domingo, 18 de agosto de 2013

Comentários: Shingeki no Kyojin #19 – Confiança


A Hanji é a melhor!! HAHAAH~ Ela tem triplos orgasmos só de pensar em titãs. Ri demais nessa cena, Eren todo cômico e ela com as mãozinhas levantadas /o/


Oh, bem, por essa eu não esperava, pelo contrário, eu queria ranger de dentes, sangue voando e pessoas chorando. Principalmente: Eren VS titã fêmea. Mas eu esperava que o lindão do Erwin tivesse uma carta de Às nas mãos e ele a usou muito bem. Vibrei por dentro ao perceber a expressão de surpresa na nossa estonteante titã girl, mas e agora? Eles querem cortá-la para fazer emergir quem está por dentro e assim descobrir qualé que é desses manolos que se transformam em titã pra sacanear geral, porém faltando 5 episódios para o fim, me parece improvável que tudo saia de acordo com o previsto. Embora eu esteja bastante ansiosa para ver aquela pessoa saindo do titã e sua provável explicação, mas caras, eu não consigo acreditar que isto vá acontecer. Sei lá, ou ela morre (T_T eu não queria isso, gosto da personagem) antes de abrir o bico ou irá se libertar daquela armadilha, o que seria até plausível, eu acho. A carne dos titãs é muito frágil, mas terá ela energia suficiente pra resistir a tantos cortes e tantas pessoas atacando ao mesmo tempo? Fora que pra isso, ela teria que tirar as mãos da nuca e isso se revelaria fatal... Intencionalmente, o preview não dá nenhuma pista, bando de fodidos! Heheh.

Eu diria que este foi um episódio decente, gosto de como os flashbacks ajudam a dar sustentação às motivações dos personagens e como tudo é bem embasado, costurado e justificável. Isso é muito importante para entendermos o psicológico dos personagens naquele instante e a aparente súbita mudança de atitude de Eren. Levi foi muito perspicaz, apesar de ter sido uma jogada ousada, de em meio aquela turbulência do Eren querer resolver tudo de seu modo afobado (como sempre faz, mas dessa vez compreensível) enquanto todos o pressionavam para não fazê-lo. Foi uma atitude digna de um psicanalista, Levi provoca um choque em Eren ao lhe dar uma resposta inesperada e o faz parar por um momento, algo importante para que ele pudesse voltar um pouco e se questionar. Naquelas simples palavras, Levi tirou toda a responsabilidade de seus ombros e jogou-a em Eren, que sentiu o peso, é obvio. Tomar a responsabilidade é um peso enorme que lideres carregam, e essa sequência me lembrou uma mãe/ou pai com seu filho. Quando um filho está com pirraça ou teimando para fazer algo indevido, as negativas tempestuosas de seus pais o motivam ainda mais a seguir adiante com aquela cena, enquanto que se apenas o pai/mãe o repreender sem perder o controle com uma frase encorajadora, mas ao mesmo tempo ameaçadora, a tendência é que ele não siga adiante. Isso mostra que apesar de tudo, o Eren ainda é o nosso protagonista muito imaturo de sempre. Geralmente, levando em conta minha pouca experiência no gênero, no battle shounen os protagonistas tendem a não amadurecer ou demorarem a demonstrar esses sinais, acredito que seja uma forma de identificação com o publico alvo. Eu sei que estou falando como uma obaasan, mas quando adolescentes, queremos resolver tudo com os próprios punhos, sem entender a complexidade da situação (e talvez seja essa a causa de nessa idade começar a formar a mentalidade de se odiar politica, sendo que é só através dela que se pode mudar alguma coisa de verdade). Uma pessoa sozinha faz suas próprias leis, age de acordo com o que acredita e julga de acordo com o que considera ser certo, já um grupo a necessidade de confiança mutua que todos irão desempenhar suas funções é crucial para o sucesso do que foi estipulado.


Dessa necessidade de resolver as coisas com os próprios punhos, que os super heróis foram criados e é um do porque serem voltados para o publico infanto-juvenil, mas numa sociedade ideal, os obstáculos devem ser vencidos pelo coletivo, não por um justiceiro ou ditador que diga o que é ou não melhor para todos. E eu gosto muito disso em Shingeki no Kyojin, até agora, todas as tentativas de Eren em ser um justiceiro falharam amargamente, e só obteve sucesso no esforço conjunto. Se ele tivesse seguido seus impulsos, teria sido animalesco e muito foda, mas teria inutilizado o empenho e a vida de muitos que se sacrificaram pela missão, além do fato de que se o Isayama seguisse a lógica, ele levaria um pau e se foderia nas mãos da titã.

Claro, na situação do Eren ali, era mesmo difícil ficar indiferente, tem momentos que o sangue ferve e queremos resolver a situação nós mesmos, apesar de que francamente, eu estaria pouco me fudendo com pessoas estranhas morrendo, desde que pudesse alcançar meu objetivo. Deixaria pra me lamentar depois, hahaha! Desculpem. É verdade que o Levi tem 32 anos? Ele realmente parece carregar grande experiência em lidar com pessoas e situações adversas.

Okay, voltando ao ponto...



Apesar disso tudo, venhamos e convenhamos que este flashback foi um tanto quanto anticlimático com relação à cena final, tirou parte significativa do impacto que teria se apenas tivessem seguido a sequência sem interrupções. Eu não sei se foi um ajuste do anime, mas o flasback soa bastante deslocado. Penso que o ideal seria isto ter se passado episódios atrás com um flasback de segundos neste. Enfim, traps de um produto audiovisual. Outra: adoro cenas em câmera lenta, com uma trilha sonora orgástica ao fundo e com os personagens conversando entre si de um modo que seria impossível na realidade, mas a animação neste episódio não ajudou muito nessa questão. Senti falta de uma cinética mais envolvente, mesmo na cena em que a titã fêmea se contorce para pegar mais velocidade. A animação neste episódio estava muito caidinha, como resultado, essa sequência não conseguiu envolver tanto, o que difere do episódio anterior, pois o apelo estava no impacto da figura da titã correndo ameaçadoramente atrás dos personagens que faziam questionamentos óbvios numa sequência dramática. Enfim, no momento estou na expectativa pelo próximo, quero ver aquelas doideiras da OP acontecendo.   


Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★
______________________



-Nesse episódio aprendemos que é necessário uma forte motivação para se transformar em titã, mas será que isso é uma regra ou só porque o Eren ainda não domina completamente essa técnica? E interessante que sua capacidade de mutação responda ao entrar em contato com algo metálico, ao menos explica essas faíscas de eletricidade sempre que alguém sofre mutação.


***



Comentários do Critico Nippon (@PedroSEkman)


Recapitulação de 1 minuto? Será que os animadores estão bem? Alguém adoeceu? Alguém morreu? Um minuto de silêncio.

Diferente do episódio anterior, com aparente ação (err... pessoal cavalgando) este foi, apesar de lento e abaixo das expectativas, útil e com algumas curiosidades. Por mais óbvio que seja Eren precisar de um "objetivo", eu totalmente imaginava que ele poderia se transformar dentro do poço ao seu bel-prazer. Isso já elimina alguns furos de roteiro, afinal, se fosse só se arranhar por qualquer besteira, ele teria que viver em uma bolha de plástico pra nunca se machucar com nada e explodir como titã. Ao mesmo tempo em que entendemos isso, vemos a desconfiança absurda e contida da Tropa de Exploração, que alguns segundos antes estavam na mesa aparentemente amigáveis com o garoto. Isso torna a evolução dramática e aceitação de todos mais plausível, enriquecendo-os com uma pequena "redenção", diferente do vácuo do episódio anterior ou mesmo o de varrer castelo e ouvir histórias aborrecidas. Simultaneamente, cabo Rivaille cresce ao ser o único que realmente defende o Eren de qualquer público hostil, apesar dos pesares passados.

Prejudicado por não ter uma trama mais objetiva de modo geral, parece que estamos sempre atrás de migalhas que ocupam tempo demais. Confesso não saber o que esperar daqui pra frente. E digo isso não como uma coisa boa, mas por estar me acostumando à maneira lenta atual com que a história é levada. Espero estar errado. O potencial de urgência e ação fora da Rose é muito grande para ser desperdiçado.


Off câmera no anime, então vou trazer pra vocês na íntegra

***


Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook e nos Siga no Twitter