sexta-feira, 5 de junho de 2015

Let's DANCE!!

Porque deu vontade de falar sobre mangás de Dança!


Ontem finalmente li o novo mangá da Jump sobre Sport-dance e acabou me dando vontade de escrever sobre, já que eu realmente gosto muito dessa temática, e sou incapaz disso fisicamente (pessoa totalmente sem ritmo = EU), até me surpreendi que eu conseguir juntar os 8 títulos listados abaixo! hahahahaha. Vamos lá?!
 Seshiji o Pin! to - Shikakou Kyougi Dance-bu e Youkoso


Autor: Yokota Takuma
Revista: Shuukan Shounen Jump (Shueisha)
Gênero: Comédia, Romance, School Life, Shounen, Esporte.
Volumes: 3 capítulos (On Going)

Resumo: Masaharu Tsuchiya acaba de se tornar um calouro no ensino médio e está tentando fazer uma mudança em sua vida. Ele quer ser mais ativo e envolvido na escola, uma vez que o único clube que ele fez parte no ensino fundamental não era realmente ativo. Ele também gostaria de melhorar na falta de jeito com mulheres. No entanto, ele vai em breve ser lançado em um mundo estranho e mágico da dança depois que ele testemunha a apresentação do clube de dança competitiva.

Do mesmo autor de Onani Master Kurasawa e Molester Man, já comentados aqui no Blog (O que me surpreendeu bastante hahahaha), vem agora a Shounen Jump com um Mangá sobre dança de salão! Pelos três capítulos que pude ler parece que vai ser uma história leve, realmente focada em treinos e técnicas de dança, não que o fanservice não esteja ali, é só olhar para os peitos de uma das personagens principais, além disso dança a dois por si só é bastante sensual. 

Se você não sabe quem é o protagonista... tah vendo o menorzinho e com cara de bolacha na imagem? É ele. Ele se mostrou ser um personagem de personalidade simples e humilde, eu gosto disso... Sem perversidade exagerada, tímido, e carismático, eu achei que ficou bom para o proposito atual que é "Transformação e Crescimento", afinal dança é algo chamativo, ele está criando coragem para mudar a si mesmo. Se você quer excentricidade basta olhar todos os outros personagens do clube de dança principalmente os dois homens do grupo. A garota que provavelmente vai virar a Parceira dele também é bem simples e tímida, que está pronta para enfrentar a dança para dá um gás em sua auto-estima, sinceramente achei os dois juntos muito fofos e eles parecem se dar bem em uma relação saudável e amigável.  

Butter!!!

Autor: Yamashita Tomoko
Revista: Afternoon (Kodansha)
Gênero: Comédia, Drama, Romance, School Life, Seinen.
Volumes: 6 Volumes (Completo)

Resumo: Cada um dos estudantes no pequeno clube de dança está lá por um motivo diferente. Natsu juntou-se devido ao seu amor pelo hip-hop, já Haba Takahiro é tudo graças a alguns valentões. O que quer que seja que tenha trazidos eles para o clube, agora eles estão aprendendo sobre os diferentes estilos de dança do hábil vice-presidente Kazumi e a presidente Hajime. À medida que aprendem as alegrias da dança, eles também irão crescer mais para perto um do outro.

Como dito acima, cada um dos 4 novos membros tem um motivo para estar no grupo, que acabaram achando na musica um refugiu, uma pausa da realidade, mesmo que alguns tenham sido forçados a estar ali, aos poucos vão começando a se sentir mais em casa. É um mangá bem slice of life, ele tem bem menos 'intensidade' que os mangás de dança mais comuns, já que as danças são ensinadas bem aos poucos e na verdade seu foco é mais a interação desses personagens tão diferentes entre si, e como cada um deles tentar resolver suas próprias pendencias. 

Waltz no Ojikan

Autor: Andou Natsumi
Revista: Nakayoshi (Kodansha)
Gênero: Drama, Romance, School Life, Shoujo.
Volumes: 3 Volumes (Completo)

Resumo: Caseira e tímida, Hime está "sobrecarregada" pelo nome que sua mãe lhe deu, "Princesa". Querendo nada mais do que ser despercebida e viver uma vida modesta, Hime recebe um choque de inspiração quando ela tenta uma aula de dança, onde ela conhece Tango. Seu professor/companheiro de dança, Tango coincidentemente também é seu colega de classe na escola. Infelizmente, Tango está desesperado para manter sua dança em segredo, acreditando que vai arruinar a sua imagem "legal" se alguém na escola descobrir. Tango vai parar de ensinar Hime, a fim de manter seu segredo ou ele vai ser o parceiro que Hime acredita que ele está destinado a ser?

