terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O Japão de 1900

Antes do primeiro ministro japonês emplacar o Cool Japan como uma forma promover/vender uma imagem boa do país para os estrangeiros através do que ele têm de melhor (cultura), ou pelo menos aquilo que se vende fácil para nós ocidentais, lá por volta de 1900 o país adotava o mesmo recurso.
respectivamente Osaka Shosen Kaisha de 1917, Japan de 1934 e Beautiful Japan de 1930
O Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio está realizando uma exposição com mais de 120 cartazes turísticos (vai até o dia 28 de Fevereiro/2016) que possibilitam uma verdadeira viagem no tempo para os admiradores de História e curiosos.

Como este cartaz de 1912, uma época onde o Japão era um completo mistério para os ocidentais, ele passa a ideia de uma tranquila e paradisíaca viagem em um navio através de uma mulher graciosa de quimono, traje tradicional japonês. 
Já este da Japan Mail Shipping Line (Nippon Yusen Kaisha) ensina que uma vez na pequena ilha, não é preciso se preocupar porque há como você voltar pra casa tranquilamente, com os serviços especializados de lá. 
E claro, o símbolo do Japão (Monte Fuji) tem que marcar presença.

Via RocketNews24, Museu Nacional de Arte Moderna