terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Comentários: Another #02



Ei, vocês! Não era minha intensão e nem sei se continuarei comentando Another, mas o anime ainda consegue me despertar o mínimo de interesse. Então, aproveitar o tempo livre e traçar algumas linhas das impressões que este episódio me deixou. Another parece que realmente será aquele anime que dividirá opiniões até o seu final – Enquanto, os blogueiros de um modo geral, caem em cima, o resto dos otakus se divertem (e não é isso que é realmente importante? A diversão?). Nem tanto a blogosfera BRBR, que até aqui aprovou a série, mas em particular a gringa, que está criticando fortemente. O que é natural tendo em vista que os EUA são um país onde a indústria do terror é bem forte. O argumento é o fato da série se vender como horror e até agora não ter justificado isso.

Bem, eu não vejo problemas nisso. Principalmente levando-se em conta que o terror no Japão, é mais psicológico mesmo (ao avesso do que normalmente aparece nos EUA), algo mais genuíno e remetendo a fase clássica do mesmo. O meu problema com Another, foi o fato do mesmo ter me soado muito superficial, como comentando no post de primeiras impressões. Mas okay, esse episódio 2 me pareceu ligeiramente superior ao de estreia. Mas ainda vejo aqueles personagens como seres completamente deslocados naquele mundo e depois de ler os comentários do Crítico Nippon, no post de primeiras impressões, sobre só faltar à Mei um papagaio do lado pra ela parecer realmente com um pirata, confesso que fiquei me lembrando disso e rindo.

É impressionante o fato de Kouichi estar mais interessado na Mei do que nos mistérios que envolvem a escola e aquela cidade. Ele é praticamente um stalker da guria. Nem mesmo quando morrem, as meninas se livram dos perseguidores, que coisa. A dualidade é um assunto bem recorrente em tramas sobrenaturais, e certamente isso deve se fazer presente em Another. A atmosfera misteriosa desse episódio me deixou bem curiosa, apesar de achar que mostrar cortes rápidos naquelas bonecas e os alunos agirem de uma forma tão aberta ao intercalar o Kouichi, sendo logo em seguida interrompidos por outros, uma forma muito banal de tentar criar suspense e instigar o espectador – Ainda acho a sutileza, algo ainda mais assustador e instigante. Mas souberam dá o tom certo no clima misterioso que envolve a Mei em especifico e a curiosidade de Kouichi (foram os dois elementos que funcionaram bem na minha opinião), o cliffhanger deixado ao fim do episódio, com destaque para um meio sorriso da Mei, foi bom. Que garota sarcástica! Se divertindo com o medo dos outros, tá parecendo eu.


Another pode não possuir as mesmas qualidades técnicas de seu antecessor, Hanasaku Iroha, mas eu ainda gosto bastante de como a P.A. Works se utiliza de efeitos sonoros e da fotografia do anime, assim como a OST que consegue ambientar bem o espectador. Porém o dialogo de Another não é nem um pouco tentador e se mostrou bem desinteressante, tanto nesse episódio, quanto no anterior. Mas a interação entre Mei e Kouichi é suficiente pra dar o tom que a série precisa, as cenas dele investigando, a ambientação meio sinistra e misteriosa, elevadores com vida própria, corredores na penumbra, a morta sendo perseguida, desaparecendo e reaparecendo depois. Conseguiu me envolver o suficiente pra me deixar interessada no episódio e não na visão da minha gatinha rolando pelo chão.

Nesse episódio, tivemos duas referências bem interessantes. A primeira é Edvard Munch, incógnito pintor responsável pelo mundialmente famoso, quadro “O Grito”.  Que consegue ser uma boa simbologia para o que aqueles personagens estão passando. A dor do grito está presente não só na personagem (falo do quadro em si, mas que obviamente também revela esse lado das personagens do anime), mas também no fundo, a paisagem fica dolorosa e talvez por esta característica do quadro. O quadro retrata a angústia e o desespero humano. E John Saul, que escreveu as Crônicas Blackstone, que fala sobre um mistério sobrenatural, aparentemente indefinido, em uma pequena cidade no meio do nada. Na visão de Jonh, não há outros monstros, senão os próprios humanos. O que dá uma certa ideia do que pode vir em Another (já que eu não continuei lendo o mangá. Só cheguei na parte da casa de bonecas, mas tudo parece bem diferente do anime).

Assistindo o episódio, foi impossível não se lembrar de Ookami-Kakushi, de Ryukishi07, que é basicamente a mesma coisa, só substituindo a persona da fantasma da Mei, pela lenda urbana acerca do vilarejo. Fora outras séries do gênero. Então, é claro que Another terá impressão diferente em quem já está acostumado com esse ambiente, porém, é mais por se mostrar inferior, do que por soar clichê. Em minha opinião, Another até aqui, se mostrou fraco. Mas eu quero ver o que o se esconde por trás dessa trama misteriosa. Sou curiosa, fazer o quê.