sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Comentários: Galilei Donna #01 - Storia di tre Sorelle a Caccia di un Mistero

Depois de 9 anos longe da direção de um anime, Yasuomi Umetsu volta com sua formula de garotas bonitas em cenas de ação.

E para quem não conhece Umetsu, esse primeiro episódio de Galilei Donna (Galidon) já é um bom cartão de visitas. Pra quem conhece, infelizmente vai ser difícil não pensar em perversão ao ver as irmãs Kazuki (Rumi Ookubo) e Hazuki Ferrari (Kei Shindou) sendo encurraladas por homens suspeitos em ambientes suspeitos.
Mas ao contrário da expectativa de muitos, acredito que GaliDon não desponta como um show subversivo, embora as conotações fetichistas estejam ali.

Com 24 minutos, a direção se mostrou afiada em apresentar os personagens e o mote do enredo, através de sequências ágeis de ação e boa exposição. À medida que a pressão da organização fecha o cerco, múltiplas tramas começam a se entrelaçar ao mesmo tempo em que aprendemos mais sobre o modus operandi da disfuncional família Ferrari. É difícil se orientar com certeza em meio a tantas coisas acontecendo. Os homens que perseguiam as filhas Ferrari de certo são da organização atrás do segredo de Galilei e que representa um perigo potencial muito maior, no entanto, fica a nítida impressão de que eles desistiram muito facilmente de capturá-las e o cerco estava muito brando.

Por outro lado, Cicinho (Hiroshi Kamiya) não parece ser o principal orquestrador, mas só um dos que estão atrás do segredo. Inclusive, me pareceu que ele e a irmã Hazuki são um casal romântico em potencial. LOL

Em meio a navios voadores, a família Ferrari se sente tão perdida quanto nós mesmos.

Só falha no tratamento ruim do CGI que soa artificial mesmo em um mundo projetado pela direção artística para ser um choque entre o mundo adulto e designs fantasiosamente infantilescos. A trilha sonora não se mostrou tão chamativa e as sequencias de ação não foram atmosféricas, embora visualmente bonitas. Vai dizer que a parte inicial com a perseguição às irmãs foram muito chamativas!? As sequencias de animação 2D ficaram lindas e bem fluidas, só faltou um fluidez melhor quanto aos navios de CG.

Especialmente a trama da Hozuki (Rina Hidaka), que entre todas as irmãs, parece ser aquela que herdou o intelecto do seu ancestral. Eu também quero um scooter elétrico desses!, que só faltou ser também uma inteligência artificial (ai teríamos um Chamber 2.0).
O que eu mais gostei aqui foi a miscigenação. A história se passa na Itália, mais precisamente na Toscana, as descentes de Galilei são filhas de um japonês com cara de Jesus Cristo e de uma italiana competitiva, de onde podemos pressupor que o sobrenome “Ferrari” não é por acaso.

Também é legal ver um elenco de personagens parcialmente adulto, com exceção de Hazuki, de 17 anos, e a pequena gênia Hozuki, de 13. Soa mais factível pelo fato de ser uma trama conspiratória partindo de um universo adulto, com as duas adolescentes sendo arrastadas para este mundo. Partindo disso, esse episódio demonstra ter intenção de explorar o choque das invenções de uma criança, Hozuki, com um universo marginalmente adulto futurístico atolado pela era glacial. A vivacidade na cor e os design dos mechas e armas já demonstra uma abnegação a qualquer senso lógico nessa aventura. O interessante nessa viagem será descobrir se a direção e o roteiro vão conseguir convencer nessa proposta. Mas há muito potencial aqui, principalmente na relação entre as Ferrari.

Particularmente, me amarro em cenas de ação NOSENSE, espero ver muito disso aqui, apesar da primeira amostra entre o mecha-peixe de Hozuki e do mafioso Cicinho não ter sido lá muito atraente.

Por fim, fiquei sabendo que Galidon vem sendo planejadodesde 2006 e que planejam chama-la de “Galileo”, mas alteraram devido a série de novels Detective Galileo. Agora, minhas expectativas quanto ao anime estão bem amenas.


Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★

***




 Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook e nos Siga no Twitter