domingo, 26 de maio de 2019

Run With the Wind (2018)


Saudações do Crítico Nippon!

Existem poucos animes que conseguem emocionar mais de uma vez no decorrer de sua exibição. Em um anime ótimo, haverão dois ou três momentos emocionantes, se tivermos muita sorte. Já Run With the Wind é daqueles que tem nove, dez, onze ou mais momentos de querer encher os olhos de lágrimas de alegria pelos personagens e suas pequenas conquistas. Sequer percebemos o quanto estamos sendo envolvidos com aquele time de corredores amador, e quando os momentos chegam, e chegam inúmeras vezes, somos pegos completamente desprevenidos. E aí percebemos que estamos diante de algo realmente especial.



O anime começa quando Haiji, em sua bicicleta, aborda Kurahara Kakeru logo após este roubar um mercado e fugir correndo. O ciclista imediatamente convida o ladrão para morar no dormitório de sua universidade. Lá, se encontram outros 8 universitários, dos mais diversos cursos de humanas, que logo descobrem o plano mestre de seu anfitrião: formar um clube de atletismo que irá representar a universidade Kansei na competição Hakone Ekiden. Não, nenhum dos 9 garotos estava sabendo disso, exceto Haiji. E como o dormitório costumava ser usado pelo clube de atletismo (ninguém sabia disso também), se quiserem continuar morando ali, terão que correr.


É uma premissa absurdamente hilária conforme conhecemos os moradores, vulgo, futuros atletas. Já vimos o ladrão (que ao menos corre), porém há também figuras como Nico-chan-senpai, cujo carinhoso apelido se dá pelo vício em nicotina; temos o magrelo Príncipe, cujo quarto parece ter seu espaço 70% ocupado por pilhas de mangás; há o sério veterano Rei que só está preocupado em conseguir um bom emprego; e por aí vai. Alguns acima do peso, outros secos de tanta magreza, vários deles sem qualquer condicionamento físico. E esses serão os nossos heróis.



Inteligente ao manter ambíguas as ações de Haiji ao obrigar os colegas a participar daquilo, por mais que estejamos achando a situação hilária, não deixa de ser uma afronta aos inquilinos. Aliás, a conversão do time em aceitar aquilo é feita com maestria e calma. Inclusive, a conversão de um reflete na do outro, cativados pelo entusiasmo que aos poucos aflora no grupo.


“Enquanto era só o Haiji que estava empolgado com isso, podíamos simplesmente ignorá-lo...”, alguém não-convertido resmunga em um momento. E apesar de estarem mais unidos com o passar do tempo, as reclamações ocasionais seguem ocorrendo. Até menções sobre fugir para escapar daqueles treinos, ou seja, não soa uma aceitação incondicional de uma hora pra outra. Afinal, muitos deles não são atletas (alguns já treinavam no colégio). Assim, é sempre divertido e tocante a relação inicial de amor e ódio que cultivam pelo atletismo. Há uma cumplicidade entre o grupo de seguir adiante, agora que todos embarcaram, que é mais forte que as dores no corpo, que o cansaço e que o compromisso diário exaustivo do treinamento.


A direção é estupenda do início ao fim, fornecendo uma noção do passar do tempo muito bem feita, preenchendo os episódios com os pequenas dramas de cada um para aquela empreitada. Por exemplo, Nico-chan, insatisfeito com seu corpo mais pesado que os mais jovens, fala “O que quer que eu faça, me livre da carne e dos ossos?”. E acaba se sentindo na obrigação de parar de fumar e começar uma dieta. Rei fica cada vez mais frustrado por não conseguir um emprego e ainda ter que investir o seu tempo livre naqueles treinamentos. Há também a namorada de Shindo, que aparece de costas e com o rosto fora de quadro, refletindo o distanciamento que os treinos causaram entre eles. E o Príncipe cuja vida inteira consiste na atividade mais imóvel possível: ler mangás. Aliás, os momentos dele correndo mesclam perfeitamente a comédia e o sofrimento, com seu jeitão completamente torto e uma respiração que machuca os ouvidos do espectador.


O time sequer tem tênis adequado para corredores. O dormitório conta com apenas um banheiro. Só um deles sabe cozinhar direito para alimentar tantos atletas. A mesa do local que não possui lugares para todos comerem. E por terem apenas 10 membros, o mínimo aceitável para o trajeto Hakone Ekiden,  sem nenhum reserva a mais, qualquer acidente ou doença que impossibilite um corredor, compromete o time inteiro. Em suma, o anime parece não esquecer nada, extraindo o máximo de drama que consegue dos pequenos detalhes e individualidades de cada um.

