quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

SHIROBAKO: Especial Bastidores do Estúdio P.A. Works

O melhor de Miyamori's Face! Quer dizer, infelizmente não, mas sim um passeio pelos bastidores de Shirobako.
Shirobako é um dos animes mais populares desta temporada [e da anterior também], embora eu tenha minhas dúvidas em relação à sua popularidade em termos de números de pessoa que assistem – bem, os que não acompanham não sabem a pérola que estão perdendo. A série estreou sem muito alarde e aos poucos foi conquistando a admiração de um culto de pessoas. Dirigido por Tsutomu Mizushima (o cara de Blood-C, Another, Girls und Panzer, Ika Musume e outras tantas séries por ai), o maior feito de Shirobako foi ir além do simples apelo didático em relação ao dia a dia de uma produtora de animes e a forma como eles são criados e toda a logística que envolve este processo – é mais do que uma série sobre o passo-a-passo de como os animes são criados, é também sobre pessoas; as pessoas que trabalham neste mundo, seus conflitos, seus sonhos, motivações. São personagens tangíveis, tornando possível a fácil identificação, e isto é o que torna a história desses personagens perseguindo seus sonhos uma história universal. Uma história de pessoas adultas, no universo adulto, que certamente vai refletir muito as pessoas que começaram a seguir sua jornada de trabalho há pouco tempo e está lutando para obter seu lugar na sociedade.

Em outras palavras, Shirobako é foda. Além do excepcional processo sobre a produção e a indústria de animes (é importante considerar que tudo que é dito na série não são verdades universais, cada estúdio tem sua forma de trabalhar, assim como os processos, nomeclaturas e valores podem divergir significativamente, mas certamente é algo que dá uma ideia bem precisa do que é a indústria e uma margem muito aproximada sobre a produção de desenhos chineses que você assiste ilegalmente). Enfim, a série ainda estará lançando uns curtas extras a cada nova edição de BDbox. 
Nesse primeiro especial, temos Juri Kimura, a dubladora da protagonista Aoi Miyamori, passeando pelo estúdio P.A. Works e conversando com o produtor Kenji Horikawa, também fundador e presidente do estúdio. É uma entrevista bacana, embora para quem já está por dentro dos paranauês não vá encontrar nada de muito impressionante – e ainda assim é sempre válido ouvir o que esses dinossauros pensam. O que achei mais interessante é o quão claro fica o quanto Shirobako é um projeto apaixonado, que realmente retrata o dia-a-dia daquelas pessoas, mesmo que ainda seja uma obra de ficção (ainda bem, caso contrário seria bem chato).
Eu baixei o especial no Nyatorrents, legendado em inglês. Espero que continuem legendando esses especiais. 

Ah, sim, Shirobako quer dizer White Fox... Fiquei extremamente surpresa. Em minha busca incessante pela verdade, descobri que se refere a uma caixa branca na qual uma fita finalizada de um filme é colocada, repleta do esforço de todos que trabalharam nela. Faz sentido!

PV apresentando todos os especiais que serão lançados... com 15 minutos de duração. Essas pessoas realmente gostam de falar sobre um monte de detalhes.
Temas Relacionados:

Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook