domingo, 22 de setembro de 2013

Comentários: Shingeki no Kyojin #24 – Mikasa Vs Annie

Esse é o momento que o fandom deixa de falar do enredo pra discutir shipping.


OMGOSH esse episódio me deixou elétrica /o/


━━━━━┒
┓┏┓┏┓┃
┛┗┛┗┛┃\     SALTANDO
┓┏┓┏┓┃   /
┛┗┛┗┛┃ノ)
┓┏┓┏┓┃
┛┗┛┗┛┃
┓┏┓┏┓┃
┛┗┛┗┛┃
┓┏┓┏┓┃
┃┃┃┃┃┃
┻┻┻┻┻┻


Hmm. Não há muito o que dizer. Apenas Auau hauu hauu auau auu-wa hauuau! /Hannyu

Ponto.

Não é o suficiente?

Okay, versão estendida:

Quando botei meus olhinhos nesse episódio meus olhos mal podiam acreditar no que as retinas absorviam. Que animação incrível! Esse é um desenho de storyboard muito trabalhoso e com bons frames, cheio de detalhes mutantes de frações de segundos, e pelo visto resolveram investir boa parte do tempo dos animadores nesse episódio, assim se torna até compreensível a verdadeira calamidade que foram estes últimos. Isto porque nem estamos considerando esse último episódio vai ser exibido nos cinemas, com mão de obra fresquinha. E os desenhos estavam bonitos por demais, os fundos e filtros bem aplicados, boa iluminação, algo não muito comum em Shingeki. Ou seja... FUCK ME.

A direção novamente fez a diferença, dessa vez para o bem, conseguindo ganhar tempo para concentrar toda a ação no episódio seguinte sem perder a tensão climática que este episódio pedia, emparelhando eventos passados e paralelos, dividindo, algo raro aqui, a trama em vários núcleos e com diversas boas surpresas pelo meio do caminho, como a armadilha que eu acho se tratar de um filler. Se em um dado momento ficamos apreensivos com o que pode acontecer com o Erwin, no outro temos o trio Armin/Mikasa/Eren e a titã Fêmea envolta em sequências de animação extasiantes.


Tão logo assisti, vi pessoas comentando que metade do episódio era filler. E eu não acho isso tão mal. Até me passaram um link do capítulo do mangá que esse anime cobre e vi que lá, Eren e titã fêmea partem diretamente para o fight. Yare, yare, fico com a versão do anime. A diferença entre as duas cenas é que no mangá não há acúmulo atmosférico de densidade, com Eren agindo como um típico protagonista shounen e já partindo pro vamos ver, sem muito trabalho com o cenário em volta. O anime desenvolver melhor esse fundo proporcionou todas aquelas sequências sensacionais que se seguiram, de Mikasa fazendo o que ela sabe fazer de melhor: ser fodasticamente cool, e claro, acrobacias e trilha sonora que me deixou entorpecida, enlouquecida, vibrante. Miyazaki chama esse espaço de tempo entre um acontecimento e outro de “Emptiness”, tornando as cenas mais absorventes e atmosféricas.

Sair quebrando tudo não é o que vai fazer de Eren um bom personagem. Não conseguir se transformar respeita o que eu já vi no anime anteriormente, e ainda leva consideração sua hesitação perante Annie. Apesar disso, o anime ainda repete o mesmo feito do mangá no sentido de emanar espirito shounen ali no finalzinho quando Eren ressurgi das cinzas. O que me soou muito empolgante e climático. Apesar de, a cena dele movendo o peito naquela estaca foi tããão exagerada, mas é algo que no contexto louco e absurdo acaba se tornando uma cena muito da divertida e tenho certeza que são esses pequenos detalhes que fazem o anime de Shingeki ser tão visto. Ou seja, não é algo que denegriu em nada o personagem e não diverge nada com o que venho visto de Shingeki desde o primeiro episódio, ao contrário de cena da Annie no episódio anterior.


Também poderia chamar isso de bom timing, de bom domínio do pacing na narrativa audiovisual. Eu quase coloquei as mãos nos meus cabelos e saí puxado quando Eren vai pra cima de Annie e aparece aquela tela preta. Imagina o nervoso que isso não vai dar no último episódio?

Hanji estava completamente delirante, MANO EU TIVE UM SURTO HISTÉRICO HAHAHA. Até o Levi estava todo ~gracinha~ nesse episódio, numa da melhores dobradinhas com o Eren que eu já pude ver nesse anime; “Heichou, você está falando bastante hoje...” e ele “eu sempre falei bastante”. Omg moment! A Mikasa estava com o botão YANDERE PSYCHO no talo “não vou te entregar o Eren!!”. Nessa parte eu pensei com meus botões “se fosse num cinema, essa seria a cena em que todos riem em meio à ação”. O olhar dela a todo instante para Eren estava assustador. Senti que se ele dissesse algo comprometedor ali, ela sacaria a foice na hora! Sabem o que isso significa?

