quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O que há pra Saber sobre Kiznaiver, Novo anime original do Trigger

Novo anime com Mari Okada Okadinha no comando, e ela promete dor, sofrimento, tragédia, eé claro, se é a nossa Okadinha, vamos esperar por doenças venéreas, porque ela sabe o que a gente gosta!
Kizuna é um sistema que permite aos personagens centrais da história compartilharem suas feridas, conectando-os aos demais colegas que também foram selecionados por uma estranha garota. Sistema Kizuna é um experimento incompleto que visa a implementação da paz mundial, conectando as pessoas através de feridas. Todos aqueles que estão ligados entre si através do Kizuna são chamados de Kiznaivers. Quando um Kiznaiver é ferido, o sistema divide e transmite o ferimento entre os demais Kiznaivers. Com a população da cidade diminuindo com o passar dos anos, algo precisa ser feito urgentemente.


A roteirista e elaborada da história Mari Okada declarou na revista onde saiu as informações do novo anime que a palavra-chave para a série é “Kizuna” (conexão). Ela declara ter escrito o título da história antes do esboço sequer ter começado. Mais detalhes abaixo: 

Resumo da história:
Esta uma história de laços criados por feridas; um conjunto de drama sci-fi sobre meninos e meninas que compartilham de sua dor. A história se passa na fictícia Sugomori City, uma cidade futurista construída sobre uma terra recuperada. Agata Katsuhira é um estudante de ensino médio nesta cidade, ele é afligido por uma doença que entorpece seu sentido de dor. Um dia, logo antes das férias de verão, Katsuhira é abordado pela misteriosa Noriko Sonosaki. “Você foi selecionado para ser um Kiznaiver”, ela diz. Os Kiznaivers são aqueles que “compartilham sua dor” entre si; quando um Kiznaiver sente dor, o sistema divide em partes a ferida com os outros Kiznaivers. Seus companheiros Kiznaivers são colegas com personalidades completamente diferentes e interesses, são pessoas que não se entreolhariam em circunstâncias normais. Noriko lhes diz “Esta é uma experiência crucial para pôr fim a este mundo de conflitos e alcançar a paz” e, portanto, o grupo é forçado a enfrentar uma série de duras provações incomuns para alcançar seu objetivo.

Comentário do Diretor Hiroshi Kobayashi:
Nada me faria mais feliz do que ser capaz de criar uma série verdadeiramente agradável. Por favor, assista!
Comentário da roteirista Mari Okada:
50% sofrimento, 30% agridoce. Esse é o tipo de série que eu estou buscando.
Para os 20% restantes... algo misterioso que eu gostaria de chamar de “renascimento explosivo!”
Junto com a equipe, estamos todos correndo em direção ao gol com a força dos nossos laços. Por favor, aguardem ansiosamente!
Comentário do character design original Miwa Shirow:
Ainda não consigo acreditar que eu fui escolhido como designer de personagens original para o próximo anime original do Trigger!
Eu acredito que fui capaz de criar grandes projetos com a incrível ajuda de todos na equipe, adoraria que vocês conferissem.
Também estou muito animado para ver que tipo de história vai se tornar Kiznavier!
Comentário do animador e character designer Yoneyama Mai:
Eu fiquei muito animado quando li pela primeira vez o argumento, é um cenário muito original que eu não tinha visto em nenhum anime antes!
Para o design dos personagens, eu fiz o meu melhor para manter a atmosfera dos originais de Miwa, enquanto fui trazendo as personalidades dos personagens através das expressões  faciais e linguagem corporal.
Enquanto assistir a série, por favor, não se esqueça de prestar atenção às mudanças visuais nas personagens e seus maneirismos!
Comentário do produtor e diretor executivo do Studio Trigger Masahiko Otsuka:
Este é o segundo anime original do Trigger. A equipe está operando em seu potencial máximo e tenho certeza que vamos ser capazes de mostrar-lhes uma nova e diferente cara do Trigger. Por favor, aguardem ansiosos! 
Anunciado na edição de novembro da revista Shufu-to-Seikatsu Sha Ltd.'s PASH!, a nova animação para TV do estúdio Trigger (de Killa la Kill), Kiznaiver, não tem como se poderia esperar, a direção do maior nome do estúdio Hiroyuki Imaishi nem de Yoh Yoshinari que esteve a frente de Little Witch Academia 1 e 2, mas sim do estreante como diretor Hiroshi Kobayashi, que no entanto já tem uma longa ficha como animador, storyboarder e assistente de direção em animes como o próprio Kill la Kill, Kyosogiga, Psycho-Pass 2, Noragami, etc.

A presença mais surpreendente é a de Mari Okada como roteirista principal, famosa pelo roteiro original de AnoHana e adaptações como Toradora – e a Okadinha está com tudo como uma das roteiristas de animes mais requisitadas para obras originais, atualmente metendo seus dedos pervertidos em Gundam Iron Blooded Orphans. Complementando, o ilustrador e mangaká Shirow Miwa (membro oficial da Supercell, como ilustrador e design) e Mai Yoneyama, que farão o character design original e sua adaptação para animação, respectivamente, além de Yuki Hayashi (Haikyu!!, Gundam Build Fighters, Death Parade) na trilha sonora. Tirando a Mari Okada, é uma turma bem nova e com trabalhos pouco expressivos entre os fãs de animes, mas eles têm talento. Especialmente Hiroshi Kobayashi, aguardado com expectativas por aqueles que acompanham seu trabalho.
Agora, se tratando de Kiznaiver, estou curiosa, ainda que quem esteja encabeçando o projeto seja uma equipe tão “nova” e sem profundas relações profissionais com a velha Gainax que tá encabeçando o projeto, a não ser pequenas participações de  Yoneyama em Panty & Stocking, o último grande anime do clássico estúdio. E, não quero contradizer a autodeclarada originalidade da série, mas percebo alguns padrões se repetindo em relação à séries dirigidas por Imaishi. Enredo com quê ficcional envolvendo grande número de personagens jovens, com pé na adolescência e o outro na vida adulta; padrão de design de personagens, batalhas, universo cool, necessidade de salvar o mundo de alguma coisa, e inclusive, apesar de aludir completamente a TTGL, também parece uma história copiada por cima daquela de Kill la Kill - eu consigo ver a Satsuki lá do alto manipulando todo mundo usando meios duvidosos para alcançar algo bom. Enfim. Eu montaria uma imagem infográfica pra ficar ainda mais evidente, mas tenho mais o que fazer (como continuar a maratona de Mad Men) e influência todo mundo tem as suas.

Nota lateral: mas pra falar a verdade, o que esse Kizuna me lembra é Higurashi!s2


Temas Relacionados:

 Tudo que há pra Saber sobre Kiznaiver, Novo anime original do Trigger, entrevista