sexta-feira, 19 de julho de 2013

Por que Nisio Isin Insiste em Cortar o Cabelo de Suas Heroínas?


Cabelos curtos a deixam tão diferentes assim?

O cabelo é a moldura do rosto, um adorno natural que revela grande parte da personalidade de uma pessoa. Também simbolizam épocas e são documentos históricos de características profundas de diversas culturas ao redor do globo. Da origem do homem na savana africana, passando pelas perucas na aristocracia européia ao momento em que as mulheres abandonaram os coques e aderiram ao chanel. Os cabelos que cientificamente são uma proteção do couro cabeludo contra o sol [e dejetos de células mortas], foram incorporados como artefatos de beleza e hoje são uma importante fonte simbólica da história universal da humanidade.

Eu tinha originalmente dois pontos a discutir sobre cabelo aqui no ELBR, mas sempre bate uma preguiça na hora de colocar no papel – então eis que surge uma oportunidade unilateral. Com a volta das Monogatari Series aos holofotes graças ao seu retorno como anime pelo estúdio Shaft, voltou à tona novamente a antiga discussão do por que diabos Nisio Isin insiste em cortar o cabelo de suas garotas, provocando um imenso desgosto no fandom. Ta, o personagem Araragi tem fetiches, check. O autor também deve curtir também esta quebra, e queeeem sabe mulheres de cabelos curtos, check. Mas vamos mergulhar um pouco mais fundo.

Nishin (Nisio Isin) joga no mesmo time de autores como Kouji Kumeta (Sayonara Zetsubou-sensei), Romeo Tanaka (Jinrui wa shimashita), e mesmo Gen Urobuchi; autores subversivos que brincam com as expectativas de seus leitores, não se importando em contrariá-los, descrevendo um cenário complexo e exigindo mais da mente de quem está lendo só para fazer uma brincadeira com jogo de palavras – muitas são pouco compreensíveis, como aquele arco do loop temporal em Jinrui em que a moral da história é a porra de um trocadilho – ou simplesmente construir uma situação ou personagem só para desconstruir lá na frente. É, acho que podemos chamá-los de trolls, embora muitas vezes a intenção do autor acabe resultando em um efeito contrário: Urobuchi  dá a entender em determinada entrevista que o apelo infantilizado da protagonista de Saya no Uta e o estranho romance que se desenvolve ali fora motivado para causar repulsa, mas que ficou surpreendido com o apelo popular da personagem (óbvio, ela desperta sentimentos moe no público).

Podemos supor que Nishin é movido por um prazer sádico em torturar sua enorme fanbase. Cortar o cabelo de suas heroínas é um fenômeno observável desde que ele o fez com a personagem Togame de Katanagatari (2006), que tinha um grande apelo popular; seus longos cabelos lhe davam um ar ainda mais puro, casto e infantilizado. Claro que isso provocou um buzz entre os fãs que não gostaram nem um pouco do novo visual, mas imagino que Nishin tenha se divertido bastante, porque desde então, ele vêm repetindo o gesto de macular (isso na visão dos fãs) as imagens de suas adoráveis waifus.

É preciso ressaltar que não se trata unicamente de trollagem para cima de fãs, o corte de cabelo nas garotas representa um sutil desenvolvimento nas mesmas, assim como esses cortes simbolizam uma brincadeira no qual o autor sempre faz em suas obras; desconstruções e desenvolvimentos. Eu diria que foi só mais uma ferramenta agressiva que encontrou para seus jogos envolvendo gêneros (no caso de Katanagatari, o contexto que levou ao corte é outro, apesar de que intimamente a fonte é a mesma. Comentarei mais a seguir. A propósito, abrindo um off-topic aqui, como pode algo tão incrível como Katanagatari ser “menosprezado” pelos fãs?).

Nisemonogatari se tornou bastante controverso devido ao apelo fetichista ser mais intenso (que pode ser sentido em menor escala em Nekomonogatari), mas pelos poucos trechos disponíveis até o momento em termos de tradução, tem sido a que mais me instiga (tá certo que eu não li nenhuma outra novel, provavelmente eu vá gostar muito de Shiro...), e por mais que seja uma ótima adaptação, cortes são necessários estruturalmente, e Shinbo ripou fora um trecho curioso de um monologo de Araragi que ajudaria enormemente numa melhor compreensão, não apenas da temática proposta do Ishin, como na questão dos cortes de cabelos [por mais que seja algo muito obvio de se presumir]. No capítulo 5 há um longo diálogo sobre isto, mas vou colocar aqui apenas os quotes que dizem sobre o assunto deste post.

Inverter ações também é um jogo, então quem tinha perde, quem não tinha, ganha


Pode saltar este quote à vontade. 


Because I fear that all these may just be part of a really long plan that she's hatching. No, rather than being worried, if the complete change in her this time as well as her dere and doro are all a huge ploy to trick me, then I'll actually feel more at ease.

