sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Entrevista com Tomohiko Ito, diretor de SAO, Silver Spoon e Occult Academy

"(...) Para os fãs que se tornaram fãs da autora de Fullmetal Alchemist, Silver Spoon é completamente diferente. Então você pode estar realmente chocado, mas eu sinto que esta série e este estilo representam o seu trabalho muito mais do que Fullmetal Alchemist."
Gostei bastante da entrevista dele, se mostrou bastante consciente e centrado. Não sou fã dele como diretor de adaptações, no entanto gosto consideravelmente de Occult Academy (apesar de achar o clímax um tanto quanto abrupto) - e como profissional de animação, em outras funções que não seja a de diretor, ele sem dúvidas um grande profissional. Seus storyboards se sentem muito vivos e vibrantes no que diz respeito a ação física.

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Fonte: ANN

"(...) eu estou um pouco de envergonhado de admitir isso, mas eu não sabia muito sobre a obra original a principio"

ANN: O que você acha em relação aos fãs de anime americanos?

Ito: Os fãs são muito enérgicos e barulhentos, e é divertido de observar. Eles não têm receio de mostrar que esta energia também.

ANN: Sword Art Oline teve algo de êxito, não só no Japão, mas em todo o mundo. O que você acha que está por trás de Sword Art Online que tem atraído fãs do mundo inteiro?

Ito: Em certo sentido, eu poderia dizer que tivemos sorte, mas verdade seja dita, eu sinto que este trabalho teve tantos elementos temáticos e elementos de caráter que tinham um apelo global, e que já foi construído a partir do trabalho original. Então, talvez, tenha muito a ver com isso. Não é um trabalho que é culturalmente específico.

ANN: O que atraiu você para este projeto?

Na verdade, eu estou um pouco de envergonhado de admitir isso, mas eu não sabia muito sobre a obra original a principio. Na verdade, foi-me dito que o estúdio tinha obtido o licenciamento deste produto para animação e foi me perguntado se eu estaria interessado, e então eu estava lendo o trabalho e pensei “oh, então é isso que é popular nos dias de hoje?” Mas, em minha opinião honesta, parecia estar voltado para um público adulto jovem, e que isto era uma espécie de atrativo para mim; para fazer algo que iria trabalhar mais para esse público do que para um público adulto mais maduro ou mais. Para esclarecer, eu estou em meus 30 anos, mas eu estava olhando para o trabalho e pensando como aqueles como eu em nossos 30 anos olham para trás em nossa juventude e, em seguida, produzir algo que parece muito fresco e novo para uma nova geração.

"Quando era mais novo eu definitivamente gostava de RPGs mais tradicionais, como Dragon Quest."
ANN: Você joga MMORPGs?

Ito: Eu joguei alguns MMORPGs como pesquisa para o projeto, mas desde que terminei Sword Art Online eu não tive tempo de jogar todos os jogos. Quando começamos os trabalhos na Segunda, enquanto trabalhava no projeto, eu dizia que tinha mais trabalho a fazer e deixava o escritório, mas por “trabalho” eu quis dizer jogar. Mas eu vejo jogar jogos como um trabalho também, porque certamente tornou-se parte do que eu estava trabalhando.

ANN: Que tipo de videogames que você gosta?

Ito: Quando era mais novo eu definitivamente gostava de RPGs mais tradicionais, como Dragon Quest.

ANN: Sword Art Online é baseado na série de light novels de Reki Kawahara. Quais foram os prós e contras para a criação de um anime baseado em uma obra já existente?

Ito: Com light novels, uma vez que é prosa, 100 pessoas vão lê-lo e terão 100 opiniões diferentes de como eles imaginam como os personagens vão olhar ou agir. Assim, os desafios, tanto em um bom e um mau caminho em fazer uma adaptação de um trabalho original está em conseguir com que pelo menos, 80% das pessoas pensem “oh, isso poderia funcionar” ou “oh, é assim que eu imaginava que seria.” Você não quer aborrecer muitas pessoas porque aquilo não é o que elas esperavam, mas ainda assim você terá algumas pessoas que pensam “isto está morto!”. 