O diferencial talvez seja porque a protagonista é gordinha, mas descobre um talento e gosto por dança, já que na dança ela poderia "viver de acordo com o seu nome". Hime = Princesa, então ela viu na dança a sensação de poder ser como uma princesa pelo menos enquanto está de mãos dadas com seu parceiro. Já o Tango corre dela sempre, ele teve alguns problemas quando criança, e tem medo de dançar em par novamente, por isso quando ele viu que era fácil dançar com a Hime, e que ela queria ser a "pessoa especial" dele, ele começou a fugir dela. O foco desse mangá é bem mais o romance que a dança em si, mas ela que faz tudo acontecer de certa forma. 




Coda

Autor: Ichimura Hitoshi
Revista: Comic Avarus (Mag Garden) e Comic Blade Avarus (Mag Garden)
Gênero: Comédia, Drama, Gender Bender, Shoujo.
Volumes: 3 Volumes (Completo)

Resumo: Um dia, Kunisada Haruichi que é especializado em dança japonesa em seu departamento de dança do colégio, reúne-se com Yuri Arbatov, um bailarino famoso e jovem que vem para um intercambio no Japão. No entanto, quando ele descobre a fraqueza de Haruichi, ele é obrigado a se travestir no palco. 

Bom, todos acima citados são mangás de Dança de Salão, esse é um dos mangás que fala de Balé! O protagonista é o Haruichi, ele sempre gostou de balé desde pequeno, mas sua família é uma escola de dança Japonesa, e como o filho mais velho ele irá herdar a escola, por isso ele achou que nunca seria capaz de seguir o caminho do balé como queria. As escondidas de seu pai que é um tanto rigoroso com a dança, ele tinha aulas de Balé em segredo com sua amiga de infância, Ane, mas ela só podia ensinar a ele as partes femininas do balé, mas por Haru ter um corpo bastante flexível, não era um problema para ele, além disso como balé clássico foca bastante na atuação dos personagens, pelo seu background com dança japonesa, onde ele sempre interpretava papeis feminino, sua expressão era muito boa. 

Infelizmente ele foi pego dançando pelo Bailarino da Russia, o Yuri. Acabou que Yuri uso isso contra Haru para força-lo a ser o novo par dele. Yuri teve alguns problemas com sua parceira antiga e por isso ele não tem conseguido dançar junto com ninguém, mas ele viu em Haru a chance de talvez conseguir novamente. Bom, vocês viram que é um mangá "Gender Bender" né?, logicamente é porque para ninguém descobrir que é um cara dançando a parte feminina, Haru tem que se vestir como garota sempre que está dançando e também no tempo livre para se acostumar com a situação.

O mangá todo é sobre a peça "Giselle", onde a aldeã Giselle está apaixonada por Albrecht, um nobre que se disfarça de camponês. Quando Giselle descobre a fraude, ela fica inconsolável e morre. Depois de virar um espirito ela se junta aos Willis (os fantasmas vampíricos de garotas noivas que morreram antes do dia do seu casamento, sempre que um homem se aproxima, elas obrigam-no a dançar até a morte). Albrecht que ainda amava muito Giselle, vem a noite visitar seu túmulo, e quando a Rainha das Willis vem roubar seu espirito, Giselle o salva, dançando no lugar dele, dessa forma, impede que ele chegue à exaustão, quebrando o encanto das Willis. Coincidentemente é a mesma peça que fez Yuri ter medo de dançar com um par, e ele acaba sendo obrigado a fazer uma apresentação no Japão dessa peça, e por isso ele precisava de Haru. 

O mangá é focado na paixão de Haru de querer ser bailarino sem poder, e ter que esconder de sua família que estava treinando com Yuri. E Yuri que precisava superar seu medo para poder dançar novamente. 
Tetsugaku Letra


Autor: Sahara Mizu
Revista: Gessan (Shogakukan)
Gênero: Drama, Psicológico, Romance, School Life, Shounen, Slice of Life, Esporte.
Volumes: 6 Volumes (Completo)