Though this is probably too much as a joke.

And she's going too far if she's trying to trick me.

If all this is nothing more than the product of some bad intention of hers, then she has probably gone past the state of just tricking me.

That's because— one of the things she had done in the process of being doro is to cut away her long black hair that has had with her this whole time.

It seems like she has kept the same hairstyle since elementary school, just like Karen. But of course, Senjougahara's not the same as that idiot. She didn't just snip her hair away on impulse like how Karen did with her ponytail.

She had resolved herself to do it.

Made an appointment with a hairstylist.

Senjougahara paid the relevant amount of cash — and had her hair cut short.

And she no longer keeps her straight bangs as well.

The bangs were jagged.

Totally not straight at all.

Just like a sawtooth.

Hanekawa Tsubasa, Kanbaru Suruga and Senjougahara Hitagi — the trio from Naoetsu Private High School with straight bangs has all but disappeared.

That's really depressing for me.

I am thus voicing out my heartfelt regret for not being able to address Senjougahara as "The last of the straight bangs".

And since Kanbaru's growing her hair (to add in, Kanbaru's now wearing two low pigtails, which creates a gap moe against her rather boyish mannerisms), Senjougahara's hair has became even shorter than Kanbaru's.

Since there are girls who cut their hair when they are rejected, it's natural for girls to cut their hair because they are in a romantic relationship as well — that's how Senjougahara puts it.

And when she says "there are girls who cut their hair when they are rejected", that is definitely referring to the change in Hanekawa hairstyle after the school's festival.

Hanekawa had used the same method to put an end to things.

The overly-serious girl has lightened her bonds after that.

And unlocked the overly demanding locks.

To put it, Hanekawa also changed into an ordinary girl after that.

So perhaps Senjougahara is using Hanekawa as a model, just like how I am.

Ordinary.

Regardless of the length in time, as long as anyone had gone through what Senjougahara and Hanekawa did, then the word ordinary is definitely not something that is to be taken for granted.

It's a dream very far away.

And even if I describe it as something out of their reach, it's still not quite enough.

Therefore, as her boyfriend, I am definitely not against it when she says things like "cutting her hair because she is in a romantic relationship" (though from my words, it may seem like I'm lamenting about it, but personally, I do welcome girls changing their hairstyles). And from my deductions, one of the very important reasons for cutting her hair was to put an end to things.

To make a clean break.

She's not setting the style of her hair, but resetting herself.

Her long hair and straight bangs - or to put it in a nicer way, her hime cut - is a hairstyle that resembles the old hairstyle seen on Japanese dolls, and not something that you get to see much nowadays. It's the hairstyle that her mother chose for her when she was younger, whom she has lost contact with, because her mother said that the hime cut suits her.

I had long ago thought about how her hairstyle was a little childish despite her mature looks, so it's really a hairstyle that she kept since she was a loli.

And so, to put it in another perspective — if I am to exaggerate a little, it's a hairstyle not just to commemorate the past, but to prove her own existence. There may be people who laugh at me for over exaggerating something as insignificant as this, but for Senjougahara, there's nothing more worthy than that to fall back on.

The time in middle school where she insisted on not changing her hairstyle.

The time in high school where she forgot to change her hairstyle.

I think the reason for Senjougahara to change her hairstyle is not purely for looks alone, but it signifies a turning point in her life that is way more than just a change in the frame of mind.

It's not about her forgetting it, nor is she viewing it as a burden. But rather, she's accepting it.

She has kept the past in her heart.

So in a sense, there's no change to Senjougahara — she did not undergo any incredible changes, nor did she gain back or restore anything. It's not her becoming dere or doro either.

It's her overcoming her psychological hurdle.

I should say that she has taken a huge, beautiful step on the path of her life.

......

To be honest, she has lost a huge portion of her mesmerizing personality, just like a soda that has lost its fizz. But since she has became a girl with much more depth in her, it's all for the better.

You can say the same for Hanekawa as well. It would be a nightmare if she continued maintaining those extreme characteristics of hers back then.

They will have to grow up strongly, like how they are doing now.

Moreover, it's not like they are immortals.

In fact, aside from Kaiki Deishu, there would definitely be no one else who would describe Senjougahara's growth with the term "boring".

And even if that's not the case, there's no need to listen to the opinions of people like Kaiki.

Speaking of which, Hanekawa once commented on Senjougahara. She said that the Senjougahara in high school is way prettier than the Senjougahara in middle school, to the point where her beauty was almost unreal.

But recently, Hanekawa added that,

"The current Senjougahara is the Senjougahara that leaves the best impression on me."

Mmm.

I knew that this day would come.

I once hoped that such a day would come.

I believe that this day will be here sooner or later.

Congratulations, Senjougahara Hitagi.

