quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Kimi no Na wa. novo filme de Makoto Shinkai faz Sucesso em sua Estreia

O novo filme de Makoto Shinkai estreou muito bem arrecadando mais de 3,8 bilhões de ienes (cerca de US$ 36,75 milhões) em 10 dias de exibição nos cinemas do Japão.
O filme que fez 12,51 milhões em seu primeiro fim de semana, alcançando o primeiro lugar nas bilheterias, continua no top 1 absoluto e a distribuidora TOHO calcula arrecadar 6 bilhões de ienes (US$ 58,8 milhões).

Não foram divulgadas informações sobre o valor orçamentário do filme, mas imagina-se algo entre 500 e 700 milhões, levando em consideração outras produções de animação para cinema de mesmo valor (Redline, do Madhouse, com sua animação extraordinária foi estimado em 700 milhões. Já Akira, marco de animação fluida para o cinema permanece até hoje no topo como a única animação para cinema no Japão orçada em 1 bilhão – exatamente 1,100,000). 

Com isso, dá pra dizer que Kimi no Na wa. (your name./seu nome.) é um sucesso absoluto. Talvez o maior de Shinkai, em termos de arrecadação. Não sei precisar exatamente quanto Kotonoha no Niwa (Jardim das Palavras) arrecadou, embora tenha sido considerado o maior hit de Shinkai na ocasião, o que era não um feito difícil levando-se em consideração que Hoshi o Ou Kodomo foi um fracasso de publico e critica. 

Ilustrando com outro exemplo: A Viagem de Chihiro (Spirited Away) ocupa atualmente o primeiro lugar no topo de arrecadação em cinemas (sem levar em consideração outros meios, como DVD/DVD) do Japão com 30, 4 bilhões de ienes, na frente de Titanic e Frozen com 26 e 25 bilhões, respectivamente. Ou seja, o resultado de Kimi no Na wa. é ótimo, mas para o padrão de nicho. Ainda não é maistream. Nesse sentido, 5 Centimeters per Second galgou uma trajetória muito mais sólida com o passar dos anos, ganhando inclusive status de cult no maistream, que dificilmente será superada, se tornando a referência máxima do diretor.  

Temas Relacionados