"Não sei quão consciente era Arakawa-sensei quando ela começou Silver Spoon , eu não acho que ela estreou pensando que seria um hit instantâneo ou qualquer coisa (...)"

ANN: Por outro lado, seu trabalho de estréia como diretor, Occult Academy, era um anime original, sem base em material pré-existente. Como foi diferente, trabalhando em uma história original?

Ito: Na minha mente às vezes é mais fácil ter um trabalho já existente, porque dessa forma você pode dizer “para essa série, nós iremos cobrir a partir desta parte de uma parte dos romances ou manga.” Mas com um anime completamente original com nada que sirva como uma fundação, temos que começar do zero. Temos uma folha em branco, não temos personagens existentes, sem enredo, e às vezes nos leva meses para até mesmo chegar a um enredo. Então, isso é definitivamente um desafio, mas é também realmente divertido porque temos completa liberdade criativa nesse caso.

ANN: Qual deles você prefere como diretor?

Eu gostaria que meu próximo trabalho fosse um anime completamente original.

ANN: Você também já trabalhou como artista de storyboard em muitos animes populares como o Death Note e Monster . O que você gosta em relação ao storyboard de um projeto?

Ito: Storyboards para um anime são, essencialmente, blueprints. Eles são o elemento fundamental a partir do qual o processo de animação é iniciada. São muito importantes para um artista de storyboard para controlar não apenas a si próprios, mas também o fluxo do processo. Não apenas o fluxo da história, mas o fluxo cronológico em termos de tempo de gravação ou o número de células ou imagens por minuto. Há um termo que usamos chamado “contagem de calorias”, que significa que você tem que caminhar em um ritmo para que um episódio não esteja demasiadamente centrado em ação e tomar tanto tempo que a equipe não teria energia suficiente para o próximo episódio. Claro que, às vezes, você também tem que fazer ajustes no meio da filmagem, mas como um artista de storyboard eu sinto que um dos aspectos mais gratificantes é quanto controle que podemos ter sobre o resto do processo de produção.

ANN: Seu próximo trabalho é uma adaptação do mangá de Hiromu Arakawa, Silver Spoon. Silver Spoon não está disponível nos Estados Unidos, mas os fãs de anime estão familiarizados com ele, porque o mangá é desenhado pela mesma criadora do mangá Fullmetal Alchemist, que foi um enorme sucesso na América. O que você gostaria de nos dizer sobre esse próximo projeto para aqueles que estão à espera?

Ito: Não sei quão consciente era Arakawa-sensei quando ela começou Silver Spoon , eu não acho que ela estreou pensando que seria um hit instantâneo ou qualquer coisa. Ela meio que apenas casualmente começou a desenhá-lo, e quando ele se tornou um sucesso, ela e o editor ficaram chocados. Assim, em certo sentido, eu sinto muita pressão para a série porque há muita expectativa que está se acumulando. Para os fãs que se tornaram fãs da autora de Fullmetal Alchemist, Silver Spoon é completamente diferente. Então você pode estar realmente chocado, mas eu sinto que esta série e este estilo representam o seu trabalho muito mais do que Fullmetal Alchemist.

ANN: Por que você quis se tornar um diretor de anime?

Ito: Eu sempre gostei de fazer animação e anime, e eu não queria trabalhar sob outros diretores que não eram grandes diretores. Eu não me importaria de trabalhar como diretor de unidade se o diretor chefe fosse um grande diretor. Mas eu não queria continuar a trabalhar sob pessoas que eu não queria trabalhar, então eu decidi me tornar um diretor chefe.

ANN: Houve algum trabalho que o inspirou a se tornar um diretor de anime?

Neon Genesis Evangelion.

Fonte: ANN