~• ~•  ~•
  ~•   ~•                    ~•   
~•  ~•   ~•   ~•        
    ~•   ~•           


São alguns momentos de descontração que somam bastante à carga de densidade do episódio, tornando algo divertido de se assistir. Não sei se é algo original do anime, mas terminei preocupada com o destino de Erwin, como será que ele sairá dessa? E Annie? Ela vai morrer? Vai ser esquecida logo em seguida? Não saberemos mais nada sobre ela? Como isso tudo vai acabar? Qual será o próximo passo da história, o que virá depois? Eu tenho certeza que não obtiveremos nem 90% dessas respostas nessa temporada. No entanto, ver que levaram em consideração, apesar da aparência ser obvia o suficiente, o posicionamento ofensivo da titã Fêmea, chegando a conclusão de que era similar à de Annie. Para nós, esse detalhe da fase de treinamento com Annie não é tão importante porque poderíamos sacar quem ela era com um olhar, mas para o mundo dos personagens é fundamental e fico feliz de ver como tudo em algum momento acaba fazendo sentido e nada sendo tão gratuito, salve a pegada autoral do Araki. Mesmo um o sentimento de e hesitação de Eren pode ser explicado pela afinidade com Annie e a dupla, que dão a entender, terem formado nos treinamentos. 

Acho... apenas acho, que Eren vê/viu em Annie algo que não consegue em Mikasa, talvez por identificar nela algo que também sente? De qualquer forma, ele sempre a olhou com um respeito e admiração que não sente por Mikasa, o que para mim é algo que se origina no momento em que ele a salva, passando pelo tempo em que ela a supera tecnicamente, culminando no atual momento em que tudo o que almeja, é não depender dela nem tê-la lhe ditando os rumos. É aquilo, dificilmente Eren a verá com outros olhos, porque para ele, ela é família e de fato, ela se porta como uma mãe. A não ser pela força do roteiro ou por um desenvolvimento muito do bem feito. O que duvdo muito.


Por fim, talvez seja só comigo, mas me sinto um pouco triste por esse destino da Annie. Eu não sei qual é o contexto disso tudo, mas é algo que acaba me levado a reflexão, assim sendo, compartilho da hesitação momentânea de Eren. Mas não vou me alongar muito nisso, falem ai vocês.


P.s.: Levi de monarca estava um cocotinho, viu!? OMAIGAWD! E olha que homens baixinhos nem fazem o meu tipo.

Avaliação: ★ ★ ★ 
______________________




- OLHO NO LANCE, MIKASA YANDERIZANDO. Até eu fiquei com medo aqui. Pfff, vaza Mikasa.


- Olha só que beleza, como tudo fica mais fácil de entender quando a animação é bem é bem feita.


- Hey, isso ficou sexy! Era assim mesmo no original? Ah, é, isso é filler.


- HUEHUEHUEHUEHHUHEHEHSHFAKFPOKP´DFL´DFJ apenas o meu melhor screencaps do episódio. OVULANDO ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~• ~•

- Meu resumo do episódio. Tchau, Pedrinho agora é com você! VAAAAI PLANETA /o/




***

Comentários do Critico Nippon (@PedroSEkman)



É oficial: Eren é o pior protagonista em muitos e muitos anos de anime. Seiya de Pégasus é um George Clooney perto dele. Eu já tenho um post final quase pronto em que eu falo disso com mais detalhes, então encerro aqui.



Mãe dele se revirando no túmulo









Claro que os fillers do anime prejudicam em 200% isso. Aliás, mesmo antes, com os flashbacks e o receio do garoto no túnel, isso não é sentido pelo espectador porque, oras, quem é Annie?? Ela, ou o carequinha-Avatar, ou a loirinha baixinha, ou mesmo a Sasha que praticamente não existe mais (uma das inúmeras burrices do Isayama), teria dado na mesma: um vácuo emocional completo. Aliás, a única lembrança que Eren (ou mesmo eu) tem dela é da surra que levou da garota no início do anime. Então absolutamente tudo leva à hostil reação normal de Mikasa e Armin, ainda mais após matar tantos companheiros. É uma babaquice tão sem precedentes a enrolação do Eren nos fillers soterrado que não fosse pela animação, seria uma tortura imensa assistir. Aliás, metade do episódio sem ninguém pra fazer nada contra a Titã Fêmea enquanto o trio está no túnel... que armadilha é essa? Parecia bem preparada para evacuarem as ruas, e os telhados pareciam cheios de Exploradores, porém todos ficaram dormindo metade do capítulo. E se Annie sabia que era uma armadilha, err, qual a sua brilhante estratégia ao cair nela? Ninguém tinha provas contra, ela só se condenou. Novamente, repito: ela é patética.



Com uma animação espetacular do início ao fim, fiquei bobo só ao ver a transformação da Titã nos primeiros segundos. Explorando ao máximo o voo com os DMTs, é uma manobra mais fantástica que a outra. Com cores vivas e penetrantes, chegando até à beleza do melhor do ano, Psycho Pass. Infelizmente, sabemos que este é o penúltimo episódio, então tudo acaba soando como encheção (claro que com ou sem essas manobras, não haveria salvação para o anime). Teria aproveitado muito mais sabendo que era apenas uma batalha no meio, não o clímax de tudo.

Não há expectativa alguma para o final, pois há tantas perguntas que não terão resposta que é insatisfação pura. Aliás, a única resposta que tivemos até hoje é a de que o Colossal e o Encouraçado eram humanos. Só. É, só. Eren enfrentando Annie pela 3ª vez, parece até que é uma arqui inimiga, só que não. E o resultado da luta não parece trazer resolução alguma de nada, então é apenas irritante estarmos perdendo tempo pela milésima vez com essa migalha entre tantas outras pendencias.

SHORYUKEN!!!!

***

Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook e nos Siga no Twitter