sábado, 27 de junho de 2015

Webcomics: Manhwas.


Na verdade já vi um monte de blogs e parceiros falando disso mas... né... deixa eu dar minha opinião também!!! (Imagem meramente ilustrativa qqq)

Webcomics são quadrinhos publicados em um site na internet. Enquanto muitos são publicados exclusivamente na internet, outros também são publicados em revistas, jornais ou em livros. Estes podem ser comparado a quadrinhos 'financiados' pelo próprio autor (Doujinshis), qualquer um pode criar seu próprio webcomic e publicá-lo e por isso cobrem muitos gêneros, estilos e temas. 

A liberdade que os webcomics fornecem, da mesma forma como funciona séries no youtube, por exemplo, permite que artistas possam trabalhar em estilos não-tradicionais. Por serem publicados de forma independente, não estão sujeitos às restrições de conteúdo de editoras e podem desfrutar de uma liberdade artística. 

Mas existem sim editoras que trabalham com conteúdo online, e que muito provavelmente devido ao sucesso, essas obras podem vir a ser impressas. Porém, muitos dizem que webcomics de editoras não podem ser considerados "webcomics", devido a sua origem mais "índie" e "underground" e nada financiado por editora estaria dentro desse patamar, não que isso seja importante para este post, mas vale ressaltar.

Quando eu falo "tradicional" eu não falo em mangá publicado em revista; tradicional eu digo tirinha em JORNAL. Sim, até porque webcomics vem da ideia de 'comics', das tirinhas, não especificamente em mangá, podendo ser feitos em qualquer língua, e logicamente tem vários autores ao redor do mundo que publicam seus trabalhos na internet, no formato que acharem mais conveniente. Até no Brasil isso existe, podem usar o LEDD como exemplo disso. 

Nesse post eu vou me concentrar em Webcomics Orientais... aqueles vindos do Japão, China e Coreia. Por isso, primeiro eu preciso explicar mais um conceito para vocês, o de Manhwa.

Linguisticamente, 漫画 (manga), 만화 (漫畫 manhwa), 漫筆 畫 (Manbilhwa) significam "quadrinhos" em Japonese, Chinês e Coreano, respectivamente. E em geral Manhwa acaba sendo todo outro quadrinho oriental que não é o Mangá Japonês, sendo ele bem mais usado a obras coreanas. Ao contrário dos mangás, a leitura dos manhwas é feita de maneira ocidental, da esquerda para direita, devido a forma de escrita do hangul.

No caso dos Webtoons, que é o estilo de Webcomic da Coreia do Sul, são geralmente publicados em grandes sites especializados no assunto como Naver e Daum, e acabaram por se transformar numa mídia muito popular. 

Grande maioria desses webcomics são originalmente coloridos, mas existem aqueles que seguem o estilo preto e branco. Efeitos de animação foram usadas para construir um senso de tensão, mas o estilo "close-up", foi conservado, muitas vezes para representar a passagem do tempo. O mais comum de se achar são os com layout vertical, onde um capitulo é uma única tira e a configuração dos painéis depende do autor, o que reflete sua personalidade. Esta representação está relacionada com o cinema já que a rolagem permiti a passagem do tempo a ser mostrado naturalmente, adequado para representação gradual e contínua, deixando a leitura mais rápida e fluida. Isto permiti melhor expressão da intenção do autor. (Devo dizer que esse paragrafo foi todo copiado da Wikipédia porque eu não tenho essa capacidade de comentário q)

95% das obras que eu vou falar nesse post são Mawhwas! Mas isso não quer dizer que no Japão eles não façam quadrinhos seguindo esse tipo de estilo, que o caso de ReLIFE publicado na Revista online 'Comico' da editora Taibundo, que está para receber adaptação em anime em 2016. 

Um dia ainda falarei de REVISTAS online! Onde há publicação de mangás online no formato já conhecemos bem, além dos aplicativos como o Manga Box da editora DeNA. Então vamos lá?!
19 Tian

As aventuras de um garoto bonito e engraçado e seu melhor amigo.


