terça-feira, 21 de julho de 2015

Hideaki Anno Desmente Fim da Indústria de Animes

Anno alçado ao patamar de novo Deus (quem seria o diabo?)
Aparentemente Hideaki Anno, odiado e idolatrado criador-diretor da odiada e idolatrada franquia Evangelion, levou mesmo a sério o discurso miditiaco de ser o sucessor espiritual do velho falastrão turrão e adorável (ou não) Hayao Miyazaki, e anda surfando em declarações que dão o que falar. Bom, mas sejamos justos, Anno sempre teve este perfil, e a relação tempestuosa com a indústria de animes – e conseqüentemente os otakus – sempre esteve aflorado.

A da vez é que, depois de toda a repercussão negativa de uma entrevista dada a uma agência de noticias russa, onde ele teria afirmado que o anime perdeu o seu brilho e que futuramente daria lugar a algo novo, recentemente em participação na Japan Animator Expo 2015, ele retificou a declaração apocalíptica, ao ser questionado pelo público presente.

“Eu não quis dizer que entraria em colapso”, ele corrigiu. “Eu disse que iria tornar-se mais difícil, mas eu não quis dizer mais nada [do que isto]. Anime está, sem dúvidas, por ver condições mais duras”, afirmou Anno. “Mas não deixa de ter suas perspectivas. Todavia, ainda pode fazer muito mais e não está em crise extrema”.
Anno e sua versão 2D em Shirobako
Gostei deste seu adendo, pois as pessoas parecem carecer de um senso crítico ou de interpretação, interpretando tudo a extremos. Tão logo Anno comentou sobre seu temor em relação ao estado atual da indústria, principalmente no que diz respeito a bastidores e mecânica de produção, diversos sites já saíram alardeando que o cara disse que a indústria iria acabar (!), quando o que ele disse realmente, era que em sua opinião a indústria como conhecemos hoje daria lugar a algo novo. Não sei se isto se dá daqui a 5 anos; mais ou menos, como ele disse, mas certamente as coisas mudam e o presente influência o futuro...como dizem, o futuro é o presente. Em 2010, se dissesse que estaríamos vivendo esta franca ascendência de animes quase ou completamente em 3D, as pessoas ficariam incrédulas – mas hoje é uma realidade e no lugar da incredulidade, há o temor dos otakus de que este tecnologia se torne algo muito maior que a animação tradicional, característica clássica dos animes. Esse é um campo que cabe bastante discussões, e acaloradas, mas Anno não está equivocado quando diagnostica uma crise, pois internamente ela já existe na indústria, embora muitos dos otakus que apenas consomem material, ainda não possam notá-la. A vida é feita de ciclos, e a cultura do seu povo vai junto. 

Ele complementa com “É comum dizer-se que fazer anime é barato... mas mesmo assim, coletar dinheiro é um problema”. E não é mesmo? 

Via ANN

Temas Relacionados: