Um pensamento aleatório sobre a constante evolução da arte de acordo com cada época.
Engraçado observar certos padrões. A tendência dos anos 2000
é rejuvenescer, enquanto antes era envelhecer. Por exemplo, em animes oldschool
é super comum personagens de 13/14 parecerem ter 20 ou mais, como é o caso de
Saint Seiya [Cavaleiros dos Zodíacos] – recentemente podemos notar mais
claramente essa idiossincrasia ao assistirmos o remake de JOJO Adventures, uma
série arraigadamente oitentista. E sempre me deixou ~reflexiva~. Recentemente,
parei um pouco em frente à tv e estava passando a versão recente de Chiquititas;
eu assistia as antigas Chiquititas (de
1997) quando tinha meus 4/5 anos e minha paixão era tanta, que tinha até os
CD’s e diversas bugigangas da novelinha – então, as comparações são
inevitáveis, embora não me lembre com tantos detalhes assim da primeira versão.
Mas o que é interessante de se tirar disto, é que na primeira versão as
crianças, de um modo geral, tinham uma aparência mais velha, amadurecida; e
olha que eram realmente crianças, não adultos se fazendo de crianças, como em
Smallville e diversos seriados americanos. Enquanto na versão recente, os
personagens são bem mais novinhos em aparência. Daí eu olho para um personagem
e instantaneamente contrasto as diferenças gritantes no porte físico de ator
para o outro.
Esse chart demonstra isso muito bem, contrastando um
character design padrão dos anos 1990 e um característico dos anos 2000 e a
disparidade se torna evidente, com a última ganhando contornos mais
arredondados, lisinhos e fofos.
Observando mais além, em 50 anos e alguma coisa de animações
japonesas, o conceito visual de personagens foi se modificando gradativamente,
até chegar no conceito de arte atual. Tem uma entrevista muito bacana da Rumiko Takahashi [e eu não tenho mais o link] em que ela comenta sobre isso,
afirmando que os artistas seguem o padrão de sua época e que cada época possui
um padrão característico. De fato, se analisarmos as décadas de animes, todas
possuem sua personalidade – além da Takahashi, você olha para as ilustrações de
um Yoshiyuki Sadamoto, um dos ilustrados mais conceituados do Japão, e percebe
que as origens da época em que ele começou a desenhar se mantiveram preservadas
em qualquer desenho seu [embora obviamente hoje ele seja um artista melhor que
antes, coisa que muitos ilustrados não podem se gabar cof cof], é uma arte
oldschool.
Mas bem, isso tem muito haver com a questão do avanço da
tecnologia, que possibilita linhas tão finas quanto às que Inio Asano desenha
em seus mangás, algo impensável pouco mais de uma década atrás. Ainda vivemos
uma época em que vários estilos de arte de anime-mangá e related coexistem com
autores de diversas gerações promovendo esse belo espetáculo, mas imagino que
daqui a muitos anos alguns estilos devem ficar apenas em registros históricos,
como essa última tirinha de K-On! abaixo representando o período pré-mangá
com os Ukiyo-e.
Temas Relacionados:
Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook
e nos Siga no Twitter