É um Shounen Ai? É... simplesmente porque o protagonista gosta do melhor amigo dele... mas não necessariamente acontece alguma coisa, na verdade, o melhor amigo tem é muito medo das investidas do protagonista e vive surrando ele e dando foras, mais verdade ainda é que essa é exatamente a graça do mangá, sinto pena dele sofrer tanto assédio -_-' mas~. A ideia é ser um mangá Nonsense bem pastelão, ideias simples mais eficazes para surpreender. 

As situações que ambos personagens acabam passando são bastante constrangedoras e mesmo sabendo das segundas intenções do protagonistas e sempre as evitando ao máximo, os dois não deixam de ser amigos e de se importar um com o outro. A estrutura do capitulo é de apenas poucos quadro em geral, o clichê gancho final, que tem na maioria das tirinhas. E mesmo que a história tenha capítulos tão curtos, o autor consegue ir expandindo aos poucos a personalidade dos personagens, mostrando eventos em flash back ou situações que onde precisa pensar um pouquinho para entender a 'profundidade', mas basta juntar os fatos para entender perfeitamente. 

Autor: Old Xian
Tipo: Manhwa
Site/Revista: Original
Gênero: Comédia, Drama, School Life, Slice of Life, Shounen Ai.
Capítulos: 113 capítulos (On Going)
Colorless Girl

Jinah é uma menina que está sempre sozinha e tem uma expressão deprimida. Eunwoo se sente desconfortável com o comportamento dela e está preocupado que ela vá cometer suicídio, por isso ele tenta sempre estar perto dela. Uma história arriscada sobre as emoções dos adolescentes.

Curtinho, li recentemente, no fim eu gosto desses mangás com draminha =P... A menina lá que não quer ser percebida pela multidão, que se acha sem graça e sem um "lugar", é percebida pelo seu colega de classe popular e cheio de vida =P... romansu, uahsiuI1SUaius do jeitinho que eu gosto xD

Autor: Lame
Tipo: Manhwa
Site/Revista: Original
Gênero: Drama, Romance, School Life, Slice of Life, Tragédia.
Capítulos: 16 Capítulos + Prolongo (Completo)
Gaussian Blur
Dia após dia, o estudante da honra Hwang Dong Wook é chamado pelos valentões de sua classe para servir como saco de pancadas. Dia após dia, a última do ranking estudante Choi Yool é evitada por seus colegas por causa de sua beleza e suas notas. Acontece que, o menino mal-humorado e a menina despreocupada acabam sentando ao lado na sala de aula. Quando o aluno de honra é forçado a atraí-la para os bullyngs para segundas intimidações, suas vidas tomam um rumo inesperado...

Outro drama, esse aqui mais desenvolvido mesmo que ainda sendo apenas 34 capítulos, lê rapidinho, eu achei bastante interessante a interação dos protagonistas, os dois são adolescentes complicados e com seus problemas que acabam convivendo juntos pelas circunstâncias, e é tão legal ver eles conversando e compartilhando seus medos e problemas. Tem uma ideia bastante clichê afinal, é o protagonista que tem a família que pressiona ele com os estudos, e a protagonista que mora sozinha que não tem família, e não se importa de permanecer sozinha enquanto as outras garotas odeiam ela. Sinceramente acho que todo mundo meio que já pegou os tipos de mangá que eu mais gosto de ler, não é possível XD

Autor: PARK Seein
Tipo: Manhwa
Site/Revista: Original
Gênero: Drama, Romance, School Life, Slice of Life.
Capítulos: 34 capítulos (Completo)

Nineteen, Twenty-One




Yun-lee é uma garota que leva uma cicatriz emocional enorme em seu coração. Devido a um acidente, ela perdeu dois preciosos anos de sua vida, o período de tempo entre 19 e 21 anos de idade. Ela é miserável, mas ainda frequentar uma escola preparatória em uma tentativa de recuperar o atraso com todo o tempo que ela perdeu. De repente, um dia em seu caminho para alimentar alguns gatos de rua, ela se depara com um jovem que parece ter o que ela perdeu ... o período entre 19 e 21 anos.

