terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Comentários: Another - Episódio #04 "The Omen"



Que tal começar os comentários de Another com essa belíssima imagem promocional? Realmente um belo pôster da revista Nyantype, com Misaki Mei e Twintail-chan, que provavelmente a segunda garota principal e que provavelmente deverá sobreviver a toda essa “maldição”, ao lado de Kouchi. Ao menos que Another nos traga uma belíssima surpresa, com um mindfuke sensacional, matando a todos os personagens.  A não ser que todos já estejam mortos (aquela veeeelha teoria de sempre). Enfim, depois dessa bonita imagem, que é um “Activating Yuri Field”, oferecida por mim, a vocês que aguentam toda minha “rage” pra cima de Anoher e ainda comentam civilizadamente. Mas agora, copinho de Danoninho no chão e vamos bater teclas.

Bem, desde a primeira morte, que Another vem lembrando bastante o estilo de mortes do filme Premonição. O que é ótimo, independente da franquia já não ser lá mais grandes coisas, as mortes são muito bem boladas e depois da cena de Kouchi e sua colega Ayano, que escapam por pouco da morte, quando uma grande vidraça simplesmente toma do carro. Clichê, mas sensacional e trás ainda mais a tona esse sentimento de “não quero morrer”, “preciso escapar/enganar a morte”. Eu realmente gostaria de ver algo assim, misturado na estrutura do anime. Aliás, essa cena é quase idêntica a uma sequência do filme de terror, The Omen, onde uma personagem morre decapitada por uma vidraça, que acabou se deslocando de uma van. Quase porque, no filme a vidraça realmente atinge a personagem e a mata de forma brutal. Mas no final do post eu volto a falar sobre essas coisas.



Foi até engraçado, pois ao começar o episódio, e Mizuno (a enfermeira) e o Kouchi começaram a conversar mais, eu fiquei pensando: "Nossa, essa é uma personagem muito agradável, eu gosto dela". Então, imagem minha cara quando ela morre logo no finalzinho. Chocante. Muito embora eu já esperasse por isso, não achei que seria "pra já". Nessa questão de surpresas, Another mantem um nível satisfatório, porém continua terrível na construção de suspense. Tá, eu sei que estou sendo bastante exigente com Another, mais do que eu realmente sou com a média de animes que assisto. Mas é um gênero que particularmente eu adoro eu cresci assistindo, aprendi que execução é tudo em obras assim. Me dói ver Another com uma premissa tão bacana e uma execução sofrível. Eu quase dormi em alguns momentos (há um certo exagero aqui, mas o sentimento era de pura monotonia e eu ficava repetindo, “ah, passa logo isso e vai pra parte interessante”).

E o problema não está na "falta de ação" ou morosidade da trama, mas na falta de competência em construir um clima que consiga instigar e prender o espectador, assim como distribuir bem os elementos originais. Há pistas importantes nesses diálogos, como por exemplo, quando Kouchi está conversando com Sanae, querendo saber mais e esta se esquivando, como bem comentado pelo @Panina no Subete Animes, em seus comentários sobre o anime; parece que ela quer esquecer a história. Claro, é o melhor que ela faz, já que provavelmente ela tem conhecimento sobre a "maldição". Também bacana o clima ficou entre os colegas de Kouchi, com vozes de personagens figurantes ao fundo, comentando sobre a classe 03, sobre o acidente envolvendo a representante de classe, Yukari. O melhor mesmo é a fotografia, que consegue trazer clima de mistério aos acontecimentos. Os ângulos são sensacionais. Mas como Another se sustenta demais nesse mistério, é temeroso que sua resolução possa decepcionar o que certamente arruinará toda a imagem do anime.



E é isso que vem me fazendo ficar bem interessada em Another (eu que achei que não conseguiria me envolver com o anime, queimei de forma deliciosa a minha língua), mas tira o fator "mistério" e Another é somente uma casca vazia e sem personalidade. E isso é um grande problema, pois depois que o mistério vier a público,  simplesmente não vai deixar saudades e nem vontade alguma de rever algum episódio. Animes assim precisam prender já no clima e causar apreensão, não dependendo tanto assim do pilar base da trama, que no caso é o mistério que envolve a Misaki Mei. Cadê as cenas marcantes (sim, as mortes até aqui se mostraram maravilhosas, mas vai ser só isso?), os diálogos inquietantes que ficam gravados na mente?

Em um nível comparativo, Another está na média (ainda falta pra alcançar um nível superior) dos animes da temporada, não é ruim, mas acaba sendo bem "méh" ou só “bom” (as aspas querem dizer que é bom, mas com ressalvas). Sinceramente, gostaria de ver o que o estúdio SHAFT seria capaz de fazer com um Another em mãos, ou até mesmo o estúdio Madhouse, que brilhou na adaptação de Supernatural The Animation e sabe bem como produzir um anime com temática mais obscura. Shinbo certamente conseguiria tirar o melhor que essa premissa tem a oferecer.

No fim das contas, Another apesar de ser mais sucinto e tentar ser mais pop, pra vender (com um character designer mais "moe moe kyun" feito sob medida para o público que compra), não se diferencia tanto assim entre os demais. O problema, é que a tentativa da equipe do estúdio PA. Works de torna-lo mais "tragável", acabe saindo pela culatra e acumulando prejuízos nas vendas de DBD/BD, repetindo a história de Blood-C (ambos apresentam propostas de inovação na narrativa). Mas veremos, veremos.

Enfim, deixando meu “mimimi” de lado e se focando na trama do episódio, vamos a alguns comentários curtos.


Ficou claro que a natureza de Misaki não é tão ambígua como eu imaginava. Que decepção. Mas isso é coisa minha (eu até gosto da Misaki, como personagem. Mesmo que não se destaque, também não atrapalha a narrativa). Ela me pareceu bem triste, então deve seguir pelo velho clichê das histórias do gênero (não estou criticando). Ou seja, ela é apenas uma vítima da situação, assim como várias outras, como Enma Ai (Jigoku Shoujo) ou Miyu Yamano (Vampire Princess Miyu). Com isso, o problema ali nunca foi Misaki e sim, um fator X, que pode ser uma pessoa, um fantasma ou um evento. Mas a maldição acaba sendo atribuído à ela. E assim como a Rika Furude em Higurashi, ela é parte de tudo, mas nada pode fazer pra evitar as mortes.

Já Kouchi, continua no mesmo estado letárgico que Misaki, é um personagem chato e que não faz com que eu me importe nem um pouco com ele. Mas ao menos, ele é ativo (não sendo tão “vazio” como a média de personagens de alguns animes shounens e nem tão bobo) e está tentando descobrir o que está acontecendo em sua volta. Pena que é tão devagar e não está em um nível que passe sinceridade em suas ações.

O momento exato da citação, e logo depois, a reprodução da icônica cena de The Omen
Lá em cima em comentei sobre a referência ao filme The Omen, que conta a história de Demien (sensacional a citação que teve em algum momento do episódio e o Kouchi imediatamente se assusta e entende a citação), um garoto que é adotado por um casal. Só que estranhos incidentes começam a acontecer e todos levam a essa garoto, como sendo a causa do problema. Referência sensacional, não é mesmo!? Afinal, tudo a ver com os eventos que vem acontecendo naquela cidade em torno de Misaki Mei. Principalmente a sequência de mortes na trama.

Isso tudo me lembra o OVA de Kazuo Umezu, "Não brinque com o sobrenatural", que trás consequências sérias para aqueles que se aventuram no desconhecido. Estes são agraciados com a maldição de Kazuo Umezu, o “pai” do terror japonês. 


Curiosamente, a música tema de encerramento de Another, é ANAMNESIS, cantada por Annabel. Pelo que minha pequena pesquisa apontou o termo anamnesis, traduzido usualmente como reminiscência pode ser compreendido literalmente como não (an) esquecimento (amnesis), ou a negação (an) do não (a) lembrar (mnesis). 



E isso nos leva ao seguinte tópico:

As duas regras que são claras até agora são: Não falar sobre a maldição; e não reconhecer a existência de Misaki. Ao que parece quem quebra as regras, acaba sendo punido com a morte e desencadeando um evento perigoso. Apenas alunos e professores tem consciência da lenda, fora algumas pessoas de fora do circulo, que já estudaram ali. Então supomos que Kouchi foi colocado ali, na classe 03 sem qualquer explicação ou restrição, porque o diretor atual não acredita nessa tal maldição ou apenas não quer se envolver.

A morte de Mizuno leva a crer que ela não estava ciente da tal maldição e por isso se deixou envolver tanto. Então essa lenda urbana, é conhecida apenas por um restrito grupo, como Sanae, tia de Kouchi, que provavelmente estava na turma de 15 anos atrás, onde a mãe dele acabou morrendo por circunstâncias “misteriosas”. E que essa maldição não se restringe apenas à pessoa que quebrar a regra, mas sim como outros membros de sua família. Não sei dizer sobre possíveis critérios. O primo de Mizuno quebrou a regra. Ele provavelmente será/foi punido (minha suposição), e a pobre enfermeira, querida por todos nós, também encontrou seu destino final (hohohoho entenderam o trocadilho? Eu não vou explicar).

A personagem mais carismática de Another, sem dúvida era a enfermeira




Outra coisa que eu preciso comentar com vocês, é sobre a seguinte questão: Alguns de vocês andaram receosos sobre o encerramento está entregando a ordem das mortes, o que será previsivelmente frustrante. Mas repararam que na abertura do anime, há um amontado de pistas? Nos trás um bocado de spoilers, que não são tão ruins assim, já que funcionam como um quebra cabeça. Já foi mostrada a morte pelo guarda Chuva e no elevador. São recortes que aparecem rapidamente durante a execução da abertura.

Algum desses elementos presentes na abertura, que formam um intricado quebra cabeça da trama; carro, decapitação, desmembramento, lustre caindo, elevador, corredor, o caixão se abrindo rapidamente (é bem rápido mesmo) e mostrando um sorriso assustador. Isso tudo, vários detalhezinhos, como as imagens que aparecem na retina de Misaki.

Crédito das imagens ao totoum




Enfim, tecnicamente, Another realmente é fraco, mas ao menos têm oferecido bastante diversão, para quem curte suspense e mistério. E por último, com isso de os episódios estarem terminando de forma trágica, soa maravilhosamente melancólico com aquela música de encerramento. Sua morte não foi em vão Mizuno, ela foi linda, tragicamente linda. Adorei ver toda a animação da sequência que te levou para longe do vídeo e a tornou apenas mais uma vítima. Ela foi completamente esmagada pelo impacto. Oh, PA Works, valeu por não censurar tais cenas, pois seria broxante. Enfim, já estou ansiosíssima pela próxima morte. E vocês?