segunda-feira, 31 de março de 2014

Meus 2 Centavos Sobre Madoka Magica Rebellion e Sua Polêmica

Precisa avisar que tem spoilers? Corre, tem muitos spoilers!
Assisti os dois filmes de Madoka ontem. Achei a edição muito boa, recomendaria inclusive pra quem não assistiu a série de tv, mas quer dar uma chance pra Madoka. Não há grandes perdas, a experiência é igualmente ótima. Para mim, a maior perda pra série de tv, é aquela coisa de assistir parceladamente: criar teorias a cada episódio, e também assistir fracionado alivia muito a carga mental. Assistir os dois filmes seguidamente é pesado, eu acho.


Mas como eu gosto de suffering...XD

Falando em suffering, vi Rebellion e eu ia fazer um flood descomunal na minha TL do twitter, mas como a maioria ainda não viu e andam traumatizados com spoilers, vou soltar tudo aqui. É só alguns pensamentos mesmo, nada muito desenvolvido, e do meu ponto de vista são pensamentos obvios e que a maioria deve ter chegado à mesma conclusão no final do filme, mas é sempre uma boa terapia vomitar tudo pra fora. Não imaginam o sofrimento que foi assistir Rebellion, foi uma experiência completa: primeiro eu planeja assistir o filme em seguida dos dois primeiros, mas tive meus planos frustrados porque por falta de atenção acabei baixando a shit versão filmada por CAM no cinema (apesar que teria adorado ter sido pega de surpresa com o plottwist, e por escolher esperar, naturalmente fui pega por spoilers. Era isso ou não acessar a internet mais); não esperei esses meses todos pra isso, né? Francamente. Segundo, tive que baixar novamente a versão BD, e levou algumas boas horas. Tempo suficiente pra dormir e voltar pra maratona. E aqui estou eu. 

E bom, até compreendo a polêmica criada acerca do filme, mas acho que as pessoas estão exagerando seu apego pelo personagem ou esqueceram as nuances presentes no anime que fazem ponte para o desfecho do filme. Não vou dizer que comemorei feito o louca o final, pelo contrário, eu fiquei triste, me senti destruída porque eu gosto demais da madokinha preta e sempre admirei sua luta incessante para preservar a Madoka, assim como senti simpatia por sua dor. Mas poxa, Madoka Magica nunca foi um mahou shoujo convencional onde a dúbia amizade entre duas garotas é o suficiente para triunfarem sobre o mal. Aqui, a força do amor não é o suficiente porque na real, não há vilões, mas adversários que no fim das contas são elas próprias, são sentimentos que surgem e emanam do profundo de cada ser. Então, é claro que achei sensacional o filme mostrar a transformação do suposto amor puro e abnegado da personagem em doença obsessiva, penso que os rumos tomados se alinham totalmente com a temática do anime. Como esquecer o que ocorreu com a Sayaka? O conceito das bruxas? O sacrifício exige demais, é um preço muito alto a ser pago por outra pessoa. Se você se sacrifica, intimamente você quer se compensado. Se não é, vários sentimentos negativos começam a infectar aquilo que outrora costumava ser um sentimento virtuoso. É humano. A ideia é mesma e até achava realmente que algo assim não ter acontecido na própria série, lá no finalzinho, pareceu uma forçassão de barra pra um good ending, embora eu tenha amado. 
Qualééé, a obsessão pela Madoka sempre foi algo latente em Homura, e sabemos que uma paixão quando vira obsessão... não é nem um pouco saudável. Ela pode ter aceitado a principio ficar longe da Madoka, mas depois de tantos loops temporais e ao contrário das outras garotas, carregando esse fardo que são as memórias ("Memórias são um fardo. Assim que se lembra de uma coisa, as outras lembranças vão aparecendo uma atrás da outra."), acham mesmo que no fundo a Homura não se sentiria frustrada? Tudo o que ela fez foi muito mais do que pelo bem da Madoka, mas muito mais pelo forte apego que ela sentia pela sua “amiga”, e esse apego depois de inúmeras voltas no tempo, ficou ainda mais forte. No fim, é logico que depois de todo esse sacrifício, ela iria querer uma compensação e foi o que ocorreu e ocorreria mais cedo ou mais tarde. A diferença, é que ao invés dela se transformar numa bruxa, a intensidade de seus sentimentos criou um universo suspenso num looping temporal.

Gosto muito da parte em que ela tenta fazer as outras matá-la naquela ilusão por saber que perderia o controle de si mesma, mas elas não o fazem e dá no que dá. Não é como se a Homura fosse intrinsecamente ruim, ela apenas lentamente foi perdendo o controle e se distanciando cada vez mais daquela motivação bonita e romântica, e é o que se discute amplamente no anime, logo, acho natural tudo o que ocorreu. E bem, penso que o conceito de Deus e Diabo (Godoka X Homucifer) foda demais, ótimo recurso pra representar essa dicotomia. É doloroso ver minha personagem preferida nessa espiral, se corrompendo, mas eu não poderia esperar menos do Gen Urobuchi. Talvez se não houvesse tanta pressão do estúdio e produtores para deixar pontas soltas que possibilitam uma sequência, ele tivesse dado um fim definitivo a essa tragédia, mas em nenhum momento ele se contradiz na narrativa nem tampouco trai as convicções da personagem, e eu amo isso porque há poucas coisas que eu odeie mais numa obra do que representarem uma personagem de modo incoerente com a sua proposta. Enfim, recomendo pra quem tem dificuldade de aceitar o desfecho, rever seguidamente os 3 filmes e se ater às nuances da Homura e em como muitas vezes ela parecia quase perder o controle completamente (clara demonstração de sua instabilidade emocional e indicio de já estar no limite), entre outros detalhes que envolvem todas as personagens. Vai perceber que é uma direção contínua e inevitável – e fico imensamente feliz do Urobuchi não ter ignorado as consequências de todos os atos da Homura.
Na provável segunda temporada ou filme, espero que saibam desenvolver bem essa nova premissa e que enfim deem um descanso e um desfecho definitivo pra Homura, né? chega de foder a personagem, ela precisa ter uma morte tranquila nos braços da deusa, ela já sofreu demais >_>

É... isso teria sido um flood animal lá no twitter, não vão poder dizer que solto spoilers por sacanagem. Que maratona intensa XD

Atualização: imagem referencial do epilogo no anime em que a Homura ganha suas asas indicando o inicio do seu despertar como ser alado, que esqueci de postar.

***

Recomendação de Leitura:
-Nosso Instinto Primitivo Refletido


Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook e nos Siga no Twitter