Resumo:  No fundamental Ichinose Kimitaka ensinou a seus amigos como jogar basquete. Apesar de sua experiência com o esporte, seus amigos rapidamente superaram ele em habilidade. Após um incidente provocado por sua frustração e ciúmes, ele acaba ouvindo desses mesmos 'amigos' como desejavam que ele se suicidasse. Em seu caminho para jogar fora seus tênis de basquete, ele conheceu uma garota que estava frustrada, jogando seus próprios sapatos de dança. Ela era alta, e suas mãos e pés eram grandes, que ela tinha sido rejeitada na dança espanhola. Ele pediu a ela para dar uma tentativa ao basquete, e os dois trocaram seus sapatos em vez de jogá-los fora. Quando ele entra no ensino médio Kimitaka descobre que conhecê-lo mudou a vida da garota para melhor, e ela agora é uma jogador de basquete feliz e social. Será Kimitaka ser capaz de encontrar a coragem de fazer novos amigos e perseguir seus próprios talentos?

Acho que esse resumo enorme mostra como é um drama psicológico, depois que Ichinose decide mudar ele corre atrás em por os sapatos vermelhos em uso, e da mesma forma que sua influência mudou a vida da garota do basquete, a Fujimoto Takara, seus amigos (Tsubura Ichikawa, Hana Kikuchi e Takashi Morino) e até sua professores tem suas vida mudadas de alguma forma por ele, ao mesmo tempo que ele vai deixando seus sapatos cada vez mais gastos. 

Esse mangá tem como dança o Flamenco, que não é SÓ a dança, na verdade o flamenco é a música, o canto e a dança. Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois, começou a ser acompanhado por violão, ou guitarra (toque), palmas, sapateado e dança (baile). De alguma forma cada um dos garotos ficaram responsáveis por uma dessas partes pelas próprias circunstancias. É um mangá de amadurecimento de personagem, a dança está ali apenas como um instrumento, o foco são os personagens. 

Ballroom e Youkoso

Autor: Takeuchi Tomo
Revista: Gekkan Shounen Magazine (Kodansha)
Gênero: Comedia, Drama, Romance, School Life, Shounen, Slice of Life, Esporte.
Volumes: 7 Volumes (Ongoing)


Resumo: Um estudante do ensino médio comum, Fujita Tatara não conseguia encontrar qualquer objetivo na vida e passava os dias à toa. Um dia, um grupo de delinquentes escolhe lutar com ele e ele é salvo por um homem misterioso. Depois disso, o homem surpreendentemente leva-o a uma classe de dança de salão! Depois de ser inspirado por uma dançarina que vai a sua escola, Hanaoka Shizuku, e seu parceiro, um dançarino genial, Hyoudou Kiyoharu, Tatara começa a dedicar sua juventude a dança esportiva!!

Mangá que ganhou duas nomeações no Mangá Taisho Awards. Esse é realmente um Shounezão de Dança, o do mais clichê básico, do protagonista que não tinha nada de especial que resolve dar duro em alguma coisa, e no caso do Tatara foi a Dança. Ele é um garoto MUITO esforçado que treina várias horas por dia para apenas ter a chance de dançar, eu acho um mangá bastante tocante, e recomendo imensamente, é uma pena que demore tanto para ser traduzido. Ele fica mais nas Competições e nas horas exaustivas de treino e aprendizado dos personagens, nas dificuldade quando se começa a dançar "um pouco tarde", não é tão tarde porque ele ainda é jovem, mas comparado aos outros personagens que começaram bem mais cedo que ele, o tempo é uma desvantagem. Aos poucos ele vai aprendendo as danças uma por uma, sempre com sua colega de colégio em mente, já que ela foi a que lhe deu uma grande inspiração, mas muitas coisas ainda vão acontecer com o Tatara nesse caminha árduo da dança.  

Subaru & Moon

Autor: Soda Masahito
Revista: Big Comic Spirits (Shogakukan)
Gênero: Drama, Psicológico, Romance, Seinen, Slice of Life.
Volumes: 11 Volumes (Completo) e 9 Volumes (Completo)


Resumo "Subaru": Uma pequena garota de cinco anos de idade chamada Subaru não tem mais tempo para os amigos e brincar. Por que isso? Seu irmão gêmeo Kazuma está morrendo ... e gradualmente esquecendo tudo. Até a própria Subaru. E assim, a menina o visita todos os dias, conversando com ele e dançando para ele, tentando fazer com que ele se lembre dela. Incentivada por uma amiga para participar aulas de balé, a garota faz isso e se apaixona pela dança.

