quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

E se os computadores existissem no período Edo?...

Ou melhor. E se os eletrônicos, como smartphones e tablets fizessem parte do cotidiano dos japoneses da época feudal?
Em uma parceria visando uma campanha promocional para a linha de computadores Lavi, a empresa de tecnologia e informação NEC se une ao artista Sanjushichi Segawa na produção de desenhos ukiyo-e que ganham vida em animações GIF e retratam cenas do período Edo do Japão (1603-1868), inspiradas em obras ukiyo-e de mestres como Katsushika Hokusai e Utagawa Hiroshige.

1) Datas Comerciais
Bom, vamos relevar indagações obvias, tais com a baixa probabilidade de existir tais eletrônicos em fucking 1600! Vamos partir do ponto 'e se existisse?'. Neste caso, eles só aportariam no Japão da Era Edo se o xogunato reabrisse as fronteiras e portos. Neste caso, esse Japão que também viveu uma época prospera de comércio e arte, seria fortemente influenciado pela cultura tipica ocidental, incluindo datas folclóricas alimentadas pela fome comercial. Esta pintura ilustra a cidade decorada com luzes de natal e produtos da Lavi. Nas escritas em madeiras penduradas na loja de publicidade, propagadas: "mais leve do mundo"; registro de até 4 programas"; e "display de alta definição".

Peça baseada no trabalho de Utagawa Hiroshige, Goyu-shuku.

2) Aulas à longa distância
Prática comum nos dias atuais, isto seria impossível no Japão Edo. Baseada em Osanarikugei no Uchi, Sho Su de Utagawa Kunisada, crianças estudam caligrafia (sho) e matemática (Su); dois dos seis temas educativos necessários para o básico da educação infantil (osanarikugei). Okay, não havia ensino à distância, mas tinham instituições privadas para filhos de famílias abastadas. Essas instituições eram denominadas 'terakoya',

3) Eventos
Toda sociedade capitalista que se preze tem suas feiras de exposições e tecnologia, com anúncios e novidades aguardadas acompanhadas por meio mundo. Sanjushichi Segawa transforma uma pintura clássica de Tanryo Murata, que possui enorme apelo entre os japoneses, em um evento de tecnologia do período Edo. No quadro original Tanryo Murata retrata um acontecimento histórico de 1867 Taisei Hokan, em que o poder político foi formalmente restaurado para o imperador do xogunato Tokugawa, que governou o Japão durante o Período Edo, significando o fim da era dos shoguns. 

4) Made in Japan
Baseada em uma das Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji (Fugaku Sanjurokkei) de Katsushika Hokusai, a versão "pós-moderna" propõe uma visão espirituosa dos homens do campo produzindo as peças que moldarão seus produtos tecnologicos, à lá Flintstones.

5) Receitas online 
Aqui vemos senhorinhas, ou melhor, senhoritas animadas incrementando docinhos depois de pegarem uma receita na internet, através do tablet. Essa foi inspirada na série de gravuras de Utagawa Kunisada, intitulada Isegoyomi Mitate Jûnichoku.

***