terça-feira, 7 de outubro de 2014

Uma Conversa com Ei Aoki Sobre Aldnoah Zero

Conversa entre o diretor Ei Aoki e as dubladoras Inori Minase (que dá voz à Eddelrittuo) e Sora Amamiya (como Asseylum) em um programa de rádio, sobre Aldnoah Zero. Os pontos mais interessantes está na ênfase no quão diferente era o script original desenvolvido por Gen Urobuchi da versão final, idealizada por Aoki. Aqui ele não comenta, mas anteriormente comentou que originalmente o nome da série seria The Princess of Mars e que a personalidade de Inaho surgiu porque ele não gostava do tipo de protagonista clássico de mechas. Urobuchi também andou comentando sobre a série, como o fato dos novos personagens não serem o que ele projetou originalmente e em especial, sobre o último episódio, durante um evento com transmissão no Niconico declarou; “O final do Aldnoah Zero não é minha culpa! No meu esboço original, Inaho e a princesa se apaixonaram, e Slaine a leva embora, terminando a temporada! Portanto, mesmo se você gritar 'não mate Inaho!!'... Eu não posso fazer nada sobre isso. Eu escrevi cerca de 2 linhas de sugestões originais”.

Enfim, dá pra ver que o fandom feminino do Slaine é bem amplo, pelo visto o aspecto trágico dele faz com que ele se torne mais moe. Mas sei lá, eu acho que o original parece melhor, tipo, um Slaine mais forte e com mais peso na narrativa o invés de apenas ser jogado de um lado e para o outro, e a situação do Marito já resolvida antes do final da temporada... Ou seja, parte de alguns problemas já poderiam ter sido resolvidos.


Fonte original: karice67

***
Ei Aoki
Amamiya: Qual foi o conceito original em torno do qual a série foi feita?

Aoki: Primeiro o produtor da Aniplex, Iwakami, nos propôs [um projeto]. Urobushi Gen-san, Iwakami-san, e eu decidimos fazer um anime de mecha juntos. Isso foi cerca de 2-3 anos atrás... Provavelmente na época eu estava fazendo Fate/Zero. Foi um pouco antes que surgiu a ampla base para a história. No início, a história era completamente diferente, mas a primeira coisa que decidimos foi que seria uma história sobre [robôs] fortes contra robôs fracos. A base da história foi decidida em torno deste conceito.

Amamiya: Dos três personagens principais, qual deles cristalizou primeiro?

Aoki: Hm... Eu diria que todos eles surgiram na mesma época, mas se você quiser realmente precisão, então poderia dizer Slaine foi o primeiro. Embora ainda não tivessem sido nomeados naquele momento, apenas rotulados como “personagem principal A, B e C”, o personagem que se tornou Slaine foi o primeiro que foi concluído, por assim dizer.

Minase: O episódio final foi muito chocante para muitas pessoas. Já estava decidido desde o início?
Aoki: Urobuchi-san fez o contorno história original, em que se basearam todos os roteiros. Essa base foi protegida, mas muitas coisas foram adicionadas – histórias, personagens e detalhes. E nós fizemos ajustes com base nessas adições.

Amamiya: Então Inaho e Asseylum terem caído nesse episódio final, também estava no contorno original história?

Aoki: Não, era um pouco diferente.

Anamiya: O quêeeeeeee? Sério?

Aoki: A história continua a mesma, mas o caminho que estamos tomando é diferente.

Minase: Waaah... Estou muita curiosa sobre a rota que você não escolheu!

Amamiya: Sim, eu realmente quero perguntar sobre isso!
Inaho nos esboços originais da Shimura Takako
Minase: Certo? Ah, e também, nós olhamos para os conceitos de personagens no primeiro BD na semana passada, e o protótipo de Inaho nos impressionou como sendo um pouco diferente do que ele é agora. Como por exemplo, há alguns desenhos dele sorridente. Isso significa que até mesmo as expressões do personagem estavam entre os detalhes que você adicionou ou tirou?

Aoki: No inicio quando Shimura-san criou esses conceitos de design dos personagens, ele era um pouco 'mais suave', por assim dizer. Mas ainda estávamos finalizando seu personagem naquele momento. A ideia básica estava lá – um garoto inteligente e perspicaz, alguém calmo e controlado; a questão do quão “calmo e sereno” ainda estava no ar. Portanto, os desenhos de personagens originais de Shimura-san tinham um bom equilíbrio. No final, ele se tornou um personagem que as emoções realmente não se mostram em seu rosto, assim o seu projeto foi modificado com base nisso.

