domingo, 25 de agosto de 2013

Comentários: Shingeki no Kyojin #20 – Alcatéia... de Titãs?


Aaahh, esses gritos da titã fêmea foram música para os tímpanos!


Pow, acho que nunca vim para um episódio de Shingeki no Kyojin tão ansiosa como foi com este, eu sabia que certamente os planos de Erwin seriam frustrados de alguma maneira, mas eu queria saber como. E sabe o que mais? Eu continuo ansiosa pra caralho, até mais do que antes, por que... caramba!, o que foi aquilo no final do episódio? Mas vamos com calma!

Acho que o título do episódio ser ‘Erwin Smith’ diz muito, o momento entre Armin e Jean foi ótimo, mas nada diz mais do que as palavras mudas, presas na garganta de Erwin. Sua própria expressão diz e expressa mais do que qualquer palavra jamais poderia ao perceber que o plano acabara de ir por água abaixo. Ser Erwin não deve ser fácil, alguém aqui aceitaria tal missão? Sendo o personagem sensível como é com relação às vidas do qual se tornou responsável, carrega uma consciência manchada a sangue e agora uma insuportável frustração por um plano que falhou ao custo de milhares de vida – embora eu acredite que nenhum sacrifício é em vão, mesmo com as falhas, pois até mesmo essas agregam conhecimento. Deve ser particularmente frustrante não ter tempo nem para chorar e se lamentar, é preciso suprimir os próprios sentimentos e continuar guiando seus homens. Seria interessante uma retrospectiva da vida de Erwin até o momento em que ele se tornou o homem que é. É incrível sua capacidade de raciocínio ser tão afiada e ainda manter características humanistas.


Levi me parece respeitar mais do que realmente sentir profundamente, por isso é o braço esquerdo de Erwin responsável pela execução. Hanji tem perspicácia e inteligência aguçada, mas altamente centrada nas questões cientificas, por isso ocupa tal função como braço direito de Erwin. Pixis é uma maldita raposa excêntrica. Nada parece escapar aos olhos atentos de Erwin, e nós aqui, somos capazes de nos perguntamos pelo corpo que deveria estar no interior da titã fêmea, mas naquele contexto somente uma mente equilibrada poderia observar algo assim. E não é exatamente essa a função do líder, que fica parado ao centro observando e dando ordens? E ainda assim poucos poderiam desempenhar sua função tão bem quanto ele mesmo o faz.

"Alguém que não pode fazer sacrifícios, também não pode conquistar nada"

Neste aspecto, Armin parece ter um grande potencial, precisando se tornar apenas mais forte emocionalmente. Isso me lembra dos grandes lideres da História, em que, basicamente, a soberania do seu regime militar imposto ou visão politica do seu país dependia apenas de uma única figura para se manter; a deles mesmos. A capacidade de liderar assim, as vezes até parece um talento especial. Bem, acho que estou desviado do que realmente importa. Nestes cenários, as pessoas sempre se questionam “mas era mesmo necessário fazer isso ao custo de tantas vidas?”, e os diálogos entre Armin e Jean foram o único ponto válido que consigo enxergar em mais de metade do episódio apenas com personagens conversando entre si. O Jean como sempre um personagem humano, reflexo do pensamento das pessoas que colocam a vida humana sempre em primeiro lugar, e Armin representando o pensamento lógico.

No fim, este episódio conseguiu ainda passar intensidade, mesmo com uma execução meio problemática durante sua maior parte. Como se manter indiferente com um grito tão chocante e inesperado quanto o da titã fêmea? Porra! Eu fiquei estarrecida. Todos aqueles titãs respondendo ao seu chamado e ignorando todos ao redor, a reação dos personagens em cima das arvores com a debandada, este é o momento em que eu me aproximei mais do vídeo sem saber o que esperar. A pessoa no interior da titã vai morrer? O que são essas habilidades fora do comum de qualquer outro titã visto até então? Quando os titãs comuns partiram para cima do titã Eren, ignorando tudo, e lhe devorando, ficou implícito de ser por ele soar ameaçador, como um predador natural, mas isto que aconteceu com a titã fêmea parece diferente. Eu senti impotência por aqueles personagens, parece que o inimigo está sempre dois passos à frente, inacreditável. Fosse eu naquela tropa, me sentiria desanimadamente tenra. Nesse momento eu senti verdadeiramente a grandiosidade desse inimigo, é como se tudo o que os humanos pudessem fazer, fosse irrelevante. Também cresceu um grande temor: francamente, se a motivações desse inimigo “invisível” forem fúteis, acho que ficarei bastante decepcionada. Ao mesmo tempo, acredito ser algo que jamais vai conseguir corresponder à expectativa de todos.


