sábado, 22 de novembro de 2014

Hori-san to Miyamura-kun

Mais um review de mangá em andamento para deixar todo mundo doido porque não gostam de ler mangás em andamento... (Lógica CADÊ?)

Ontem estava eu toda ansiosa pelo episódio 8 de Amagi Brillant Park (Que ainda não saiu e está me deixando puta) quando sem querer acabei descobrindo que o segundo OVA de Horimiya havia sido traduzido para PT-BR, que por si só é uma surpresa porque eu sinto que esse mangá não chega a ser muito conhecido, então resolvi falar sobre.

Hori-san to Miyamura-kun surgiu no ano de 2007 criado pelo mangaká HERO (Twitter) apenas como um Webcomic, mas no ano de 2008 conseguiu serializar sua história na revista GFantasy (Square Enix) com o total de 10 volumes (140 capítulos) e atualmente finalizado, mas em seu site pessoal (http://dka-hero.com/) o autor continua ATÉ HOJE fazendo extras para o mangá tendo atualmente 512 capítulos. 

A ideia inicial de Horimiya é de ser um yonkoma, que para quem não sabe é um mangá no formato de várias tirinhas compostas por quatro painéis de tamanhos iguais ordenados, e em geral usados em mangás de comédia, que também é uma das virtudes do mangá, ter bastante Gag.

Mas a história que se desenrola nesses 140 capítulos é na verdade um romance onde Hori Kyouko é uma linda colegial que apesar de sua aparência se destaca em termos acadêmicos e é muito ligada a sua família, e por ter seus pais sempre longe de casa, ela é responsável por cuidar de seus irmão mais novo e os afazeres domésticos. Miyamura Izumi é um garoto do ensino médio considerado sombrio e sem graça que não quer se destacar na classe, mas secretamente usa piercings fora da escola e tem uma grande tatuagem no corpo. Um dia, Miyamura encontra o irmão de Hori ferido e o ajuda a volta para a casa, onde a relação entre Hori e Miyamura começa com as descobertas do segredos de ambos.

Com esse enredo, o mangá ganhou uma adaptação de 2 OVAs, um em 2012, outro em 2014 e já foi anunciado um terceiro OVA em 2015. Em 2011, também na GFantasy foi feita uma releitura do mangá chamado Horimiya, tendo Hagiwara Daisuke (Twitter) como novo desenhista, atualmente com 6 volumes e em andamento.

O webcomic é muito, mas MUITO feio. Fiquem ai com a versão dos dois primeiro 4-koma:




Atualmente o traço do Webcomic está MUUUUUUITO melhor, mas ele é bem simples, algo descompromissado. Infelizmente eu não achei os capítulos do mangá original para ler. Mas tem a capa do volume um para vocês verem a diferença e juntamente com ela a imagem dos Character Designs do OVA e de Horimiya.

            Mangá Original
                                 OVA                                         Horimiya

O Character design de Horimiya é o melhor de todos ali sem a menor duvida. E é baseado nesse mangá que eu escrevo esse texto para vocês, o webcomic só tem seus 5 primeiros capítulos traduzidos, enquanto Horimiya é uma adaptação bastante próxima do original, mantendo até grande parte das piadas e as sagas episódicas. Atualmente no capitulo 44, está mais ou menos no mesmo período dos capítulos 40~50 do Webcomic, o que provavelmente quer dizer que ele ainda tem um longo caminho pela frente.

Esse mangá me chamou bastante atenção no começo, por causa do traço (Sou dessas que sempre lê mangás de traço bonito, mas enrola nos mangás de traço feio... que horror Nat...), mas hoje em dia ele é um dos mangás que mais me divirto lendo, principalmente pelo humor levemente nonsense e por ser maduro. Maduro eu falo porque sua demografia é Shounen, mas o autor fez com que o relacionamento dos personagens ficasse bem mais realista que MUITO mangá por ai.

Mesma cena anterior na versão nova.