Pra falar a verdade a vocês eu nem cheguei a terminar, e faz tempo que eu li e nem lembro a história, e fiquei com preguiça de ler para escrever esse post =P (Eu sou muito de lua para mangás, eu preciso querer pra ler, não adianta muito me recomendar algo se eu não ficar com vontade...) ... mesmo assim eu gostaria de recomenda-lo a vocês hahahahaha fica como uma dica. (Nat... você não está fazendo isso direito... -_-'... Vou deixar linkado aqui o post do ChuNan sobre esse Manhwa.) 

Autor: Yohan e Zhena
Tipo: Manhwa
Site/Revista: Original
Gênero: Comédia, Drama, Psicológico, Romance, Slice of Life.
Capítulos: 21 capítulos ou 2 Volumes (Completo)

Orange Marmalade




Vampiros têm evoluído e não dependem mais de sangue humano. Eles agora co-existem secretamente como cidadãos normais, embora eles ainda sejam temidos e discriminados pela sociedade. Então, o que acontece com uma vampira tentando viver uma vida escolar normal quando ela conhece o garoto mais popular da escola e, acidentalmente, belisca seu pescoço?

Mangá dos vampiros!! Uhuuuu!! (xD). Bom, nesse mundo os vampiros vivem de sangue de porco =P... ai eles pararam de se alimentar de sangue humano, e é isso. Mas eles ainda sofrem um grande preconceito mesmo quando eles não são mais perigosos, até porque ainda existem alguns vampiros atacando por ai. A protagonista é nascida vampira, e viveu mudando de cidade em cidade sempre que eles acabam sendo descobertos como vampiros, por isso a "Ma ri" nunca foi capaz de fazer amigos, na verdade ela desacreditou na humanidade achando que como ela nunca seria aceita, ela nunca deveria se aproximar demais dos humanos para não acabar sofrendo.

Mas, eis que com essa atitude dela de se manter afastada de todos, ela acabou chamando atenção do garoto mais bonito da escola "Jung Jae Min", que ficou meio puto quando ela nem deu bola pra ele. Acontece que ele tem um cheiro diferente, Ma Ri se atraiu pelo SANGUE dele, e ai ela tinha que correr mesmo pra não acabar fazendo alguma merda, mas mesmo assim ela acabou fazendo, como vocês puderam ler no resumo ai a cima. xD

Bom, é um manhwa sobre amizade, sobre aprender a lidar com o preconceito e as diferenças, eu gosto bastante mesmo sendo um romance muito novela mexicana. 

Autor: Seok Woo
Tipo: Manhwa
Site/Revista: Original (em Inglês)
Gênero: Comédia, Drama, Romance, School life, Slice of Life, Sobrenatural.
Capítulos: 119 capítulos (Completo)
Pink Lady 

Gyeo-Wul, uma estudante de arte, tendo problemas para desenhar. Um dia, ela esbarra em um cara bonito e pega seu caderno de desenho por engano. O caderno tinha desenhos com um estilo de arte que ela não estava acostumada e tenta desenhar melhor do que ele. Mas acaba que o cara sabe quem ela é ...!

Outro manhwa que eu li faz tempo e não lembro de porr- nenhuma do enredooooo! (Nat, porque desgraça vocês está recomendando coisa que não sabe explicar???? Sei lá... pra o post ficar mais encorpado talvez?). O que eu lembro é que a protagonista fica com raiva do mocinho por NADA, e eu fiquei meio puta com ela... E ela é baixinha =P. Tah desculpa gente prometo que vou ler esses Manhwas que eu to devendo e depois atualizar esse post. #talvez. 

Autor: Yeon Woo e SUNA
Tipo: Manhwa
Site/Revista: Original (Em Inglês)
Gênero: Comédia, Romance, School life, Slice of Life.
Capítulos: 6 Volumes (Completo)
ReLIFE

Kaizaki Arata, 27 anos, desempregado, falhou em todas as entrevista de trabalho que ele teve depois de ser demitido da sua última empresa onde ele só durou três meses. Sua vida muda depois que ele atende Yoake Ryou do Instituto de Pesquisa relife, que lhe oferece uma droga que pode mudar sua aparência para a de um jovem de 17 anos novamente. Ao tomar o medicamento, ele se torna o assunto em um experimento de um ano em que ele começa sua vida como um estudante do ensino médio novamente.