Agora, tenho muitas perguntas alfinetando minha mente. Como raios a pessoa no interior da titã conseguiu sair dali sem ser notada? Sem chance, é humanamente impossível responder isso com qualquer resposta lógica. Primeiro de tudo, ela estava rodeada por titãs! Segundo, sem equipamento, e terceiro, na melhor das hipóteses ela poderia estar com o equipamento já que Isayama não é adepto de fanservices e as roupas de Eren não desapareceram magicamente após ser incorporado pelo titã elfo, MÃÃÃÃÃSSS ainda que possa ser este o caso... Não seria fácil notar alguém manobrado o equipamento para cima ser facilmente notado a partir daquele ponto? Erwin não arredou os olhos até que a titã fêmea se transformou em carcaça e então teve a epifania de que em nenhum momento fora avistado o corpo humano da titã. Eeeeeehhhhhhhh!!! Deve ser o mesmo tipo de resposta para aquele aparecimento e desaparecimento abrupto do titã colossal. A única coisa certa é que ela já se transformou em titã com já estava preparada para qualquer obstáculo que pudesse surgir, evidenciando a importância de sua missão. Seja quem for a pessoa que está por trás dos ataques dos titãs, sabe que o Eren representa um grande perigo para seus planos. O que torna a sobrevivência do Eren até então de suma importância para o enredo do Isayama, ao contrário do que muito de nós pensávamos. Afinal, será ele que irá nos fazer chegarmos mais próximos das respostas. Quanto mais violentas forem as investidas, mais ameaçadora será a aproximação de Eren e demais ao porão do pai de Eren. Acho que a tentativa em eliminar Eren, é de que com ele, a Tropa de Exploração é muito mais forte e poderá chegar facilmente a este porão. MÃS.. . eu ainda não consigo entender o que move a personagem da titã fêmea. Mesmo com toda a ambiguidade da personagem, ela não é alguém genuinamente mal, então, apenas... por que?

Olha... eu estou ansiosa. Mesmo que sua identidade já seja do meu conhecimento, o suspense ainda se mantém com essa densidade atmosférica dos personagens estarem sendo abatidos por alguém infiltrado entre eles. E no meu caso, eu quero muito ver a reação de todos os personagens ao descobrirem a identidade da titã colossal, quero ver se vai haver um duelo entre ela e Eren, se ela vai novamente se transformar em titã (apesar de parecer complicado mesmo alguém do nível dessa personagem). UURRRGGHHHHH >_>

Por fim, os diálogos unilaterais são bem interessantes. No caso da equipe do Levi, aumenta a interação do grupo e torna o companheirismo deles empático a nós. Entre os outros personagens, amplia a dimensão daquele evento com questionamentos de quem fora mantido à margem do conhecimento, além do fato de serem sua primeira empreitada numa missão da tropa. E claro, nos mostra que aqueles personagens ainda existem no enredo, já que o roteiro de Shingeki segue uma única trama, sem quaisquer subtramas se entrelaçando ao fio condutor e váááários personagens que aparentemente possuem sua importância. As subtramas até existem, mas não são exploradas com fins de gerar mais expectativa e suspense. Ainda assim, esse foco exagerado na perspectiva dos personagens fora da cena de ação tira muito do feeling de adrenalina, e cá pra nós, acredito que o anime esteja investindo substancialmente nisso pra não se concentrar tanto nas cenas de ação (se o mangá faz isso, já é outra história, outra mídia, que ainda nem conheço). Uma coisa é a Sasha tensa deduzindo sabiamente o cenário que se formara (aquilo fez crescer ainda mais a tensão, já que ela estava diretamente afetada pelo que estava ocorrendo e mais parecia um ratinho acuado, huehuhuehu), outro é acompanharmos um bato bapo enorme da equipe do Levi que nada diz sobre a situação atual do outro lada da floresta. Com isso, a narrativa perde um pouco de sua urgência. Deixando de lado a obvia falta de animação decente, em que momento Mikasa encontrou com Armin para ter conhecimento daquela informação que ela repassa para Sasha sobre o posicionamento de Eren? Mistérios...  

Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★
______________________



-Gostei da relação que Sasha faz entre o uivo de um lobo com a da titã fêmea. As pessoas no geral pensam que lobos uivam para a lua, quando na verdade eles uivam para seus companheiros, serva basicamente para reunir a alcateia para a caça, para marcar território (quando dois grupos querem ocupar a mesma região, eles deduzem o tamanho da alcateia adversário pelo uivo, e então avaliam a situação). E eles podem reconhecer uns aos outros pelo uivo. É uma boa referência embora eu não entenda exatamente o que faz os titãs comuns devorarem a titã fêmea. Como isso se relaciona com o ocorrido episódios atrás?


-Ele estava avoando de costas? Ele estava avoando de costas! E em linha reta! HUEHUEHUEEHUEHUEGENTE POR FAVOR


-Alguém pega? HAHAHAHA Ele é muito tosco, mas me mata de rir. Me matem! 



- WOOOOOW~ Esse cós ficou excelente! Por favor, babando! Link pra autora.


***


Comentários do Critico Nippon (@PedroSEkman)


Em primeiro lugar, eu gosto de Shingeki no Kyojin. Quem pensa o contrário, ou não leu o que eu escrevi em muitas semanas, ou não leu o que eu escrevi em muitas semanas.

Costumava amar. Depois passei a achar muito bom. Agora é só legal, com muito otimismo e boa vontade.
Dito isso, episódios como esse me fazem quase odiar tudo. Não só Shingeki no Kyojin, mas os animes, os mangás, o Japão e mudar meu título para Crítico Brazil.

Começando pelo simples fato de que o episódio poderia ter iniciado da metade em diante facilmente sem perda alguma. O "espião" já havia sido estabelecido desde que os dois titãs capturados foram mortos por alguém "interno".

O Eren-Titã está indo junto pra quê? Com toda sinceridade do mundo, alguém me responda porque eu não entendo. Bom, não serve pra salvar dezenas de companheiros. Também não serve pra segurar os titãs que planejam devorar uma peça fundamental da trama (como ele já havia feito maravilhosamente bem para seus companheiros trocarem de gás lá no ataque à Rose). Pelo visto é só para apontar onde é a casa dele na Maria. Um pedaço de papel com o endereço lhe substituiria facilmente.

Desde quando os titãs comem titãs? Podiam ter feito esse canibalismo há muito tempo e vai contra tantas regras já estabelecidas pelo anime que só "ódio" e "traição" é como eu me sinto como telespectador. Creio que existe um "complô" de titãs e humanos-titãs contra humanos normais, certo? E eles tem reuniões estratégicas para estabelecer regras como gritar e serem devor...zzzzzzzzzZZZZZZZZZ.

Somado à isso tudo, há diálogos a mais no mangá que tiveram que ser cortados para dar lugar aos comentários de mijo. Juro. E não vou nem comentar o fato do cidadão ter escapado não apenas da multidão de titãs enloquecidos, mas da Tropa de Exploração inteira ao redor. Talvez tenha sido como uma toupeira, por baixo da terra. E havia sequer uma missão desde o início, quando não tinha Titãs loiras nos planos? Por que eles estão querendo dar meia volta?
Resumindo: os últimos 4 episódios chegaram em um anti clímax que diz apenas que toda enrolação passada serviu para absolutamente nada.
Puta. Que. Pariu.



Enfim revelada a identidade da Titã fêmea!


***

Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook e nos Siga no Twitter