Resumo "Moon": Após os acontecimentos de "Subaru", a bailarina Miyamoto Subaru trabalha em uma companhia de balé alemã. No entanto, após o usar pneumonia como uma desculpa para cancelar no último minuto sua turnê no Japão, ela é forçada a aceitar o dano que tem feito em sua carreira profissional. Enquanto ela luta por sua auto-estima, ela conhece Nico, um incrível dançarino de balé, deficiente. Nico perdeu a visão, além de sua parceira de ballet e amante, em um trágico acidente. Subaru vai ser capaz de alcançá-lo e ajudá-lo a dançar mais uma vez com um parceiro? Ao fazê-lo, ela vai ser capaz de encontrar o seu próprio lugar no mundo?

Pra dizer a verdade para vocês, eu comecei a ler por Moon, por isso eu coloquei os resumos separados, já que mesmo que Moon seja uma continuação direta de Subaru, não precisa ler Subaru para entender a história! As histórias tem focos distintos. Subaru é uma garota que teve uma grande decepção logo cedo, com a morte de seu irmão, a dança foi o que a fez melhorar e a única coisa que seu irmão lhe deixou, e muitas vezes ela dança com seu irmão em mente a observando. Ela tem uma personalidade muito forte e teimosa, como não estava se dando bem com sua família achou que pela dança ela poderia fugir daquele ambiente hostil, e como tinha grande talento deu tudo de si para conseguir sair do Japão. O Manga é todo focado em sua jornada, nas apresentações, nos concursos, seus relacionamentos, momentos de descontração e de desespero. É um mangá de grande impacto emocional na minha opinião.  

10 Dance


Autor: Inoue Satou
Revista: Reijin (Takeshobo)
Gênero: Comédia, Drama, Romance, Slice of Life, Yaoi.
Volumes: 2 volumes (On Going)

Resumo: Sugiki, um dançarino de salão 'standard', se oferece para ensinar Suzuki, um dançarino latino-americano, Dança de salão 'Standart' em troca de Suzuki ensiná-lo dança Latina. Seus nomes são semelhantes, mas suas personalidades são totalmente opostos, assim como a sua dança.

Porque não podia faltar um Yaoi (pffff)... Para falar a verdade para vocês eu não escolhi por ser um Yaoi em si, e sim porque ele é muito bom. Os dois protagonistas são "Shinya", mas o Shinya Sugiki é especializado em dança Standart (Waltz, Tango, Viennese Waltz, Slow Foxtrot e Quickstep) e o Shinya Suzuki é especializado em Dança Latina (Samba, Cha-Cha-Cha, Rumba, Paso Doble e Jive.), esses 10 estilos são os vistos nas competições internacionais. O Sugiki foi criado na Inglaterra e por isso ele tem um ótimo background com o Standart mas suas habilidade com Latin não são excelentes, já Suzuki foi criado em Cuba, berço das danças latinas, viveu lá por 20 anos e mesmo sendo japonês sabe rebolar melhor que ninguém (Eu não precisava comentar isso mas... hahahahaha). 

Sugiki viu em Suzuki uma inspiração, na mídia a carreira de Sugiki estava em decadência já que nunca conseguiu ser o campeão mundial no Standart não importa o quanto tentasse mesmo que sua performasse sempre surpreendesse o publico em comparação com o atual campeão mundial, seu desejo estava sumindo, até ele ver Suzuki dançar, e por isso ele resolver tentar algo diferente, ele decidiu tentar ganhar o "10 Dance" que é a competição com os 10 estilos de dança. Porém, para isso ele precisava melhorar seu estilo Latino e por isso convidou Suzuki e sua parceira para uma troca de experiencias. Suzuki não aceita no começo por achar loucura dançar 10 danças diferentes em um dia, mas quando começou a ver Sugiki como rival ele acabou aceitando o acordo e começou a aprender Standart com ele enquanto lhe ensinava Latin. 

A relação dos dois vai melhorando ao longo dos capítulos, as cenas de dança são intensas e muito bem desenhadas, o foco do mangá é o treino para melhorar a postura nas danças como também o desenvolvimento da amizade dos protagonistas e como isso vai levar a uma paixão (Claro, é um Yaoi né...). Recomendo imensamente também. 

*-*-*

Bom gente, é isso, antes que me perguntem: NÃO, eu não sei se tem em português! Mesmo que tenha alguns escritos como "completo", eles estão completos no Japão, não necessariamente a tradução deles em Scan está completa! Só para vocês ficarem ligados =P. Acredito ter trazido uma boa variedade de histórias, ou pelo menos eu olho para todas, e todas elas tem algo para se destacar das demais, mesmo que quase todas tenham os mesmo estilos de dança. Espero que gostem ^^.