Pow, mangá que eu amo de paixão ler toda semana *-*, sim, esse é mangá mesmo, lê dá direita para esquerda XD e foi nomeado para os 39º Kodansha Manga Awards de 2015.

Eu achei genial! Claro que a ideia em si não é a mais inédita, mas eles usarem um adulto que não teve sucesso na vida, que passou por problemas e é algo que ele não consegue superar, para ser jogado assim do nada de novo no ensino médio, onde ele acaba vendo os problemas daquelas crianças ao redor dele, e ai ajudar eles com sua experiencia de vida, e ao mesmo tempo ele vai se sentir tocado pela juventude dessas crianças e talvez criar coragem de admitir seus próprios erros e seguir em frente com sua própria vida, eu acho bem valido! 

A ideia do mangá pode ser assim "profunda" mas ele é um mangá com bastante comédia e tiração de sarro 'com' e 'do' protagonista, já que o protagonista por estar muito tempo sem estudar, tem dificuldade em aprender as coisas, ele não tem a força física pros esportes, ele não tem o jeito descolado e gosta de coisas antigas que as crianças de hoje em dia nem sabem o que é, como aluno ele não se dá muito bem hahahah, mas ao mesmo tempo por ser mais velho e ter mais experiencia, ele é mais perspicaz, ele consegue ler o clima, perceber quando alguém precisa de ajuda e dar conselhos quando acha necessários. Diferente dos pais ou dos professores, ele tem muito mais intimidade e facilidade com os outros jovens, por sua aparência não deixar transparecer sua idade e por estar ali, observando a situação de perto, de dentro do grupo, eu achei a ideia bem legal, e parece estar dando certo. eu só fico puta que os capítulos são muito curtos ç__ç (Caps de webtoons assim tendem a ser mais curtos que mangás semanais normais de revista).

Autor: YAYOI Sou
Tipo: Manga
Site/Revista: Original
Gênero: Comédia, Romance, School life, Slice of Life.
Capítulos: 84 capítulos ou 3 Volumes (Ongoing)
Song of the Cloud 

Essas pessoas têm vivido vidas infelizes porque nunca foram capazes de fazerem o que querem.Ga Yeon é inteligente, mas quer se tornar uma cantora. No entanto, o sistema de ensino coreano força fortemente a estudar sem considerar os objetivos e sonhos dos alunos. Ela foi forçada a viver uma vida de supressão. Jae Hee é um pianista, mas ele tem vivido na ilusão constante de sua vida. Ele tem problemas mentais e não pode distinguir a realidade de um sonho. Dong Woo e Min Seo são um casal de músicos talentosos, mas não podem fazer a música que desejam fazer por causa da situação atual da indústria musical coreana. Hyuk é um bom guitarrista, mas é forçado a estar em uma banda Idol, ao invés do que ele realmente quer ser. Os 5 se reúnem para fazer uma banda própria.

Então... (Nat... PARA COM ISSO!!), MAS MAS, EU NÃO LEMBRO Ç__Ç... // Esse eu terminei viu gente, tenho certeza disso! É só que faz tempo e ai... memoria fraca do caralh- *piii*.

Mas como  vocês podem ver no resumo, todo mundo tem alguma coisa... Eu lembro que foi algo muito aleatório o encontro deles para se tornarem uma banda (Na verdade acho que já começa eles como banda... cara... precisa reler isso... desconsiderem qualquer coisa errada...). Mas era um puta Mixed feelings esse Manhwa, foi um dos primeiros que eu li (Se não foi o primeiro), a protagonista e o pianista eu lembro que tinham as histórias mais tensas, (Mais o pianista na verdade), mas o "poder da musica" fez eles irem para frente e tocar lá no palco do show, e lalalala... aSHHUIas. Mas uma coisa eu sei, ele é bem bom =3. 

Autor: Ho Rang
Tipo: Manhwa
Site/Revista: Original
Gênero: Drama, Romance, School life, Slice of Life.
Capítulos: 65 Capítulos ou 2 Volumes (Complete)
Story of Someone We Know

A história de três mulheres medianas, e sua vida cotidiana não tão comum.