 


Produzido pelo Production I.G com a maestria costumeira (vide Ballroom & YoukosoPsycho Pass, Joker Game e tantos outros), Run With the Wind é de encher os olhos do início ao fim. Desde a riqueza do dormitório dos garotos, dos cenários urbanos com carros, metrôs e multidões imensas de corredores e torcedores. Além de detalhes na animação, como os personagens estarem sempre se alongando, nem que seja só girando o pé na calçada. Deste modo, constantemente vemos o time Kansei enquadrado todos juntos, salientando sua união e fugindo das aborrecidas ‘cabeças flutuantes’ preenchendo a tela inteira. Utilizando também todos os cenários possíveis, desde chuvas, neve, até verões escaldantes, ou bosques agradáveis.

O anime ainda escapa brilhantemente da armadilha de encher de corridas até torna-las enfadonhas, que foi o caso de alguns sobre patinação e dança. Às vezes as competições ocorrem como imagens estáticas, como apresentação de power point, em questão de rápidos segundos, só pra dizer que ocorreram sem que o episódio gire em torno delas. O que importa é o desenvolvimento dos personagens. 



Fluído em uma estrutura surpreendentemente não convencional nem episódica. Vários momentos que em outros animes seriam guardados para o final do episódio, aqui se encontram na primeira metade. Como o grupo lançando fogos de artifício no bosque à noite, ou corridas repletas de emoções, ou personagens encontrando redenção. Isso prova que os capítulos não querem encher linguiça só pra chegar em um final bonitinho amarradinho, mas que tem material de sobra para despertar várias e várias vezes aquelas emoções. Por exemplo, o nervoso Kakeru não tem apenas um único momento de “redenção” de sua personalidade agressiva, mas vários pequenos momentos de crescimento ao longo de vários capítulos. Aliás, ele e o Príncipe praticamente desenvolvem um ao outro, indo por caminhos que jamais poderíamos imaginar. E isso que torna o anime tão lindo. Não são explosões catárticas artificiais, mas pessoas evoluindo gradativamente, com altos e baixos.



Outro momento da direção inteligente pode ser visto quando ouvimos a pregação tóxica que Kakeru sofria do treinador no colégio, enquanto as imagens do presente são de um ambiente tranquilo e acolhedor com seus amigos, sem qualquer tipo de pressão. Pelo contrário, ele que se acostumou a colocar pressão nos colegas devido aos ensinamentos abusivos que sofreu (já dizia o Mr. Miyagi “Não existe mal aluno, só mal professor”).

Aliás, Kakeru também cumpre a ingrata (porém necessária) tarefa de salientar para os colegas (e para o espectador) o nível de dificuldade da competição em que estão se metendo, o que garante uma seriedade importante à narrativa. Outro detalhe interessante, é na primeira vez que Kakeru demonstra um mínimo de empatia e pede desculpas ao seu grupo, ele está vestindo uma camiseta branca, oposta de seu costumeiro traje escuro. E que dali em diante será cada vez mais usada, conforme sua personalidade também evoluir.


E, claro, a garota Hana, interesse romântico de alguns do time, surge várias vezes vestida de vermelho, representando o óbvio. 

 


Com um clímax que entrega tudo que prometia e mais um pouco, a corrida final tem obstáculos dos mais diversos e todos ganham o seu merecido momento. Há amores revelados, doenças e lesões dificultando, a pressão da torcida dos familiares, rivalidades aflorando, condições meteorológicas adversas, ou simplesmente a dificuldade da maratona em si que já deveria ser o suficiente.


Assim, Run With the Wind se despede no tempo ideal, extraindo um equilíbrio maravilhoso entre comédia e drama, com um prólogo de aquecer corações. Esse é daqueles animes que será lembrado por beirar a perfeição, como Shiki ou Psycho Pass. E por despertar uma verdadeira paixão por correr que eu só havia sentido antes com o basquete, graças ao clássico absoluto Slam Dunk. E, convenhamos, qualquer coisa que lembre minimamente o time do Shohoku, é obrigatório.


(Agora você pode votar no que quer que a gente escreva; receber fotos dos bastidores; e ainda incentivar o nosso trabalho! Saiba como ser um padrinho ou madrinha: AQUI)

(Para mais dos meus textos, só ir no menu "Crítico Nippon" lá em cima)

Twitter: @PedroSEkman
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.