Inuki Kanako é uma das maiores mangakás do sexo feminino no Japão, mais conhecida como a Rainha do Terror. É autora de uma variedade de títulos, dona de um traçado marcante em seus personagens, que os tornaram imortais no imaginário de qualquer que já tenha entrado em contato com qualquer de suas obras.
Essa adaptação trata-se de um OAD (Original Animation DVD – um OAD, diferente de um OVA, é um episódio de anime que vem junto com uma edição de mangá; normalmente sendo adaptação deste volume, e não pode ser vendido separadamente), um brinde que veio junto do primeiro volume do mangá original, Bukita-kun (1988, 3 volumes).
O enredo é formado por diversas histórias soltas, episódicas, que contém alguma ligação entre si: sempre o mesmo protagonista – Kida Fumio, mais conhecido como Bukita (Kappei Yamaguchi), um estudante repudiado pelas garotas e garotos devido à sua aparência feia e assustadora. Acompanhamos 5 capítulos da história de Bukita, da sua fixação por um amor eterno e verdadeiro e os estranhos métodos sobrenaturais que ele usa para importunar/aterrorizar suas admiradas.
Sente-se um charme estranho e sinistro em Inuki Kanako Zekkyou Collection: Gakkou ga Kowai! que surge através da trilha sonora minimalista e a produção pobre, que dá o ar trash e bizarra à atmosfera. Há de se dizer também que a natural arte exótica e horripilante de Kanako ganha vida na animação em suas feições de medo e terror. As primeiras histórias são um tanto fracas, apesar de curiosas, mas o “final” da jornada de Bukita é algo extremamente tocante.
Uma das coisas mais cativantes em histórias de terror é este conflito traumático humano presente em muitos personagens, e Inuki Kanako segue a escola de Kazuo Umezu* e entrega esse drama de uma forma pungente na temática. Gakkou ga Kowai! pode ser observado como uma crítica comportamental aos adolescentes que estão sempre em busca de um amor de conto de fadas, em uma eterna busca sem sentido para preencher um vazio interior através de outra pessoa; além do culto à aparência como fator predominante para o cultivo – ou não – deste amor. Observamos a partir dai personagens em total desarmonia consigo mesmos, incapazes de amar o próximo, seja por não amar a si mesmos, por cultuar uma imagem idealizada do outro, ou simplesmente por só gostarem de si mesmos.
Gakkou ga Kowai! é um terror surrealista que atravessa as paredes da fantasia e realidade como se o tecido que separa uma realidade da outra fosse feito de seda, as vezes até se confundindo como se imerso em um pesadelo labiríntico.
É certamente uma história curiosa aos aficionados pelo gênero, embora não seja mais do que isto. Tem seu charme, ainda mais de um material proveniente de VHS. Desde meados de 2011 que estou flertando com essa fita, mas não se encontrava legendas na internet – eis que o tempo passou e finalmente estamos aqui. Junta-se à peças raras de mestres do terror que ganharam adaptação inédita em anime, como Kazuo Umezu no Noroi e o indigerível Gyo.
Avaliação:★★★★★
Fonte: Adaptação (mangá)
Estúdio: Toei Animation
Diretor: Yukio Kaizawa
Roteiro: Chiaki J. Konaka
Música: Tamiya Terashima
Episódio: 01
Duração: 40min
Temas Relacionados
-Umezu Kazuo no Noroi: A Maldição do Kazuo Umezu
-Midori no Neko (1983): Gato Demoníaco
-Corpse Party: Tortured Souls (2013) – Splatter
-Shiki O Melhor de 2010
-Yamishibai: Japanese Ghost Stories (2013)
-Midori Shoujo Tsubaki: Uma Voltinha no Circo Ero-Guro
Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook
e nos Siga no Twitter