sábado, 26 de fevereiro de 2011

[+18] Evangelion RE-TAKE

Qual é o fã de animação japonesa que não conhece o anime Neon Genesis Evangelion? Há quem goste e quem odeie, mas é inegável a importância que esta obra teve para a animação japonesa e embora quem assista hoje e vê apenas um aglomerado de clichês, é importante que saiba que na época de seu lançamento, todos os elementos presentes na série, foi uma novidade, tanto que diante de tanto sucesso, Hideaki Anno conseguiu garantir mais uma temporada para o anime, conseguindo fecha-lo numa temporada de 26 episódios.

Eu sempre nutri um enorme preconceito contra Evangelion, pelo fato de ser tão conhecido e comentado, na época eu era uma "odiadora" de modinhas e não via nada de bom em coisas do tipo (ai ai, ainda bem que bebi na fonte do conhecimento, né Victorique?), mas diante de uma pressão avassaladora de um amigo, eu acabei cedendo e conseqüentemente me apaixonando.



Mas ei...calma ai Roberta, tenha foco! Certo, diante de um final tão inconclusivo e poetico como o que teve na série original, nada mais justo que se procure mais material e informações para que você possa dormir em paz. Descobri os longas metragens de Evangelion, mas chegando ao fim de  "The End of Evangelion" se descobre que ele não responde nada e te deixa com mais dúvidas ainda.

E é ai que entra esse mangá chamado Evangelion RE-TAKE. Não, ele não vai te esclarecer nenhum fato da série de tv, mas se pega-lo e associa-lo ao The End of Evangelion, um novo mundo se abrirá diante de ti.


Na verdade, Evangelion RE-TAKE é um doujin e é um dos melhores que já vi, tanto em arte como em roteiro e ao contrario da maioria dessas obras que só querem mostrar sexo e sua personagem favorita como veio ao mundo (SEU HEREGE, consciência não dói depois?), RE-TAKE se caracteriza por contar uma história intrigante, psicológica, dramática e até meio doentia.

Para lê-lo, é importante que se tenha visto a série para tv e os dois primeiros longas metragens. Os acontecimentos de RE-TAKE acontecem logo após o fim do filme "The End of Evangelion" (O fim de Evangelion), com Shinji tentando enforcar Asuka. O foco principal é Shinji e Asuka, mas Rei se faz presente também, assim como toda a equipe da Nerv.

Logo após Shinji ser absorvido por um Anjo, ele acaba acordando e vê que o mundo continua igual e Asuka está bem. Ele respira aliviado mas logo a trama vai deixando de ser linear e nos apresentado uma seqüência de flash-backs e nos mostra um Shinji completamente perturbado, como se sofresse de esquizofrenia e nós também embarcamos nesse "viagem", sendo difícil dizer a certa altura da história, o que real e o que é ilusão. E para completar o cenário perturbadíssimo, somos presenteados com a presença de uma bad Asuka, que usa tapa-olho e tem como função, atormentar ainda mais Shinji Ikari. Ele que nessa versão, não está tão idiota como na versão animada, é um Shinji muito mais próximo dos filmes atuais de Evangelion, mas aqui ele não perdeu sua principal característica, que é ser intimista e melancólico.


SINOPSE

Com o fim do terceiro impacto, Shinji e Asuka permanecem diante do interminável mar de LCL. Ao tentar enforcá-la, Shinji tem suas mãos paralisadas pela carícia de Asuka e se desmancha em lágrimas. No momento seguinte, inexplicavelmente, ele acorda nas instalações médicas da NERV… Logo antes do ataque de Bardiel.
Ainda transtornado com o que acabara de ver, Shinji julga tudo ter se tratado de um mero pesadelo. Disposto a evitar que tudo que vira se tornasse realidade, ele resolve mudar suas atitudes e se aproximar de Asuka. Entretanto, para seu desespero, os fatos pouco a pouco começam a se suceder novamente. Shinji começa a perceber que está dentro de um ciclo inescapável, que jamais será quebrado enquanto os assuntos do passado continuarem pendentes.

Conclusão

RE-TAKE tem uma profundidade incrível e me fez lembrar mais um vez que, mesmo eu desgostando profundamente do gênero mecha, eu sinto uma enorme admiração por esta série, que hoje é uma de minhas preferidas por tratar do lado mais melancólico e sombrio do ser humano, sem precisar recorrer a tênue linha de maldade e bondade, todos os personagens são incrivelmente problemáticos e o mesmo se aplica a este doujin. E claro, toda boa história, tem como plano de fundo, um belo romance. E não seria diferente aqui, onde Shinji e Asuka desenvolvem um relacionamento, tanto sentimentalmente como fisicamente. Há sexo explicito, mas de forma alguma ele prejudica a leitura e deturpa seus personagens, tudo acontece da forma mais natural possível.

Este doujin foi criado pelos STUDIO KIMIGABUCHI’s e logo se tornou famoso no mundo todo (claro que estou falando no que se refere a web xD) e seria incrível se Anno comprasse os direitos e lançasse como um spin-off, pois RE-TAKE está muito a frente de qualquer extra já lançado de Evangelion.

O mangá possui dois finais alternativos e não é preciso se preocupar, pois tudo é explicado ao final, não deixando margem pra que ninguém fique perdido. Curiosamente possui uma ordem cronológica meio estranha:


  • Evangelion RE-TAKE 01 
  • Evangelion RE-TAKE 1.5 
  • Evangelion RE-TAKE 02 
  • Evangelion RE-TAKE 03
  • Evangelion RE-TAKE 00
  • Evangelion RE-TAKE 04 
  • Evangelion RE-TAKE AFTER





Volumes: 05
Gênero: Ação, Adulto, Doujinshin, Drama, Romance, Mecha, Psicológico, Sci-fi
Criação: Studio Kimigabuchi
Ano: 2004