As interações entre os personagens é o que move a história, que se passa inteiramente no dia a dia escolar ou familiar de Hori e Miyamura. Hori tenta ao máximo esconder sua personalidade de "Dona de casa" ao mesmo tempo que cria seu irmão, e Miyamura também esconde sua condição física por causa das regras da escola que proíbem piercings e tatuagens (Que é algo muito problemático no Japão porque pode remeter a Yakusa). Mesmo que a maior parte do tempo o mangá vive uma história bastante descontraída cheia de humor e situações absurdas, os personagens são aos poucos sendo aprofundados, sendo Miyamura provavelmente o mais denso dentre todos eles, mesmo que sua personalidade seja de "Nice guy", é muito curioso comparar seu jeito atual com a época antes de conhecer a Hori, no fundamental por exemplo, época que ele fez os piercings (Ele mesmo que fez com um alfinete) e as tatuagens como forma de expressão.

Nem para limpar o sangue menino?

Mas não pense que o mangá é unicamente pastelão, as partes sérias estão ali, misturadas com o enredo mesmo que seja aos poucos, e bom eu já dei o spoiler de que é um ROMANCE então acho que dá pra entender quem é o casal principal não é? O desenrolar do relacionamento também está diretamente ligado a como os personagens se vêem e como são vistos pelas pessoas, já que ambos protagonistas escodem suas essências dos demais. Além disso, mesmo que cenas "Shoujo style" não sejam fornecidas, você compreende perfeitamente como o relacionamento se desenvolve, e isso acontece de forma gradual e SAUDÁVEL, diferente de muito mangá por ai que os manolo passa os 3 anos do ensino médio sem nem dar um beijo, me poupe.

Os Personagens

SPOILERS daqui pra frente. Dentre os personagens mais vistos (pelo menos até o momento, quando eu fui olhar o Webcomic descobri que vai aparecer um monte de gente nova, SOCORRO) temos: 


Hori Kyouko e Miyamura Izumi

Hori é uma garota levemente sádica que adora filmes de terror e não é nem um pouco sensível, se ela está brava ela VAI ficar brava, podendo até te socar. Por estar sempre em casa para cuidar do seu irmão, ela não tem muitas oportunidades de fazer coisas que os outros adolescentes fazem, então seus conhecimentos em coisas comuns, como moda e musica são reduzidos. Suas qualidades envolvem ter grande facilidade para aprender, ser bastante responsável, cozinhar e fazer os afazeres domésticos muito bem. Seus defeitos é não ser capaz de fazer doces, perde a paciência muito rápido e ser bastante ciumenta, além de gostar de força Miyamura a fazer coisas que ele não gosta. Nos OVAs é dublada por Seto Asami (Ayase Chihaya em Chihayafuru)

Miyamura tem uma preocupação constante de esconder suas tatuagens e piercings, e por isso ele mantem o cabelo bem comprido, mas se alguém próximo pedir para ver ele não tem problemas em mostrar. Seus pais possuem uma padaria e pretende assumir os negócios quando se formar. Mesmo que seja um "Megane" ele não é muito bom em estudar, a única matéria que ele vai bem é saúde, que ele teve que aprender na época que ele estava furando as orelhas. Miyamura se mostra ser um rapaz muito gentil quando está com Hori e alguns de seus colegas de classe, mas ele é extremamente perverso com seu único amigo do ensino fundamental, o considerando mais um "ser irritante" que um amigo. De certa forma seu comportamento é bastante imprevisível e isso lhe causava problemas no fundamental. Nos OVAs é dublado por Yoshitsugu Matsuoka (Kirito pegador em Sword Art Online)


Yoshikawa Yuki e Ishikawa Tooru

Yuki é a melhor amiga de Hori desde o inicio do ensino médio, mas não conhece nada de sua vida fora da escola, nem mesmo chegou a ver Hori sem maquiagem. Tem uma personalidade bastante alegre e comunicativa, mas quando está com problemas e preocupações ela tem a tendencia de guardar tudo para si e quanto mais você tente descobri mais ela vai esconder. Não sabe cozinhar e é sempre legal com todo mundo mesmo com que ela não gosta, ela simplesmente não consegue dizer não. Nos OVAs é dublada por Kana Ueda (Rin em todas as fases de Fate)

Tooru também é amigo de Yuki e Hori desde o começo do ensino médio, e logo ficou amigo de Miyamura quando ele percebe que sua proximidade com Hori vem aumentando, afinal ele tem uma quedinha por ela. Ele, Yuki e Miyamura são o trio de idiotas, que sempre tiram notas de baixas a regulares. Tooru é um cara bastante companheiro e prestativo, sempre disposto a ajudar, mas ele é bastante sensível e chora fácil. Nos OVAs é dublado por Yoshimasa Hosoya (Arata em Chihayafuru).


