quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Doukyuusei (2016)

Voltando com os yaois pq né...

Ola pessoas!! Aqui quem fala é a Nat, e vamos a um post de nicho que tava no rascunho do blog a uns bons meses desde que eu assisti esse filme... eu realmente tenho que escrever review NA HORA que eu termino de assistir, se não eu só faço essas merdas de deixar acumulando uma vida...

Quando vi que iriam fazer um filme de Doukyuusei, eu não imaginava que esse mangá poderia ser uma possibilidade. Porque ele já é antigo (2006), não é como se outras obras da Nakamura Asumiko tivessem sido adaptadas anteriormente, além do fato de ser um Shounen-Ai, que é um gênero de nicho, claro, o publico feminino otaku é muito crescente principalmente as fujoshis, mas acho que a escolha de Doukyuusei é porque mesmo que os dois protagonistas sejam dois homens, é algo tão "bittersweet", tão natural, tão calmo, tão "puro" que acho que o publico geral não teria problema nenhum em assistir.  
Rihito Sajou é um estudante de honra que obteve pontuações perfeitas em cada assunto em seu exame de admissão colegial. Hikaru Kusakabe toca guitarra em sua banda e é muito popular entre as meninas. Um dia Hikaru se oferece para ajudar Rihito a se preparar para o festival coral e os dois começam a conversar.
O filme conta a vida amorosa de dois garotos durantes as estações do ano, então existem 4 subdivisões distintas na história, exatamente como os capítulos do mangá original. A cada estação alguma coisa acontece na vida dos dois e estamos ali apenas observando os desenvolvimentos.


Antes de mais nada acho que precisamos entender um pouco os personagens, o primeiro seria o Hikaru Kusakabe, dublado pelo meu querido Kamiya Hiroshi, que me deixou surpresa com sua escolha. Na verdade faz sentido pois o Hikaru é um rapaz meio cool, mas ele tem uma personalidade bastante agitada e vibrante, principalmente quando ele está em cena com o Rihito, quando os sentimentos dele ficam ainda mais a flor da pele. Eu imaginava um voz mais grave e madura para ele, mas o Kamiyan fez um bom trabalho deixando que sua atuação ficasse bastante crível, a medida que o espectador vai conhecendo o personagem. O Hikaru é um artista, ele tem uma banda, é o guitarrista, e tem bastante talento, tanto que ele pretende seguir carreira com isso, é um rapaz bastante esforçado com seus sonhos, muito expressivo e faz bastante sucesso entre as garotas por ser um cara gentil.

O segundo protagonista seria o já mencionado Sajou Rihito, dublado pelo Nojima Kenji, que fez um ótimo trabalho também, esse sim ficou como eu realmente imaginava. Obrigatoriamente teria que ter uma voz mais calma e doce, pois o Rihito é o completo oposto do Hikaru, ele é o tipico melhor aluno da classe, sério, mais contido, calmo e observador, um grande contraste com o Hikaru, bem estilo "os opostos se atraem". O Rihito é um cara que não tem amigos e não sabe se incluir na classe, e ele se apaixona pelo Hikaru exatamente por ser jeito inquieto, e sempre conseguir lhe surpreender.


A história começa com o coral que o professor de musica Manabu Hara, dublado pelo Ishikawa Hideo (também fez um ótimo trabalho de interpretação), quer fazer para uma competição escolar. Hikaru acaba vendo o Rihito ensaiando sozinho na sala de aula, e como o Hikaru tem uma boa noção musical, ele ajuda o Rihito a melhorar em sua apresentação, e assim começa a amizade dos dois, isso acontece na primeira estação contada, o Verão. 

Hara-sensei é um personagem suporte, mas muito importante para o desenvolvimento da história, já que ele tem um "passado" com o Rihito, e uma boa proximidade com o Hikaru, o que ajuda bastante durante a história.  

Observação: Doukyuusei é um mangá de um volume, mas tem uma continuação direta chamada Sotsugyousei de 3 volumes, que possui outra continuação direta chamada O.B. (Occupation to Beloved), e um Spin-off chamado Sora to Hara, nesse o Hara-sensei é o protagonista.


Os demais cenários: Outono, Inverno e Primavera, possuem problemáticas diferentes envolvendo os dois personagens e seu relacionamento, o que trás aquele ar juvenil a história sem parecer falso, por tocar em assuntos como, autoestima, confiança, popularidade, libido, e o futuro depois do colégial, que precisa ser discutido se eles quiserem um relacionamento duradouro. 

Proposta bem ousada da A-1 Pictures, com a ajuda da Aniplex na produção. Uma animação bem simples, mas bem feita e fluida. Na verdade, o character design ousado da Nakamura, adaptado por  Hayashi Akemi (Fruits BasketAngelique: Seichi yori Ai wo KometeHarukanaru Toki no Naka de 2: Shiroki Ryuu no MikoPeace Maker Kurogane) permite uma simplicidade em uma boa parte das cenas, possibilitando deformações leves, mas cabíveis naquele contexto e que não fogem a proposta. A palheta de cores prioriza cores mais amenas, pasteis, e muito tons de azul, verde e cinza, deixando basicamente o amarelo para enfatizar o personagem principal, Hikaru.


A direção estava nas mãos de Nakamura Shouko (Mawaru Penguindrum), que fez um ótimo trabalho em deixar as coisas fluidas, mesmo tento várias cenas dos personagens pensando, ou apenas conversando sem fazer muitos movimentos.  Direção de Arte ficou com a Nakamura Chieko (Baku Tech! Bakugan, Mawaru Penguindrum, Shoujo Kakumei Utena, Yuri Kuma Arashinossa quantas Nakamuras, Nagase Yukiko na Direção de Fotografia (WWW.Working!!), e Fujita Akiko como Diretora de Som (Classroom☆Crisis, Hanayamata, Hundred, Saenai Heroine no Sodatekata, Servant x Service, Shelter, The iDOLM@STER Cinderella Girls).

História contada com vários toques de humor e drama bem dosados, é simples, desenvolvimento aos poucos, com bons diálogos, trilha sonora tocante, backgrounds muito bonitos, que combinam com a ideia de juventude do filme, sem esteriótipos (mesmo que pra quem lê BL não seja a história mais original do mundo...) e uma boa direção. Muito divertido e gostoso de se assistir, vale a pena.


Nota: 09/10
Criação: Nakamura Asumiko
Direção: Nakamura Shouko
Estúdio: A-1 Pictures
Tipo: Longa Metragem
Episódios: 01
Duração: 60 min
Perfis: MAL, ANN, ANIDB.












Ola pessoas, e olha só quem voltou? HAHAHAHAHAHAHA, sentiram minha falta? 

Recadinhos: MANO DO CÉU, desculpa, essa é a primeira vez, em sei lá 3 anos, que eu atraso o post de primeiras impressões... a segunda parte nunca saiu no fim das contas. Os animes cotados para ele eram 3-gatsu no Lion, Fune wo Amu, Udon no Kuni no Kiniro Kemari e Watashi ga Motete Dousunda, logos os 4 que eu estou achando muito bons essa temporada, me arrependo muito de não ter falado deles, mas com o final da temporada não tem mais sentido fazer post de "primeiras" impressões né... não sei o que vou fazer com isso, mas tentarei pelo menos fazer o post de Janeiro sair o mais rápido possível haahahaaha.

To de férias agora, MAS~ sem muita inspiração.... esse post de Doukyuusei já tava no rascunho do blog a alguns MILÊNIOS então achei melhor me livrar dele logo, mas não sei ao certo sobre o que escrever depois dele... então estarei pensando nos próximos dias =P...