segunda-feira, 23 de maio de 2016

Hoje é o Dia do Beijo no Japão

Verifique se seu hálito está ok antes de comemorar este dia! 
É porque, hoje, dia 23 de Maio é comemorado o dia do beijo (キ ス の 日) no Japão. A tag alcançou a esfera local do Japão, onde vários usuários relatam que sequer sabiam que hoje era o dia do beijo, por lá ou o que isso significava (hã). 

O dia comemora a data do primeiro filme japonês com uma cena de beijo, em 1946, que foi exibido no Japão. O filme era Hatachi no Seishun (二十歳の青春 – A Juventude dos Vinte Anos). Isso só foi possível devido à recém-terminada Segunda Guerra Mundial, com o Japão sob o controle da GHQ. Além do controle econômico e politico, a GHQ manteve também o controle dos meios de comunicação japonesa em todo o país. 
infelizmente parece não haver registros em vídeos desse beijo disponível na internet
Foi quando em 1946, um diretor de cinema quis fazer um longa-metragem romântico, e o roteiro teve que passar antes pela supervisão do controle do Departamento de Educação do Quartel Supremo. Eu não sei se aqueles senhores tinham a mente mais aberta que os censores brasileiros, mas eles decidiram que um abraço não era o suficiente para transmitir o amor entre dois casais, e então requisitaram a substituição da cena do abraço, pela de um beijo (!!!!). 

Surpreendidos? Bem, os valores americanos vigentes na época eram bem diferentes dos japoneses, embora ambas zelassem pelos bons valores da família tradicional (lembre-se que até em 1960 não era considerado de bom tom mostrar o sanitário em um filme, como o fez Alfred Hitchcock em Psicose). 
Dirigido por Yasushi Sasaki e estrelado por Kaoru Aikawa e Michiko Ikuno, a cena do beijo é breve, e os atores disseram ter protegido suas bocas uma da outra com uma gaze. Mas o momento foi ousado o suficiente fazer sua fama nos cinemas da época. Também é dito ter começado debates sobre o significado e adequação de mostrar cenas de beijo explicitas em filmes, e se isso seria adequadamente japonês ou mesmo higiênico, de acordo com o livro The Japanese Film: Art and Industry.

A cena do beijo no filme foi um êxito e garantiu a ele o sucesso nas bilheterias. No entanto, o filme japonês de maior êxito por conta de uma cena de beijo foi Mata au hi made (また会う日まで – Até que Nos Encontremos Novamente) de 1950. Dirigido por  Tadashi Imai, onde os protagonistas (imagens acima) se beijam através do vidro de uma janela. Não é romântico? Vale ressaltar que o beijo é muito valorizado entre japoneses, e se pode conferir isso pela sua raridade valorização em diversas obras daquele país, de animes a doramas e filmes. 
Fiquem ai com algumas seleções de beijo em animes