Sengoku Kakeru, Ayasaki Remi, Kouno Sakura (Trio Conselho estudantil)

Sengoku é o colega de infância de Hori e também presidente do conselho estudantil, sofreu MUITO na mão da Hori, era tratado como escravo até entrarem no ensino médio, e por isso até hoje ele tem trauma com isso. Outro problema é que ele se considera magro demais, e por isso odeia trocar de roupa na frente dos outros e ser visto sem elas. Atualmente namora a Remi que também faz parte do conselho. Nos OVAs é dublado por Shimazaki Nobunaga (Nanase Haruka em Free)
.
Remi é a namorada de Sengoku e considerada "Mascote do Conselho Estudantil" porque ela simplesmente não é capaz de fazer as tarefas corretamente quase sendo só um enfeite ali (Pelo menos no começo), melhor amiga de Sakura, Remi é uma garota alegre de personalidade um pouco ruim (com seu namorado), mas ela é uma garota legal, sofre um pouco de bullying por ser fofa mas burrinha. Nos OVAs é dublada por Akiko Hasegawa (Miki Hoshii em IdolM@ster).

Sakura é a melhor amiga de Remi e possui um pequeno complexo por sua aparência (Não se acha fofa) e é interessada em Tooru. É uma garota bastante séria e faz a maior parte do trabalho dentro do conselho, e adora cozinhar. Nos OVAs é dublada por Nomura Yui.

Shindou Kouichi (E o Miyamura mais novo)

Shindou é o único amigo de Miyamura da época do fundamental onde ele era isolado por todos até que Shidou resolveu conversar com ele. Ele é um pouco obcecado por Miyamura onde pelo menos 30% de sua mente é direcionada a ele (O resto fica entre sua namorada Chica e o mundo) e isso irrita muito Miyamura que é bastante FRIO com ele na maior parte do tempo. Eles estudam em colégios diferentes, os pais de Shindou o obrigaram e tentar um colégio melhor, mas ele acabou repetindo um ano por causa de faltas.

Hori Kyouko e Hori Kyousuke (Pai)

A família de Kyouko é uma parte constante no mangá já que grande parte das cenas são feitas na casa dela. Souta (Yumiko Kobayashi, Black Star em Soul Eater) é seu irmão mais novo, e graças a ele que ela pode conhecer o Miyamura, Souta é um garoto bastante inteligente, e ele evita ficar muito tempo em casa porque quer deixar o Miyamura e sua irmã sozinhos. Yuriko é a mãe de Hori que mal aparece em casa, ela é bastante tranquila mas tão sádica quanto Hori, principalmente com seu marido Kyousuke que ficou vários anos sem voltar para casa e por isso ela o "bullyna" jogando suas coisas fora. Kyousuke é um pai bastante desleixado e medroso, tem mais medo de filmes de terror que Miyamura, a propósito ele gosta bastante do Miyamura, ele já o considera genro e parte da família e confia bastante nele, sabe que vai cuidar bem de sua filha. Kyoko nasceu quando seus pais ainda eram muito jovens, Kyousuke ainda era um adolescente recém saído do ensino médio, e sua mãe era apenas dois anos mais velha que ele e por isso eles nunca tiveram muito tempo de cuidar de Hori a deixando sozinha em casa várias vezes e isso deixou marcas em personalidade.

Eu recomendo bastante esse mangá para quem gosta de comédias na verdade, porque mesmo tendo romance, não é suficiente para acalmar seu kokoro (experiência própria), aviso logo que é um humor parecido com Gekkan Shoujo Nozaki-kun, que é bem meu estilo de humor.

Turminha do Barulho.

Nota: 09/10
Autor: HERO
Ilustrador: Hagiwara Daisuke
Ano: 2011
Volumes: 6 (Em andamento)
Demográfico: Shounen
Revista: GFantasy (Square Enix)
Página: MU

Trailler dos OVAs





Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook