terça-feira, 27 de maio de 2014

Análise 4 de 4: Shippar - O que faz criar essas ilusões.


Parte 4 e última da análise sobre Yaoi

"Eles são uma dupla, então são Canon, isso é obviou!"

Depois de muito enrolar essa parte, já que viajei e fiquei 11 dias fora, finalmente vamos finalizar essa linda saga de análises sobre yaoi, e ai vai ser hora de eu pensar em outra coisa para postar qqq.

A ultima pergunta da pesquisa foi: "O que te fez começar a Shippar esse(s) casal(is)?" e depois de ler 24 respostas TOTALMENTE SUBJETIVAS de CADA UM dos shipps que as pessoas escolheram, eu listarei para vocês os motivos mais citados. Com relação a explicação de o porquê desses motivos existirem, eu pretendo explicar pelo meu ponto de vista, porque daria trabalho demais usar o ponto de vista de todas as pessoas que responderam a pesquisa... (preguiça é isso ai... sendo que meu ponto de visto agora está influenciado pelas respostas que eu li.)

Amizades Importantes

Quando uma amizade é muito mais que passar bons momentos juntos, um bom exemplo disso é Tanuma x Natsume, de Natsume Yuujinchou. Natsume tem o seu dom de ver espíritos, esse dom pode ser algo interessante como ao mesmo tempo traiçoeiro e lhe causa problemas constantemente. É algo que pesa na vida do Natsume, e ele não pode contar com ninguém ao seu redor para ajuda-lo quando está com problemas, ele não pode nem sequer, desabafar... porque não existe alguém que possa realmente entende-lo. Mas, o Tanuma chega perto! O Tanuma foi a primeira pessoa (Da mesma idade q) com quem Natsume conversou de verdade sobre seu poder, o Tanuma não consegue ver... mas ele consegue sentir quando algo está errado, mesmo que ele não entenda, ele tenta, porque Natsume é um amigo muito importante para ele, ele tem noção que ele passa por muitos perigos e não quer que ele acabe se machucando, ou até pior. Por isso eles possuem uma química, muito importante para a trama, eles passam por situações difíceis juntos, eles tentam compreender um ao outro, ajudar um ao outro, eles simplesmente consideram um ao outro, uma pessoa importante, algo que não querem que desapareça.



Uma boa dupla

Trabalho em Equipe, duas pessoas juntas por um ideal, essa é a chave do Ship! Acho que o melhor anime para servir de exemplo é Kuroko no Basket, nele está cheio de Ships que envolve a "dupla", Kagami x Kuroko, a Luz e a Sombra, Aomine x Kuromo, Antiga Luz e Sombra, Midorima x Takao que a dupla estratégica do Shuutoku, Murasakibara x Tatsuya dupla do Yousen, em Kuroko no Basket você pode Shippar o Kuroko com TODOS da geração dos Milagres na verdade, pois ele tem um Background formado com todos eles, como você pode Shippar eles entre eles, como você pode shippar cada um com alguém do novo colégio, ou você pode Shipar os que não são da geração dos milagres, tipo o Jumpei x Tempei, mas no conceito de Dupla, acho que são esses ai. Por isso eu disse... Kuroko TEM SHIPS DEMAIS!

Objetivo do Kuroko é mostrar aos seus antigos colegas de time a importância do trabalho de equipe, ele quer mostrar a eles novamente a sensação de se ganhar uma partida quando se deu tudo de si, onde se desenvolveu tudo que poderia ser feito, que em basquete não existe jogar sozinho, o que existe é uma equipe. Por isso ele precisa do Kagami,  Kagami é aquele que ele acredita ser capaz de derrotar seus ex-colegas super apelões, e esse é o desejo do Kagami, derrotar cada um deles, ele quer adversários fortes, ele quer sempre melhorar e se tornar melhor, ele é a Luz. E o Kuroko é aquele que dá o suporte para o time, ele que comanda a direção do lances, ele é sombra por trás da vitória. Por isso eles trabalham bem juntos. A sombra não existe sem a luz.



Amigos de Infância

Essa chega ser clichê, tipo MUITO, amigo de infância é beeeeeeeemmmmmmmm comum. O exemplo usado aqui é Makoto x Haru de Free!... "São tão próximos que até conseguem saber o que o outro está pensando" como alguém comentou na pesquisa. Eles viveram uma boa parte de suas vidas JUNTOS. Visitam as casas um do outro, comem juntos, treinam juntos, competem juntos, se divertem juntos, TUDO JUNTO, se brincar já devem ter tomado banho juntos! O Makoto é aquele tipo BEM maternal, então ele sempre está cuidando do Haru, ele o entende mesmo sem ele precisar falar muito... na verdade o Makoto é o tradutor do Haru praticamente. É muito aquela história dos "Não mexe no que sempre deu certo".



Sempai x Kouhai, Mestre x Servo , Professor x Aluno e demais variantes.

Sempai x Kouhai é algo muito comum... Aquela relação do mais velho, mais experiente, que ensina, inspira, que impressiona seu Kouhai, muitas vezes levadas pelo respeito. Na verdade o respeito por si só, poderia ser o motivo, pois não só existe respeito entre Sempai e Kouhai, Amigos Rivais como o Eiji e o Mashiro em Bakuman existe respeito, as vezes até Inimigos mortais respeitam uns aos outros, se consideram de um mesmo nível. E dentro de um relacionamento normal, respeito é algo que precisa existir, sempre. O exemplo usado agora será Dino x Hibari de Reborn! que na verdade é "Professor x Aluno", como eu não conheço o Ship... De acordo com o que disseram na pesquisa, eles passam muito tempo juntos, viajando e lutando por ai e o Dino sendo o "professor" consegue "domar" o Hibari.



Rivais

Grandes rivais, crescem juntos. Acho que o ponto chave de se ter uma rivalidade amigável é que você sempre busca dar o seu melhor porque você quer estar sempre no mesmo nível, ou em melhor posição que aquela pessoa, seus pensamentos sempre acabam se concentrando nela de alguma forma. Acho que o melhor exemplo para isso seria Akira x Hikaru em Hikaru no Go. No começo da historia, Hikaru tem a ajuda de Sai para derrotar Akira em um jogo, Akira impressionado com sua técnica finalmente encontra alguém incrível que pode derrota-lo! Akira fica alucinado com isso, a ponto de correr atrás de Hikaru no torneio colegial, recusar a posição de primeiro jogador, só para ter a honra de desafia-lo de novo, a ponto de se decepcionar já que desta vez Sai não estava ali jogando, e sim o próprio Hikaru. Akira queria Sai que estava sendo projetado pela imagem de Hikaru, ele queria o desafio, ele queria a emoção daquela partida novamente, e Hikaru ao descobrir o prazer de se jogar Go, ele queria que Akira PARASSE de ver Sai nele, ele queria ser visto COMO ELE MESMO. Ele queria que Akira reconhecesse seu talento, por isso dessa vez Hikaru é quem correu atrás de Akira, Hikaru cresceu por causa da SEDE de chegar ao mesmo nível de Akira, e como também explicado no mangá, a jogada divina não seria conseguida por um único jogador, é necessário se ter dois jogadores excepcionais, para que assim eles se forcem a sempre melhorar e se fortalecerão.




Amor e ódio andam Juntos

"IIIIIIZAYA-KUUUUUUUUUUUUUUUUNN" HAHAHAHAHAHAHA! De certa forma Shizuo x Izaya de Durarara entram na categoria Rivais, na verdade INIMIGOS MORTAIS seria mais preciso. Dizem que o contrário do amor não é o ódio e bla bla bla e sim a indiferença e bla bla bla e o ódio e o amor andam lado a lado e bla bla bla bla blá! Então dois personagens, que se ODEIAM TANTO, como Shizuo e Izaya, na verdade se RECONHECEM DEMAIS, eles reconhecem a existência um do outro, e estão sempre atentos um ao outro. Quando se odeia alguém, você não consegue deixar de notar.

O material que envolve o Fandom Shizaya é baseado no hate sex, quando dois personagens que se odeiam fazem sexo por conveniência... na verdade não existe realmente amor na grande maioria dos doujinshis de Shizaya (Sim, existe aqueles que envolve amor... mas é tipo... TÃO TÃOOOOOOO Out Character D:)... existe Sexo, existe ÓDIO, existe aquela vontade de matar o parceiro ou de fazê-lo sofrer de alguma forma... chega ser doentio... muitas vezes o Izaya e Shizou acabam até se importando um com o outro de alguma forma, como se eles não quisessem que aquela relação deles nunca acaba-se... supostamente é uma forma de amor. E quando se quer um história de amor mesmo envolvendo os dois, geralmente eles usam as personas criadas para esse fim, que são o Psyche e o Hibiya (Izaya) e o Tsugaru e o Delic (Shizuo) e MUITOS OUTROS, esses sim, são Lovey Dovey.

Todos eles juntos.

