainda mais com Levi se portando de modo tão frio. É uma pena que os storyboards por limitação de um produto barato [e produzido em cima da hora com mão de obra limitada] não possa fazer justiça à direção, imagino que seria algo ainda mais frenético e insano, porque o Araki sabe bem como utilizar um storyboard para fazer pressão psicológica. E sabe mais o que? Espero que esteja alguém selecionando as sequências mais iradas de ação desse anime para fazer um MAD depois, vai ser LOUUUUUUUUUCO!

Avaliação:
______________________


- Que milagre ver a Christa sem a Ymir. E olha só, é a terceira vez que ela tem alguns segundos de screen-time que lhe permitem pronunciar algumas palavras e a segunda vez que ela tem a imagem refletida como se fosse uma santa, alguma figura celestial salvadora (a primeira foi quando a Sasha a avistou com pães huehuehuehuehueehu). Será que foi assim que Ymir se apaixonou por ela? 


-Hahaha Reiner está se tornando aquele cara com os quotes engraçadinhos mais inoportunos. E confesso que ri disso como uma boboca.

-"Deus?" (Armin)
-"Uma Deusa" (Jean)
-"Case comigo" (Reiner)

Me lembrou aquela linha de diálogos, acho que em A Tempestade, de Shakespeare:

-"Ó maravilha! Sois humana ou divina? Que sois?" (Ferdinando)
-"Não maravilha, não divina, senhor; mulher, decerto." (Miranda)

Só que aqui o Reiner sacaneou huehuehuehueehuehu.


-O storyboard dessa sequência me lembrou àquela de The End of Evangelion em que a Asuka em sua Eva num estado berserker segura um helicóptero com a mão e com os pés derruba o outro em um gingado de artes marciais eletrizante. Repare na sequência (veja que antes de Pacific Rim, já teve outro filme utilizando navios como arma/espada: quem não conhece Eva, veja o video desde o inicio e se convençam a assistir). Me lembrou porque Asuka fez com um Eva o que aparentemente era impossível, uma performance assustadora. E a titã fêmea fez algo similar ai nesse sentido (mas sem o mesmo peso dramático, claro XD).


-Amei a ilustração da semana. Todos amam a Sasha²³²³²


- Bônus. O que eu tenho a dizer: eita! Confiram o post do Pedrinho, sobre o assunto. 




***

Comentários do Critico Nippon (@PedroSEkman)


Ela tem um nome! Ela tem voz!

Duas espadas + cabo... tá, deixa, eu nunca fui bom em matemática, talvez ele também não.

Pelo visto, todo episódio teremos algumas pérolas de "comédia", seja com um mordendo a língua montado no cavalo ou cantadas após massacres. É uma mais constrangedora que a outra. De qualquer forma,  o que eu temia aconteceu: voltaram a enrolar o máximo possível. Começando pelas recapitulações de 4 minutos mais ridículas que já vi em um anime. A titã continuou matando, o pessoal continuou cavalgando, o mundo continuou girando. Por mais que seja importante ver a Titã Fêmea em ação e aprendermos a temê-la; por mais que fiquemos nervosos acompanhando as inseguranças de toda a tropa; nada justifica um episódio inteiro cavalgando e só. Só. Puta que pariu, só. Cortando metade do tempo fora da floresta e metade dentro, dava pra colocar muito mais material. Infelizmente, é só enrolação e não estão realmente preocupados em contar algo agora, só terminar faltando o máximo possível de capítulos do mangá e garantir 2ª temporada. Tenho certeza que quando você estiver assistindo com seus amigos, será possível pular do episódio 17 para o 19 e resumir com "Ah sim, e eles entraram em uma floresta. É isso."


Saudades quando havia algo na história chamado, como é mesmo, "protagonista". E o mundo era belo e o Sol brilhava.

***



Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook e nos Siga no Twitter