And also, congratulations to myself.

My life will no longer come under threat ever again. Even if you remove that sense of comfort from me, as someone who knows Senjougahara, I am honestly happy about the way she currently is — and it feels like I'll have to work even harder from today onward.


Resumindo, Araragi insinua que Senjougahara cortou seus cabelos como um análogo à Hanekawa; “Se existem garotas que cortam os cabelos quando são rejeitadas, é perfeitamente natural para garotas que cortam seus cabelos quando entram em um relacionamento romântico.”, Senjougahara diz. Com “cortar os cabelos quando são rejeitadas”, ela se refere obviamente ao que aconteceu com Hanekawa após o festival (referência nos animes de Bakemono e Nekomono Kuro;  no Shiro ela já aparece de cabelos cortados). Como se pode ver, o corte de cabelo pode ganhar diferentes significados. Com Hanekewa acontece devido a uma desilusão, por assim dizer, enquanto que com Senjougahara, o corte simboliza sua nova persona que se revela muito diferente daquela de Bakemono; para o meu desencanto, para a minha enorme tristeza, mas felizmente em Nekomonogatari Shiro ela está na velha forma, tão foda como antes. Mas de um modo geral, sua agressividade, cinismo; com seus problemas resolvidos, ela se torna, por assim dizer, domesticada. Na verdade, ainda em Bakemono, podemos ver que a narrativa brinca bastante com gêneros e ali mesmo ela se transforma. Tendo em conta filosofia da série, é algo normal dentro do jogo de falso>verdadeiro, em sátiras de gênero (como as brincadeiras com diversos tropes que constituem um personagem dentro de um determinado gênero; tsundere, yandere, etc). A mudança visual, assim, um desenvolvimento na persona de cada garota na série.  

Em ambos os casos o corte dos cabelos representa ruptura com um estado de espírito, mudanças profundas, superação de obstáculos psicológicos. Araragi diz que o estilo de cabelo anterior de Senjougahara a deixava mais infantil, a despeito de sua aparência madura. Chega a comparar seu corte de cabelo como a de uma princesa, utilizando um penteado que se assemelhava às longas madeixas das bonecas clássicas japonesas. Dessa forma, Senjougahara perde sua inocência e símbolo máximo de sua castidade, e Hanekawa sai psicologicamente derrotada, ou assim se sente. Não por acaso, você encontra em diversas obras [não apenas japonesas, mas também ocidentais] personagens de cabelos curtos que têm uma história sofrida ou carregam dentro de si lesões e conflito psicológicos – elas tendo ou não superado. Hanekawa comenta com Araragi que “A atual Senjougahara é a Senjougahara que deixa a melhor impressão em mim”, dizendo que essa nova Senjougahara é muito mais bonita. Naturalmente, é o reflexo do seu estado de espírito.

Agora, tudo isso reflete outra fisolofia da série, que é a de Araragi como aquele que é desejado pelas garotas ao qual auxilia a resolver seus problemas (“Então, não vai mesmo, ser meu herói...” – Hanekawa em Nekomono). No fundo, o corte está muito mais ligado a este sentimento, do que somente à resolução do problema, com Senjougahara sendo a única em que o corte reflete de fato uma mudança significativa comportamental provinda do seu eu interior.

Dos tempos em que as perucas eram acessórios obrigatórios para a aristocracia européia, do começo do século XX em que o corte curto no cabelo das mulheres simbolizaram o momento em que as mulheres precisaram trabalhar fora para substituir os maridos que estavam na guerra, na idade média não cortar os cabelos era algo visto como sinal de castidade para as mulheres, há países em que os homens mantêm os cabelos longos em sinal de fé às suas divindades, cabelos como oferendas a deuses e rituais satânicos, seu papel intrínseco nas religiões (até pouco, coisa de 1 década, não era de bom tom e tolerável que cristãs cortassem o cabelo se assemelhando ao homem, hoje já é visto com naturalidade embora muitas religiões ainda se mantenham firmes nestes princípios). Enfim, desde que Sansão estabeleceu uma visão onírica, que o cabelo vem simbolizando comportamentos. Em Katanagari este corte dos cabelos revela muito mais sobre os aspectos culturais japoneses sobre cabelo [além de spoilers envolvidos], enquanto em Monogatari Series isto pode ser visto pelo aspecto da psicologia, que é a do corte de cabelo como símbolo de castração: a pessoa que corta está totalmente entregue a uma nova situação ou sentimento. Seja qual for o caso, o único com sorte aqui é o Araragi. Como ele diz em Nise, ele é realmente o único sortudo, enquanto tudo o que os otacos podem fazer, é fantasiarem em sonhos molhados com suas yamato nadeshiko, heh.

Segue 5 exemplos em que o corte de cabelo reflete uma ruptura e mudança no estado de espírito nas personagens;




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