Torturar a quem ama

Quando você era criança, você era do tipo que gostava de mexer com a pessoa que você gostava? A implicância parece ser uma forma de amar. O primeiro caso que eu lembrei disso acontece em Ouran Koukou Host Bu, na verdade nem tem muito haver com Yaoi, mas é verdade que todos os participantes do Host Club consideram muito o Tamaki e ao mesmo tempo mexem muito com ele por ser um idiota e inocente. Dentro do mundo Yaoi o par do Tamaki seria o Kyouya, (Sorry nesse caso eu Shippo o Tamaki com a Haruhi mesmo xD) os dois são amigos desde a transferência de Tamaki, isso porque Tamaki viu em Kyouya uma personalidade "ardente" mesmo quando ele se encontrava preso as regras de sua família, depois disso Kyouya desistiu de ser bonzinho e deixo sua personalidade manipuladora e sombria fluir, e o Tamaki acaba sofrendo bastante com ela ao longo de toda a história, já que Kyouya sempre pensa no que pode servir de lucro para ele, mas os dois são inseparáveis. 



Importância da relação dos personagens para a trama

Dentro de uma trama alguns personagens são mais importantes que outros, geralmente o protagonista é aquele que recebe mais atenção, e aqueles personagens com quem o protagonista se relaciona também são considerados importantes. Muitas vezes a relação que dois personagens possuem a custo da trama chega ser tão forte, que causa a sensação de "Shippar", o exemplo usado agora é Eren x Levi de Shingeki no Kyojin. Eren o protagonista tem um "probleminha" como todos que já leram/viram a obra sabem e o Levi foi aquele que resolveu acolher-lho em seu time, Levi sabe dos riscos mas os aceitou mesmo assim perante o tribunal, protegendo o segredo de Eren e o mantendo em cativeiro, o treinando e utilizando em batalhas com o intuito de buscar uma salvação para a humanidade, lembrando que se algo fugir do controle, ele irá matar Eren com sua próprias mãos. Já para Eren, Levi é seu comandante, mesmo sabendo que se algo der errado ele tem risco de morrer a qualquer momento pelas mãos de Levi, ele confia e o respeita como seu superior, talvez até como salvador. Devo dizer que eles tem uma relação especial.



Esquema ~Família~

Esquema Família? Sabe brincar de casinha, que tinha uma pessoa que era a Mamãe e outra o Papai, pois é... é bem isso. Quando personagens refletem esse esteriótipo de família, é difícil desconsiderar. Um que é abertamente falado é Kurogane x Fay, onde eles mesmos fazem essa brincadeira de Família com o Kurogame sendo o Pai e Syaoran, Sakura e Mokona são os filhos, o Fay não se intitula como mãe, mas ele acaba sendo, e ao mesmo tempo ele também é como se fosse outro filho pro Kurogane q. Nesse caso não é APENAS esse o motivo deles virarem um casal, já que a CLAMP ADORA fazer esse tipo de jogada yaoi com personagens (Touya x Yukito mandaram um beijão), eles também tem a história do sangue de vampiro depois do arco de Tókio e tal, mas eles ilustram bem essa motivação.




Incesto

Não acontece só com irmãos de Sexos diferentes oras. Eu sinceramente não entendo essa pira de Shippar Irmãos que os japoneses tem, mas não se restringe a "Oni-chan" com "Imouto" (Oreimo mandou beijão... e mais trocentos outros animes da mesma temática), existem Ships de irmãos do mesmo sexo também, e um desses ships é Rin x Yukio de Ao no Exorcist. Acho que esse vale como o caso de amigos de Infância: "Não meche no que sempre funcionou", basicamente as fujoshis não conseguem ver ninguém que combine mais com o Rin que o próprio Yukio, e SIM considerando a situação deles na história, que são de "mundos diferentes".




Função

Tenho uma queda por Catcher x Ace hahahaha. Diria que esse exemplo está muito especifico para ALGUNS animes de BASEBALL, mas acredito que ele possa ser adaptado para outras situações. Nesse exemplo eu gosto de citar Abe x Mihashi de Ookiku furikabutte. No basebol temos o Arremessador que é geralmente o "Ace" do time, ele tem o trabalho de dar os Strikes no rebatedor para que ele não possa mudar de base, e em consequência disso ganhe pontos. E o Catcher é aquele que recebe as bolas jogadas pelo Ace, e na maioria das vezes é ele quem decide que estilo de bolas o Ace deve jogar, o Catcher é aquele que comanda as jogadas, ele é quem lidera o Ace. O Ace que muitas vezes é um personagem arrogante e cheio de si, Aces "precisam" ter orgulho (Adoro o Miyuki falando sobre isso em Daiya no Ace). Mas no caso de Abe x Mihashi, o Mahashi é um personagem que acabou sofrendo com o Basebol durante o fundamental por que seus colegas não conseguiam utilizar bem seu talento, sendo sempre culpado pelas derrotas do time. Sem qualquer tipo de autoconfiança, Abe, seu atual Catcher, é a sua fonte de determinação, ele arremessa por que ele SABE que se confiar no Abe, eles irão ganhar, é uma confiança PLENA e ao mesmo tempo uma extrema dependência do Mihashi com relação ao Abe. O Abe consegue entender os problemas do Mihashi e mesmo não tendo paciência para sua personalidade, ele tenta ao máximo fazer com que as coisas entre eles funcionem.



Personalidades Opostas

Opostos se atraem? Mais uma vez um "casal" CLAMP aqui. Doumeki x Watanuki possuem personalidades bastante distintas e isso que faz a química entre eles existir. Eles brigam, mas se reconhecem como importantes. Novamente, esse não é o único motivo para formação desse Ship, no caso deles o fato do Doumeki ter o poder de repelir Ayakashis, e o Sangue de Watanuki seja capaz de atrair, os fazem exatamente opostos, e ao mesmo tempo necessários um pro outro, Watanuki precisa do Doumeki para sua própria segurança, e Doumeki pode repelir mas não pode VER, Watanuki são seus olhos para o mundo sobrenatural, com o tempo e com as circunstancias que vão aparecendo ambos vão se misturando, exatamente para o bem dos dois. Eles não podem se separar.





Necessidade de Cuidados

Personagens que são frágeis, inocentes, atrapalhados e demais variantes que acabam despertando o lado Maternal/Paternal dos outros, o que resulta em: Cuidar. Muitos casais acabam se formando por causa dessa sensação de sentir necessidade de cuidar daquela pessoa e achar que ela não conseguir se virar sozinha se você não estiver por perto para ajuda-la. Gareki x Nai de Kanerval é um exemplo desse tipo de situação, considerando que o Gareki SEMPRE tem que meio que salvar o Nai por ele ser muito inocente, além dele considerar o Nai como se fosse um bichinho de estimação.




Fantasias dos Fãs

Houve comentários de pessoas que começaram a gostar de certos Shipps, simplesmente pela qualidade dos Doujinshis! Sim, os doujinshis daquele par são tão legais, que eu simplesmente comecei a gostar deles também, isso aconteceu comigo com Taichi x Yamato de Digimon. Eu NUNCA tinha pensado neles como casal, até por que Digimon é algo da minha infância com todo aquele sentimento especial de nostalgia. E ai eu descobri uns Doujins legais, e acabei gostando... Simples como as coisas acontecem né?


Canon

Canon = "Default Pairings" "Oficial", são aqueles pares que são clamados de ÓBVIOS, é como se a série estivesse sugerindo, promovendo aquele casal. Esse é o caso de Tiger & Bunny, ele foi o mais chamado de Canon durante a pesquisa, é logico que o fator yaoi não está presente na série original, mas a quantidade de fanservice deixa os fãs na loucura. O Fato do Kotetsu tentar ajudar o Bunny com seus problemas, tentar entende-lo e se dar bem com ele (Mesmo que contra sua vontade no começo da série), e o fato de que quando tudo de repente se resolve, e com isso Kotetsu consegue transmitir seu valor como pessoa para o Bunny, o Loiro começa a tratar o Kotetsu bem, deixando de lado sua personalidade mais "agressiva" e fria , para de um rapaz mais calmo, agradável, que consegue sorrir e é possível notar que o Kotetsu cada vez mais vai se tornando uma pessoa importante para o Bunny. A quem diga que o Bunny no fundo só é Tsundere, e no momento atual, no fim do anime, ele está na sua fase Dere dere pro Kotetsu.



PORQUE SIM.

Em muitos casais algumas pessoas não conseguiram informar uma resposta precisa, apareceram coisas como "Ah, é porque é fofo" ou nem souberam explicar o motivo, é por que sim, "Eu comecei a shippar e pronto. Eu não sei explicar.". No fim é tudo um feeling, aquilo simplesmente acontece, e você não sabe explicar, só sabe que existe.

E com isso finalizamos o post de Analise de Yaoi, muitos dos exemplos acima citados possuem mais de uma das motivações mostradas, então no fim um anime poderia ser usado como exemplo em outros casos, que nem Ouran que poderia ser colocado em "Amizades importantes" ou "Amigos de Infância" ou "Esquema família" ou "Importância dos personagens na trama" ou "Personalidades Opostas" (LOL quanta coisa q), sendo assim o Ship na verdade é um conjunto de sensações estranhas que GRITAM nas nossas cabeças,  fazem nossos rostos ficarem vermelhos e coisas estranhas começam a ser maquinadas em nossas mentes doentias. 

Espero que agora possamos voltar a nossa programação normal sem demais problemas XDDD~