Minase & Amamiya: Essa expressão é realmente rara... algo que podemos ver porque foi feito antes de que seu personagem estivesse completo. (Minase: Eu o achei muito bonito. Amamiya: Concordo!)

Amamiya: Em termos de definições de personagens, Inaho sempre foi assim?

Aoki: Ele é assim na série, mas Inaho perdeu os pais durante a Heaven's Fall, há 15 anos. Desde então, ele está morando com a irmã, Yuki - com muita ajuda das pessoas ao seu redor, é claro, mas, basicamente, tem sido os dois. E apesar de terem apoio, eu diria que a sua vida tem sido muito difícil. Então no decorrer eles se apoiam mutuamente por meio de, por exemplo, “a sabedoria de vida” e a atitude de nunca desistir, não importa o quão difícil às coisas fiquem, isso é provavelmente o que influenciou as características que o Inaho possui.
Minase: Gosto de como ele estava olhando para a comida especial [no primeiro episódio]. Esse tipo de “sabedoria de vida” é o que os ajudou a superar todos os desafios que tiveram.

Amamiya: No entanto é uma coisa boa que Yuki não seja igual [a ele], não é?

Minase: Talvez seja por isso que ela é assim, todavia porque ela tem um irmão assim. Eu realmente gosto dela.

Amamiya: E a confiança entre eles é também o resultado deles terem trabalhado em conjunto para chegar a este ponto.

Aoki: Exatamente. Ao apoiar uns aos outros, com um preenchendo o que falta no outro, é assim que cada uma das suas personalidades tomou forma.

Minase & Amamiya: Uau, isso é fantástico... Realmente amamos eles como irmãos, huh?

Minase: E agora para o tema que nós duas estamos mais interessadas... Slaine... Como deveríamos começar?

Amamiya: Slaine... Bem, eu pessoalmente estou muito curiosa sobre o seu passado, quem é seu pai e assim por diante. Como, o que aconteceu antes de ele pousar na “casa de banho” e ser salvo por Asseylum.
Isso é um casa de banho? LOL. Meu apartamento deve caber todinho nesse "banheiro" ai
Aoki: O pai de Slaine foi um pesquisador que estudava os Aldnoah. No final do episódio 5, Saazbaum mencionou um "Dr. Troyard", certo? Dr. Troyard foi convidado/chamado a Vers para realizar pesquisas sobre Aldnoah. No caminho, o veículo foi avariado e eles se chocaram. E é assim que Slaine e Asseylum se encontraram.

Amamiya: Isso significa que eles sempre viveram na Terra antes, então?

Aoki: Sim, Slaine viveu na Terra por um longo tempo.

Amamiya: E seu pai era de Vers?

Aoki: Não, não, ele é originalmente da Terra. O passado de Slaine será abordado em um extra de manga embalado com o segundo BD. (*Minase fica extremamente feliz com isso*) É algo que não poderíamos cobrir na série em si, por isso...

Amamiya: E... Bem, mudando completamente de assunto e indo por uma tangente diferente, Slaine não tem algum hobby?

Minase: Ou alguma comida favorita?

Amamiya: Já que o anime provavelmente não cobrirá este tipo de coisa...?

Aoki: Bem, a comida vai aparecer no mangá... (*ambas estão muito animadas*) Tal como, um pouco mais de sua personalidade se tornará mais claro, assim como o seu relacionamento com seu pai.

Minase & Amamiya: Yay! Estou feliz... Temos que comprá-lo e lê-lo! (*elas dizem mais algumas coisas*)
Amamiya: E agora vem a Asseylum, no mundo da Aldnoah.Zero ela é como uma luz. Mas nós realmente não sabemos muito sobre ela... Ela perdeu o pai, certo? Na Heaven's Fall. E seu avô é o atual governante. Será que ela tem uma mãe?

Aoki: Sua mãe faleceu logo depois que ela nasceu.

Minase: Então, Asseylum tem estado sozinha, exceto por seu avô, praticamente desde que era um bebê.

Aoki: Ela realmente não fala sobre seu pai na série, não é? Ou de sua família? Ela fala sobre seu avô, mas ela provavelmente não tem nenhuma memória ao certo do seu pai.

Amamiya: Por ela ser tão jovem, realmente não tem memória de seus pais. Isso é muito triste. Será que ela brincava com seu avô?
Aoki: Bem, ela interagiu com ele. Lembra-se da foto oficial que fizemos para fins promocionais, aquela que também tem o Slaine?

Amamiya: E eles se davam bem?

Aoki: Eu diria que sim. De ambos os lados. Se lembra que no episódio 5, ela se recordava do Slaine? Então eu acho que eles se davam muito bem quando ela era [mais] nova.

Minase: Seguindo em frente de novo... Posso perguntar o que você acha de Eddelrittuo? Tipo, eu estive pensando sobre seu passado, sobre quando ela se tornou uma primeira ‘Dama de companhia’, e quando ela pela primeira vez entrou em contato com a princesa, etc. e etc.
Aoki: Bem... Eddelrittuo vai ser abordada no próximo mangá – como o encontro [entre elas] e outras coisas.

Minase & Amamiya: (*reações entusiasmadas, embora um pouco “nervosas”*). Mas ela é uma boa menina, certo?

Aoki: Sim, ela é. Na verdade, ela também mudou muito de como nós tínhamos a imaginado inicialmente. Ela tinha, na verdade, em torno de 20 [e poucos anos] no inicio. Como companheira da princesa, nós a definimos como sendo mais velha e tivemos até um projeto dela feito pela Shimura-san com base nesse conceito. Mas como tivemos um pouco mais de desenvolvimento, sentimos que a progressão da história funcionaria melhor se fosse mais jovem, e é assim que ela veio a ser [como é]. E pedimos desculpas a Shimura-san e pedimos-lhe para redesenhar ela depois disso.

Amamiya: Ah, então ela era originalmente a figura de uma irmã mais velha.

Minase: E se ela tivesse 20, eu provavelmente não estaria dando voz a ela!

Amamiya: Ah, bom ponto! Alguém, provavelmente, estaria interpretando-a!

Minase: E... Eu também estou esperando que nós possamos ser capazes de vê-la com os cabelos soltos...

Amamiya: Está nos conceitos de design de personagens, certo?

Minase: Ah, sim! Mas talvez, no anime também, algum dia?

Aoki: Bem, eu tenho muita vontade de fazer isso, mas não houve nenhuma cena adequada...

Minase: Ah... Ser a serva de uma princesa significa que ela realmente não tem a oportunidade de relaxar e deixar seu cabelo solto, huh? Acho que vamos ter que esperar pelo mangá...

[Elas então decidem um nome de Vers para o diretor]

Minase & Amamiya: Já que você é como o pai desta série => talvez Aldnoah Ei. O que você gostaria?

Aoki: Isso é algo que eu devo decidir?

Minase & Amamiya: Ou Aoki Zero, ou Aoki Rei (nota da Roberta: em japonês, “Rei” corresponde à zero, ou seja, há duas formas de se pronunciar o “0” em japonês). Aoki Zero é muito elegante... Há algum que bata forte em você? (*Aoki ri*) Que tal dizê-lo? Zero Aoki, ou Zero Aoki Ei? O que você gostaria?

Aoki (*rindo*): Quais as opções?!
Sora Amamiya
Amamiya: Diretor Aldnoah Ei, Diretor Aoki Zero ou Diretor Aoki Rei.

Minase: E o 'Rei' provavelmente será escrito como “0”.

Aoki: Então vamos ficar com “Rei”.

Q&A section (pergunta dos leitores)

Existem quaisquer definições ou desenvolvimentos de enredo que você decidiu não levar adiante? Eu gostaria de rever a série com tais detalhes em mente. (*Minase & Amamiya concordam com ele*).

Aoki: Bem, há muito poucos. Por exemplo, como este é um anime de mecha, existem algumas ideias para habilidades dos robôs que realmente não se encaixam.

Amamiya: Isso significa que eles não vão aparecer?

Aoki: Bem, eu gostaria de tentar incluí-los na segunda temporada.

Minase: Podemos perguntar o que poderia ser alguns [destes detalhes]?

Aoki: Já que eles podem aparecer, nós estragaríamos as coisas [com spoilers], então...

Minase & Amamiya: Então é melhor deixar as coisas assim. Há mais alguma coisa? Algo que 
você pode compartilhar com mais detalhes?

Aoki: Bem... Voltando para os personagens, Marito também é diferente do que se imaginou no início. No episódio 7, no finalzinho Rayet acabou com Femieanne, certo? Originalmente isto foi concebido para ser o Marito.

Minase & Amamiya: Então ele estava destinado a voltar para as lutas lá? Mas isso mudou para Rayet.

Aoki: Sim, o produtor fez um comentário se por acaso “não seria melhor se fosse Rayet?”.

Amamiya: Ah, então foi apenas por uma palavra do produtor, não havia um significado mais profundo por trás disso? Como deixa-lo para lutar mais tarde?

Aoki: Bem, não. Eu perguntei a ele, “não seria melhor deixar que seja o Marito?” Embora Rayet também funcionasse – ambos foram ok em termos de história. Mas acabou sendo Rayet no final.
Inori Minase
Amamiya: Então Marito perdeu essa chance de lutar, e mesmo agora, ainda não voltou ao campo...

Minase: Mesmo que ele continue se aquecendo para isso...

Aoki: Mais um [detalhe] é, na verdade, Slaine. (*risos e o interesse das duas meninas é novamente despertado*)

Aoki: Slaine foi originalmente concebido para ser um pouco mais... Ambicioso. O pano de fundo básico é o mesmo: ele veio da Terra, mas foi para Vers e é oprimido/maltratado lá. O atual Slaine, o da série, bem, seu espírito foi quebrado por causa de maus-tratos, certo? Tipo, ele está lutando com isso; mesmo quando ele tenta ir contra isso, nada funciona bem para ele, de modo que o seu espirito foi quebrado. A única coisa que o mantém em pé é Asseylum. Mas, no início, ele era alguém que lidou muito bem com tudo o que aconteceu e... Você pode dizer que ele tinha um espírito rebelde. Mas isso não deu certo, e achamos que na verdade, seu personagem iria realmente funcionar melhor se ele fosse alguém cujo espírito havia sido quebrado. Então, nós mudamos algumas coisas nesse momento.
[Minase & Amamiya acharam isso muito interessante, especialmente pensando em como as coisas poderiam ter sido. Mas elas estão felizes com o que se tem agora, porque elas realmente o amam como ele é agora (por exemplo, elas amam as expressões faciais do Slaine de espírito quebrado, o Slaine que está lutando dando tudo de si), por isso deve ter sido a decisão certa!]

Depois de assistir a esse episódio final, eu realmente não sei como eu vou esperar 3 meses! Então, sem dar nenhum spoiler, você poderia compartilhar conosco um pouco sobre o segundo cour?

(Minase & Amamiya concordam que o final foi uma provocação!)

Aoki: Bem, esta semana, uma prévia para o segundo cour foi lançada. Se escutá-la, você deve ter uma ideia [do que acontece em seguida].

Minase: Mas, mesmo assim, nós realmente não sabemos como devemos lidar com isso.

Aoki: Bem, mas mesmo no último episódio, incluímos algumas dicas. Gostaria de saber se eles não podem conseguir através-

Minase: Realmente?

Amamiya: Bem, então vamos ter que vê-lo mais e mais vezes.

Minase: Talvez alguns dos leitores já tenham pegado. Para nós, realmente não sabemos no que prestar atenção, huh?

Aoki: Bem, por exemplo, a narração no final [pela Yuki]. Lá, ela diz que “Sua Alteza, princesa Asseylum, seu paradeiro ainda é desconhecido”.

Amamiya: Então isso significa... Que seu corpo não foi encontrado...

Minase: Ah, então a morte dela não está confirmada. Portanto, você pode manter sua cabeça erguida.

Aoki: Bem, nós não sabemos se ela está viva ou morta.

Amamiya: Se ela estiver viva, então como ela vai voltar para a história? Ou algo parecido?

Aoki: Além disso, a pessoa que está narrando é Yuki, certo? Essa também é uma dica.

Amamiya: Bem, eu realmente me perguntei o porquê ser a Yuki que está narrando... Então também foi uma dica...

Minase: Eu pensei que era simplesmente porque a voz de Ohara-san era perfeita para isto...

Amamiya: Entendo... Nós realmente precisamos rever isso...

Minase: Ah, e Inaho ainda não apareceu nesta conversa, todavia sobre Inaho... Isso significa que definitivamente ele...?

Aoki: Inaho... Ele é muito... Bem, ele definitivamente levou um tiro...

Minase: A bala não penetrou, mas...

Aoki: Havia sangue.

Minase & Amamiya: E bastante.

Minase: Como se Slaine realmente pretendesse mata-lo...

Amamiya: Como... Experimente um pouco como é difícil perder, por favor!

Minase: Como, parecia que há pouca esperança... Mas mesmo assim, talvez, ele ainda-

Aoki: Bem, é certo que Inaho foi baleado. Portanto... Não há nenhuma maneira de que ele seria capaz de apenas estalar e se levantar depois daquele episódio final e dizer: “bem, essa foi por pouco”.

Minase & Amamiya: (*risos nervosos*) Isso é verdade. Ah... Os nervos estão destruídos.

Aoki: Bem... Então, dada a situação, tendo em conta essas condições, ele vai morrer.


Minase & Amamiya: Espera... Mas você está dizendo que “dada a situação”... Parece que há um 
enigma nas palavras que você usou! Tipo, eu estou um pouco mais incerta agora! (*Ambas decidem rever o episódio quando chegarem em casa*)

***