Na verdade eu terminei de ler esses tempo também hahahaha, é sobre três mulheres, e o amor em cada situação. Uma delas é solteira e quer arrumar alguém mas não consegue, e coincidentemente acaba batendo com alguém no metrô... A outra que namora a 5 anos e mora junto do namorado, que percebe que as coisas entre eles estão esfriando e mesmo assim não faz nada para tentar reparar a situação, e a outra que tem um ótimo namorado super amável, mas que acaba conhecendo um cara no trabalho que se dar muito bem, e ela começa a ter duvidas de seus sentimentos. E ai conta o desenvolvimentos de cada uma delas em arcos, dessas diversas situações do amor. 

Autor: Omyo
Tipo: Manhwa
Site/Revista: Original (Em Inglês)
Gênero: Comédia, Romance, Slice of Life.
Capítulos: 60 Capítulos + Epílogo ou 4 Volumes (Complete)
Hero Waltz

Go Sung-tae é o alvo das intimidações em sua escola ... voluntariamente. Ele é parte de um experimento secreto do governo que tem como objetivo produzir "Heroes" na esperança de rivalizar com os outros países. Não querendo se envolver, ele se mantém longe dos olhos do governo, sendo um garoto "tímido". A garota mais popular da sua escola, com um forte senso de justiça decide segui-lo com a intenção de ajudá-lo, apenas para descobrir que ele estava fingindo sua personalidade.

Talvez o único "shounen" desse post xD~... É um mundo onde super-heróis existem, cada país tem alguns, e na Coreia tem essa pesquisa na criação genética de super-heróis, que são usados como cobaias para estudo da mutação dos poderes, ele tem uma pegada "Darker Than Black" porque você tem que dar algo em troca de usar seus poderes, um efeito colateral, e é esse efeito que é estudado no mangá. O protagonista no caso ele finge que seus poderes "ainda não acordaram" para ele se manter tendo uma vida normal, porque se o governo descobre, ele precisa ser capturado e preso em um laboratório para estudo coisa e tal... Por isso ele esconde de todo mundo isso, mas acabou sendo descoberto pela mina mais bonita da escola (Sempre tem que ser o menino ou menina mais bonito da escola... porque não pode ser uma garota/garoto normal?) e no fim é usado de capacho por ela e coisa e tal... e uma coisa ai acontecem =P... é bem legal pessoal, podem ler qqq. 

Autor: Penguin Juice
Tipo: Manhwa
Site/Revista: Original
Gênero: Comédia, Romance, Slice of Life, Ação, Drama,Sobrenatural, Tragédia.
Capítulos: 40 Capítulos + Epílogo (Complete)
Tamen De Gushi 

A história romântica e engraçada de como Qiu Tong e Sun Jing conheceram e se apaixonaram.

Primeira vez que eu falo de Yuri aqui né? LOLOLOLOLOLOL!! Seguindo a linha do "19 Tian", é um mangá de romance onde temos uma garota que vê outra no ponto de ônibus e se descobre apaixonada por ela, uma situação bem estranha para a própria, mesmo assim ela tenta de tudo para correr atrás desse amor, mas com muitas situações inuzitadas, tantas que o desenvolvimento do romance em si fica em segundo plano, o enfoque é mesmo nas piadas pastelão que vão acontecendo por causa dos situações incomuns que os personagens vão sendo colocados. Recomendo bastante, é bem fofinho =3.


Autor: Tan Jiu
Tipo: Manhwa
Site/Revista: Original
Gênero: Comédia, Romance, School life, Slice of Life, Shoujo Ai.
Capítulos: 62 capítulos (On Going)

*-*-*
Estou perdendo o jeito -_-... escolhendo mangás que nem lembro pra recomendar... vou levar uma bronca Ç__Ç...

É... percebi que realmente eu leio "School Life" e "Slice of Life" DEMAIS!! AAAHHHHH!! NÃO CONSIGO PARAR DESCULPAAAAAA!!! É que eu realmente não leio Manhwas de Ação e Aventura por exemplo, faz tempo que não começo um mangá novo nesse gênero pra falar a verdade (Mentira... Boku Hero Academia é novo!), então mais gêneros fica para uma próxima! asAUSHIUhisuquASHIas. Até pessoal!

Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook